DO SOFRIMENTO
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA
"A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional".
(Buda)
Jesus disse:
“Abençoado é o homem que sofreu;
ele descobriu a vida.”.
Jesus disse:
“Olhe para o eterno enquanto viver,
para que não morra e fique procurando por ele
sem ser capaz de encontrá-lo.”
Eles viram um samaritano levando uma ovelha a caminho da Judeia. Ele perguntou a seus discípulos:
“Por que esse homem leva a ovelha com ele?”.
Eles responderam: “Para que possa matá-la e comê-la”.
Ele lhes disse: “Enquanto ela estiver viva, ele não a comerá, mas somente quando a matar e ela tornar-se um cadáver.”.
Eles disseram: “De outro modo, ele não será capaz de comê-la”.
Ele lhes disse:
“E vocês, busquem um lugar para si mesmos em repouso, para que não se tornem cadáveres e sejam comidos.
Jesus disse:
“Dois descansarão na cama: um morrerá, outro viverá.
Desde os mais remotos dias, o homem vive perguntado repetidamente por
que há sofrimento na vida. Se Deus é o pai, então, porque há tanto
sofrimento? Se Deus é amor e se Deus é compaixão, então, por que a
existência sofre? E não tem havido uma resposta satisfatória para isso.
Mas se você compreender Jesus, você compreenderá a resposta. O
homem sofre porque não há outro modo de amadurecer, de crescer. O homem
sofre, porque somente através do sofrimento ele pode tornar-se mais
consciente. E a consciência é a chave.
Observe sua própria vida: sempre que você está confortável, à
vontade, feliz, a consciência é perdida. Então, você vive numa espécie
de sono; então, você vive como que hipnotizado, como que sonambúlico:
você anda e faz coisas, mas sonambulicamente. Eis porque sempre que
não há nenhum sofrimento, a religião desaparece da sua vida. Então, você
jamais vai a um templo, ele não tem nenhum significado para você;
então, você não ora a Deus, porque … para quê? Parece não haver nenhuma
razão.
Sempre que há sofrimento, você vai ao templo, seus olhos se voltam
para Deus, seu coração segue em direção à oração. Há algo escondido no
sofrimento, que o torna mais consciente de quem você é, de por que você
existe e para onde está indo. Num momento de sofrimento, sua consciência
fica intensa.
Nada pode ser sem significado nesta vida.
Ela é um cosmos, não é um caos.
Você pode não ser capaz de compreender – isso é uma outra coisa … –
porque conhece somente os fragmentos, não conhece o todo. Sua
experiência de vida é simplesmente como se tivesse somente uma
página solta de um romance: você a lê, mas não faz nenhum sentido,
porque ela é apenas um pequeno fragmento. Não conhece a história
toda. Uma vez que conheça toda a história, então, essa página se
tornará compreensível, então, essa página se tornará coerente,
significativa.
O que é o significado? É conhecer o fragmento em relação ao todo;
significado é um relacionamento do fragmento com o todo. A fala de um
louco na rua não é significativa. Por quê? Porque você não pode
relacionar a fala dele a nada, sua fala é um fragmento. Ele não está
falando à ninguém, não há nenhuma necessidade, não há ninguém ali a quem
falar. Sua fala é fragmentária, não faz parte de um todo maior – eis
porque ela é incoerente. As mesmas palavras podem ser usadas por um
outro homem – exatamente as mesmas palavras – mas ele está falando a
alguém, então, é significativo. Por quê? As palavras, os gestos são os
mesmos, e um homem você chama de louco e o outro homem não é louco. Por
quê? Porque há alguém para ouvir: o fragmento não é fragmentário, ele
tornou-se parte de um todo maior, carrega significado.
Corte um pedaço de uma pintura de Picasso: ela fica sem significado,
ela vira apenas um fragmento e um fragmento está morto. Coloque-a de
volta na tela e, de repente, o significado aparece; ela se torna
coerente, porque, agora, faz parte do todo. Somente quando você faz
parte do todo, você é significativo.
Se o homem moderno parece sentir
continuamente que se tornou insignificante é devido a Deus ter sido
negado ou esquecido. Sem Deus, o homem não pode nunca ser significativo,
porque Deus quer dizer o todo e o homem é apenas um fragmento. Você é
apenas uma linha da poesia sozinho, você é apenas algaravia. Com o todo,
a significância do poema aparece, porque a significância reside no
relacionamento com o todo. Lembre-se disso.
Estou me lembrando de um sonho de Bertrand Russell. Ele era
um ateu, jamais acreditou em Deus, jamais pôde ver algum significado
mais amplo que pudesse compreender o todo. Ele contou um sonho. Certa
noite, no seu sonho, ele ouviu alguém batendo à porta, então,
ele foi abrir a porta e viu o velho Deus parado lá. Ele não podia acreditar em seus olhos, porque ele jamais pudera acreditar … – mesmo em seu sonho ele podia se lembrar de que “eu não acredito em Deus”.
Mas o velho homem parecia tão esquecido por todos, abandonado por
todos! Suas roupas estavam rasgadas, sujeira pelo rosto e pelo corpo …
Ele parecia tão ultrapassado, quase como uma pintura desbotada, na qual
não se pode ver claramente o que está acontecendo. Russell sentiu muita
pena dele. Só para animá-lo, ele disse: “Entre!”. Ele bateu em suas costas, como um amigo, e disse: “Anime-se!”. E então, de repente, ele acordou e o sonho acabou.
Esse é o estado do homem moderno, da mente moderna: Deus está fora de
moda. Ou você está contra ele, ou no máximo, tem pena dele. Através da
pena você pode tentar animá-lo, mas ele já não é algo significativo
para vocês, apenas uma pintura ultrapassada, desbotada, inútil, um lixo
do passado. Ou ele está morto ou mortalmente doente no seu leito de
morte. Mas, se o todo está morto, como o fragmento pode ser
significativo? Se o todo está ultrapassado, como a parte pode ser nova,
fresca e jovem? Se a árvore toda está morta, então, qualquer folha da
árvore que pensar estar viva é simplesmente estúpida. Pode levar um
pouco mais de tempo para a folha morrer, mas se a árvore está morta, a
folha tem de morrer – ela já está morrendo.
Se Deus está morto, então, o homem não pode viver. E o homem está
mortalmente doente, porque sem o todo o fragmento não tem significado.
Mas sempre que você fica feliz, lampejos de felicidade, não felicidade
de fato, sempre que você simplesmente se sente confortável, à vontade,
quando nada o perturba, então, você acha que você é o todo. E isso é
falacioso. Quando está sofrendo, de repente, fica ciente de
que você não está bem, como se você tem medo de morrer. Isso é lógica
simples! Não fique vivo, se tem medo de morrer; elimine todas as
dimensões onde exista vida. Então você pode simplesmente vegetar.
Jesus não pode chamar de abençoada uma vida vegetativa, ninguém pode
dizer que uma vida vegetativa é abençoada. Essa é a maior infelicidade
que pode acontecer a um homem, porque ele jamais crescerá em consciência
e maturidade; e ele não terá níveis mais altos de consciência, porque
esses níveis mais altos passam a existir somente quando os homens são
desafiados. O sofrimento é um desafio; quando você sofre, você é
desafiado, quando há um problema você é desafiado.
Quando você encara o
problema, somente então você realmente cresce. Quanto mais insegurança,
mais crescimento; quanto mais segurança, menos crescimento. Se tudo está
seguro à sua volta, você já está no seu túmulo, você já não está vivo. A
vida existe na possibilidade de se extraviar. Mas a pessoa que se
extravia pode retornar, a pessoa que fracassa pode vir a ter sucesso.
Osho.
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