Translate

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

TAO TE CHING
Parte V
 
 
Eu Sou a vida! Sou a expressão da vida única! A consciência única, o Tao. Expressando-se a si mesmo por um tempo e através desta forma e o mesmo poder da vida está aqui. Então, para que ter uma estrutura mental que me dê uma identidade, que me diga quem sou com definições, juízos, e que diz que "não sou bom o bastante" ou " sou melhor que.."? Isso é desnecessário!

Às vezes é chamado no  Tao Te Ching de "bagagem desnecessária". Andar por aí com uma bagagem desnecessária.
 
"Minha vida é tão pesada e difícil... Tenho uma vida muito dura.."

Onde está sua vida dura neste momento? Não consigo ver! Ela existe somente quando pensa nisso. Mas, onde ela está quando você a vê a partir do agora? É uma entidade imaginária! O "eu" consiste de pensamentos e opiniões, é imaginário. Irreal.

É maravilhoso dar-se conta de que no agora não se tem carga nenhuma, nenhuma "minha vida", você É a vida no agora. Eu sou a vida. Não preciso me definir mentalmente, como bom ou ruim, melhor que... tenho sucesso ou sou um fracassado. Todas essas especulações me afastam do poder que já está aqui. O poder do Tao.
 
É por isso que o livro diz, como foi visto antes: Esvazie-se de tudo. O que significa: esvazie-se dessas ideias de quem você é, pois de outra forma continuarão a lhe dominar. Jesus disse a mesma coisa: "Bem aventurados são os pobres de espírito." Pobres de espírito significa que não levam bagagens internas. Bagagens de seus pensamentos, de quem são. A frase de Jesus faz referência aqueles que se sentem livres por dentro, não ficam aprisionados pelos pensamentos e pelas identificações, nem em criar uma imagem de quem eles acreditam ser. Essas bagagens mentais se tornam a sua própria vida. E se realmente acreditam nisso podem perder sua vida.
 
Você é a vida. Não se pode separar da vida, isto é, não se pode dizer eu tenho uma vida! Quem você é não está separado da vida. Você não tem uma vida, você é a própria vida. A mente lhe diz que você tem uma vida... isso é loucura! Mas normal para a maioria... normal e louco.

Mais uma citação:
 
"Aquele que fica na ponta dos pés não tem estabilidade.
 
Aquele que está com pressa não vai longe.
 
Aquele que tenta brilhar, obscurece a própria luz.
 
Aquele que define a si mesmo, não pode saber quem é.
 
Aquele que tem poder sobre os outros, não pode apoderar-se de si mesmo.
 
Aquele que se prende ao trabalho não criará nada duradouro.
 
Se quiser estar em harmonia com o Tao faz seu trabalho e logo deixe-o ir."

"Aquele que fica na ponta dos pés não tem estabilidade." Olhe para mim!! Eu, minha vida! Ou então: Olha como estou infeliz! Ou olha como sou grandioso!

"Aquele que está com pressa não vai longe." Sempre olhando o seguinte. O que devo fazer agora? Sempre se arrastando entre um pensamento e o próximo. Qual será o seguinte pensamento para me preocupar? Toda uma civilização estressada. Todos desconectados do Tao. Todos apressados. Não há mais tempo para nada!! Aquele que está com pressa, não vai longe. Não chegará a parte alguma.

"Aquele que tenta brilhar, obscurece a própria luz." Ao acreditar nos papéis que representa, ao identificar-se com a ideia de que se é especial... Olhem-me!! Se afasta do poder do Tao. Quando deixa de prestar atenção ao falso "eu", o poder flui através de você. Quando deixa de se identificar com o que faz... porque não é você quem faz.
 
Algo importante aqui:
 
Aquele que define a si mesmo, não pode saber quem é. É disso que estamos falando. Essas definições constantes de quem somos, que trazemos na mente. Porque não ser simplesmente consciência? Ser a presença. Agora. Aí está o poder.
 
Que ensinamento maravilhoso!
 

 

Eckhart Tolle

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário