Translate

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

LONGA É A ESTRADA


Sutra 42

E para o andarilho, como é longa a estrada,
Vagando por muitas vidas! Deixe-o descansar.
Não o deixe sofrer. Não o deixe cair no sofrimento.



Você precisa repousar, você já vagou o bastante. Você está cansado, extremamente cansado, fatigado, enfadado. A hora é agora. Não sofra mais. Não caia repetidamente no sofrimento.
 
Cair no esquecimento é sofrimento; lembrar-se é sair do sofrimento. E o descanso é o principal passo para a lembrança, para a consciência. O relaxamento é toda a arte da meditação e da bem-aventurança.
 
Osho Silence
https://blogdoosho.blogspot.com 
 
 
Lembre-se sempre de que você não está vivendo aqui para se tornar um produto, pois isso seria indigno. Você não está aqui apenas para tornar-se cada vez mais eficiente, e sim para tornar-se cada vez mais vivo. Está aqui para ficar cada vez mais inteligente. Está aqui para ficar cada vez mais feliz, feliz até o êxtase...

A vida é feita para ser desfrutada e celebrada, a vida não foi feita para que você se torne um produto utilitário. A vida é mais como poesia do que como um produto no mercado, devia ser sempre como poesia, música, dança. Lao Tsu diz: Se você tentar ser muito esperto, se tentar ser muito útil, você será usado. Se tentar ser muito prático, em algum momento irão lhe colocar um cabresto, pois o mundo não pode deixar aqueles que são práticos em paz. Lao Tsu diz: Deixe tudo isso de lado. Abandone essas ideias. Se você quiser ser um poema, um êxtase, então esqueça da utilidade. Permaneça verdadeiro a si mesmo.
 
Osho
https://www.pensador.com
 
 
Conhecer-se a si mesmo é a mais árdua tarefa em que nos podemos empenhar. Podemos fazer tudo o que for possível fazer na vida, porém, se não nos conhecermos seremos pessoas vazias, embotadas e destituídas de inteligência, e ainda que exerçamos funções de primeiro ministro ou de engenheiro altamente qualificado, ou de habilíssimo técnico, funcionaremos apenas de modo mecânico. Assim, precisamos de sentir a importância de nos conhecermos a nós próprios e a serenidade que isso implica.
 
Conhecer-se a si mesmo é o presente ativo; aquilo que já aprendemos e já conhecemos, constitui o passado. E o passado não deve dirigir o presente ativo, pois que se o fizer cria mais conflito. Mas também não se pode rejeitar esse passado; ele existe, tanto no consciente como no inconsciente.
 
Jiddu Krishnamurti no livro A Arte de Viver
https://respireagora.com

 

Não perca tempo! Você não tem que passar a vida toda buscando se tem a oportunidade de encontrar aquilo que procura. Você entende? Isto é ser auspicioso. Se você não confia na vida para se desdobrar, a mente assume o controle e se torna um jogo de estratégia, motivado pela ansiedade. Essa desconfiança é injusta. A vida nos deu muito e, no entanto, não confiamos nela. Não lembre ao mundo que está doente e problemático. Lembre-se que é lindo e livre. Você não precisa de nada para ser feliz – você precisa de algo para ficar triste. Não tente silenciar sua mente, mantenha-se desapegado, esse é o segredo. Quando uma tempestade mental ataca - corte ou desconecte-se. Evite se envolver em qualquer história ou análise. Em vez disso, corte imediatamente o suco da atenção e desconecte-se da corrente mental. Esta é a maravilha do testemunhar impessoal; que simplesmente por manter a atenção no estado de neutralidade, a mente retorna à sua morada natural como consciência eterna. 
 
Mooji
https://www.pensador.com
 

Viva na alegria, no amor, mesmo entre os que odeiam.Viva na alegria, na saúde, mesmo entre os angustiados.Viva na alegria, na paz, mesmo entre os atormentados. Olhe para dentro de você, fique calmo e livre-se do medo e do apego, conheça a doce alegria do caminho. Jamais permita que os impasses da vida o perturbem. Afinal, ninguém pode escapar dos problemas, nem mesmo santos ou sábios. Sofra o que tiver que sofrer. Desfrute o que existe para ser desfrutado. Considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida. Seu propósito na vida é encontrar um propósito e dedicar a ele todo o seu coração e a sua alma. No final, estas coisas são as mais importantes: Quão bem você amou? Quão plenamente você viveu? Quão profundamente você se desprendeu? 
 
Buda
https://www.pensador.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário