Translate

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O ETERNO ESTÁ NA PROFUNDA CONTEMPLAÇÃO DO PRESENTE


A fé baseia-se não na sabedoria, mas naquilo em que desejais acreditar, naquilo que vos atemoriza. Para mim, o verdadeiro entendimento origina-se somente do inquirir, do exame contínuo, fazendo uso dessa plasticidade da mente que dá sabedoria. Para possuir esse entendimento que é sabedoria, nascida do raciocínio, da reflexão, da pesquisa, da dúvida, tendes que, absolutamente, a vós próprios libertar do hábito de viver no passado e no futuro, passando a viver somente no presente.

O eterno é a contemplação profunda do presente. Se fordes capazes de compreender o presente em todo o seu significado, em toda a sua riqueza, em toda a sua plenitude, tereis compreendido o tempo na integra e, portanto, estareis para além do tempo. 
 
Isto não é mera teoria intelectual, tem que ser observação, pelo apercebimento. Para chegar a possuir essa sabedoria, que é maior do que a fé e por intermédio da qual, somente, podeis manter a vós próprios entre o tumulto da luta, da tristeza e da dor, tendes que desprender a vossa mente da ideia do atingimento; atingimento no sentido de aquisição, de coleta, de obtenção. 
 
Quando estiverdes libertos da ideia de atingimento manifestar-se-á a plasticidade da mente, essencial para a realização da Verdade. Existe aflição para o homem que se apega ao passado e ao futuro abandonando o esforço no presente, livre das propulsões originadas do intuito. Quando a mente e o coração tiverem abandonado a ideia de progresso no tempo, a qual nada mais é que o prolongamento, a identificação do eu, e concentrar todo esse esforço no presente, esse esforço intensifica-se quando percebeis a causa do sofrimento — a qual é o eu, o ego — e vos esforçareis por dissipá-la no presente. 
 
O esforço será erroneamente dirigido se visar sondar o passado ou atingir o futuro mediante a esperança. Deveria antes ser concentrado em tentar entender o significado de cada pensamento, de cada emoção, de cada ação que surge no presente. Para, entretanto, tornar este esforço de valor eterno, necessitais possuir sabedoria, a qual não é atingimento intelectual resultante do conhecimento contido em livros e, sim, a capacidade de compreender cada incidente em todo o seu pleno significado, no presente, liberto do passado assim como do futuro. A consumação da energia, é iluminação.   

 
Krishnamurti
 
 
 
 
 
Hoje, ao caminhar pelas ruas da cidadezinha onde habito, deparei-me com uma planta repleta de galhos e folhas, fiquei surpreendida, pois há um mes ela estava quase destruída - alguém lhe havia arrancado os galhos deixando-a quase despida. Porém o Reino Vegetal tem respondido de um modo maravilhoso a tarefa que veio cumprir aqui no planeta. Como se nenhuma força adversa existisse, aquela arvorezinha continua seu desenvolvimento, oferecendo ao Criador todo seu ser, suas folhas, seus frutos, apesar dos abusos do ser humano. Suponho que viver no presente é assim... KyraKally

Nenhum comentário:

Postar um comentário