Translate

sábado, 27 de agosto de 2016

CONHECENDO O UNIVERSO 
ATRAVÉS DO ACORDAR ESPIRITUAL


Procura no próprio ser 
e tu encontrarás o mundo; 
procura na ação do mundo:
 e tu encontrarás a ti próprio...
 
 
A razão nada pode fazer além de combinar e de sistematizar fatos.

A atividade que se tornou destino é carma.

Nossa personalidade realmente se encarna de novo a cada dia em nosso universo factual. Desse modo, eu me encontro de manhã como uma entidade tríplice: reencontro meu corpo que durante meu sono obedeceu somente a leis físicas; reencontro a mim próprio – meu espírito humano – que hoje é o mesmo de ontem; e reencontro – guardado na memória – tudo o que o dia de ontem e todo o meu passado fizeram de mim.

Nada poderá atingir o homem, na vida, se para tal ele não houver criado condições.

As habilidades que adquirimos por meio de uma vivência dependem do trabalho espiritual que executamos em relação à essa vivência.

A peregrinação pelas encarnações é uma evolução ascendente.

Um agir à luz totalmente clara da consciência é um agir livre.

No caminho da evolução há um ponto em que o homem, em total consciência, consegue rever suas encarnações.

A individualidade que se reencarna tende, por sua inerente força de atração, àqueles pais que lhe podem dar um corpo adequado.

O ser humano, por sua natureza individual, [pode escolher] a família que lhe possibilite o desabrochar da coragem moral.

Uma coisa é certa: nada fica sem compensação cármica.

Ideias superiores só podem ser expressas neste mundo quando existe um cérebro totalmente desenvolvido.

Se não existisse a Lei do Carma reinaria a arbitrariedade no Mundo. O carma não deve ser entendido como destino não-influenciável, como fatalidade, mas totalmente compatível com a liberdade e com a vontade do homem.

Toda a conexão material do corpo humano se renova no decorrer de sete anos.

O erro do Corpo Etérico ou Vital é a culpa; o erro do Corpo Astral é a tentação; e o erro de Eu é o mal.

O Pai Nosso é uma oração, e como tal não é um mantra... O efeito do Pai Nosso se faz presente por estar contido no poder do próprio pensamento.

Todo anímico provém do anímico.

Todo esforço para obtenção de conhecimentos é, simultaneamente, uma necessidade moral e um 'compromisso ético' irrenunciável. Todo estado posterior é 'efeito' de um estado anterior... Os estados anímicos posteriores são efeitos de estados anímicos anteriores... 

Este é o conteúdo da Lei do Carma, que assim se expressa: tudo quanto me é possível fazer e faço em minha vida presente não acontece por si, isoladamente, como que por milagre, mas está, como efeito, relacionado com existências anteriores de minha alma e, como causa, com as posteriores.

É dever de todo ser humano procurar compreender o 'de onde' e o 'para onde' da alma.



 Rudolf  Steiner



Fonte: Pax Profundis

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário