Translate

domingo, 28 de agosto de 2016

DEIXE A LUZ ENTRAR


Ensinamentos de Rudolf Steiner


O fato de conhecermos a atuação das entidades espirituais ajuda-nos mais do que prédicas morais. 

Uma Humanidade futura saberá mais o que estará criando através de mentiras, de dissimulações e de calúnias. É conhecendo os fatos que se cria a moral mais eficaz, e não por meio de princípios morais.Maus pensamentos que o homem derrama atraem entidades nocivas para sua aura, porque aí elas encontram alimento. Certas entidades corporificam-se na aura humana.

Maus pensamentos que o homem derrama atraem entidades nocivas para sua aura, porque aí elas encontram alimento. Certas entidades corporificam-se na aura humana.

Em todo lugar onde reinos naturais diferentes se tocam oferece-se uma oportunidade para que certas entidades se manifestem... Elas não têm, com efeito, um corpo físico, mas têm inteligência. O que as diferencia do homem é o fato de possuírem inteligência sem responsabilidade.

Quando o homem dorme, permanecem no leito o Corpo Físico e o Corpo Etérico. O Corpo Astral e o Eu se retiram.

... O sono comum é um sono em relação ao mundo físico exterior, enquanto a consciência diurna é, atualmente, um sono em relação ao mundo espiritual... O homem dorme em relação à sua vontade enquanto está acordado, e dorme em relação à sua capacidade de formar representações mentais enquanto está adormecido.

Aqueles que agora se negam a compreender o Cristo deverão – no caso de já terem passado pelo portal da morte ... – esperar até a próxima encarnação, pois o fundamento não pode ser adquirido entre a morte e o nascimento. Uma vez adquirido, continuará existindo; então o Cristo será visível entre a morte e o novo nascimento.

O Eu tem sua expressão no sangue; o Corpo Astral tem sua expressão no sistema nervoso; o Corpo Etérico tem sua expressão no sistema glandular; e o Corpo Físico tem sua expressão no sistema sensório.

Os seres atuam sempre no sentido pelo qual surgiram. Os seres que surgiram por meio de leis iníquas voltam a atuar de maneira a induzir os homens a leis iníquas.

Tudo que penetra em nossa consciência o faz por meio de nosso Eu.
 
Em todas as épocas e em todos os lugares os Iniciados descrevem, 'em essência', a mesma coisa.
Os Iniciados humanos são hoje os intermediários entre o povo e as potências superiores; e só a Iniciação permite ter relações com os mensageiros dos deuses.

A alma é ao mesmo tempo masculina e feminina. O fato de a alma tomar a forma masculina ou feminina é devido à evolução da Natureza exterior terrestre, que a obriga a habitar ora um corpo masculino, ora um corpo feminino. Desse modo, a alma [que é, por assim dizer,] bissexual habita num corpo unissexual, masculino ou feminino... Pode-se dizer, então, que o corpo masculino tem uma alma feminina e que o corpo feminino tem uma alma masculina.

O homem tem de passar pelo egoísmo para retornar, num grau superior, ao altruísmo, agora, porém, com uma consciência completamente lúcida.

  ... o homem foi um dia mais imperfeito do que é hoje...

A Terra existe numa materialidade extremamente tênue que na literatura ocultista é denominada de 'o mais sutil dos éteres'.

A Lua é considerada pelos Iniciados o símbolo da energia reprodutora.

O aparecimento da inteligência na natureza humana é o resplandecer de um sol interior.

Quando o homem começou a ligar seu destino ao Planeta Terra, já havia passado por uma série de graus evolutivos preparando-se para a existência terrestre. Os 'três graus anteriores da evolução planetária', foram: período saturnino, período solar e período lunar.

Não existe absolutamente algo superior ou inferior em si mesmo; tal só ocorre ao se relacionar uma coisa com outra. Aquilo que, em certo sentido, está no alto, pode, em outra direção, estar muito baixo.

O processo evolutivo de cada ser humano em particular só pode ser compreendido quando se considera que o ser humano evolui juntamente com outros seres, cuja consciência está em outros mundos diferentes do seu. [Todos somos UM].

Antes de se tornar 'Terra' , o corpo celeste onde decorre a vida do homem [presentemente] teve três outras formas denominadas Saturno, Sol e Lua. As etapas posteriores que a Terra terá que percorrer são denominadas na Ciência Oculta de Júpiter, Vênus e Vulcano... Estamos, assim, na quarta etapa da grande vida cósmica do homem... Os três graus anteriores eram graus de consciência; o quarto grau não é só consciência, mas 'consciência de si próprio'... Na Terra o Corpo Físico humano foi transformado pela quarta vez para se tornar a morada do 'Eu', que agora atua em seu íntimo.

Em Vulcano, o pensamento não estará mais ligado a um corpo físico.

Não há dois homens que tenham a mesma forma espiritual... 'Todo indivíduo é uma espécie em si'... Ou seja: como homem espiritual, cada um é uma espécie particular.

Em uma vida, o espírito humano aparece como repetição de si mesmo, com os frutos das experiências vividas durante as vidas precedentes... O que o homem fez ontem subsiste hoje, como efeito.

O 'que' se manifesta faz parte da essência; mas, em virtude das limitações dos sentidos, não constitui 'toda' a essência.

O desenvolvimento da Humanidade não termina em grau algum; deve seguir continuamente adiante.

Tu próprio foste aquilo que aqui se estende em torno de ti... O 'sábio' assimila já durante a vida terrena... que ele próprio é afim com todas as coisas e compenetra-se do pensamento: 'Isto és tu'.
Na aura se manifesta o que o homem fez de si no decurso da suas encarnações.


É precisamente na assimilação das comunicações dos outros que reside o primeiro grau do conhecimento próprio.

Um discernimento espiritual correto desperta, numa índole livre de preconceitos, a capacidade da compreensão... Quem aborda um fato qualquer deste mundo com um juízo já formado, trazido consigo de uma vida pregressa, repele com semelhante juízo o efeito imparcial e sereno que tal fato poderia exercer sobre ele.

A vida espiritual não se alcança somente pela contemplação, mas também pela vivência.


ÚLTIMO FRAGMENTO

Um dia, o indivíduo perceberá que antes de seu nascimento teceu as causas que necessariamente tiveram de reconduzi-lo de volta à vida... Somente neste mesmo mundo visível poderá ser levado à sua perfeição... E ele compreenderá que a morte não poderá separá-lo para sempre deste mundo, pois terá de dizer a si mesmo: 'Vim um dia a este mundo pela primeira vez porque era, naquele tempo, um ser que necessitava da vida neste mundo, a fim de adquirir para mim qualidades que não poderia adquirir em nenhum outro mundo. E terei de estar ligado a este mundo até haver desenvolvido em mim tudo quanto nele possa ser conquistado. Somente poderei, um dia, vir a ser um colaborador útil em um outro mundo se, no sensorial visível, adquirir todas as qualidades necessárias para tanto.
  


 Fonte: Pax Profundis


Nenhum comentário:

Postar um comentário