Translate

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

POESIA...ESSE ARREBATAMENTO MARAVILHOSO


O calor das lágrimas da meia noite

Escute, amigo,
essa estrada é a abertura do coração;
beijar os pés Dele,
vencer a resistência,
lágrimas durante toda a noite.

Se pudéssemos alcançar o Senhor
através de imersão em água
eu teria pedido para ter
nascido um peixe nesta vida.

Se pudéssemos alcançá-Lo
através de comer só nozes e frutas,
então, certamente, os santos seriam macacos
quando viessem ao mundo.

Se pudéssemos alcançá-Lo
ao ruminar alface e folhas secas,
então as cabras chegariam
primeiro do que nós ao Sagrado.

Se a adoração de estátuas de pedra
pudesse nos trazer até lá,
eu teria adorado uma montanha de granito anos atrás.

Mirabai diz:
o calor das lágrimas da meia noite irá levá-lo a Deus.

 
Escrevo sobre aquela jornada

Lembro de como minha mãe me segurava
Eu olhava para ela e às vezes via 
lágrimas derramando.

Agora entendo o que acontecia nessas ocasiões.

O amor é uma força tão poderosa que
rompeu a gaiola e por um momento abençoado
ela desaparecia de tudo.

Todas as ações evoluíram do nosso gosto por voar,
a esperança pela liberdade move nossa células 
e membros.

Inapta a viver na terra, Mira,
se aventura sozinha no céu -
escrevo sobre essa jornada
de se tornar tão livre quanto Deus.

Não esqueça do amor,
ele trará toda a loucura que você precisa
pra desatar-se através do universo .

 
Desperto para o nome

Nascer num corpo humano é uma raridade,
não jogue fora a recompensa
pelas suas boas ações do passado.

A vida passa num instante:
a folha não volta para o galho.

O oceano do renascimento
varre a todos os seres duramente,
puxa-os para suas implacáveis correntes
frias e ferozes.

Giridhara, Seu nome é o bote,
a única passagem segura disponível.
Leve-me rapidamente.

Todos os seres despertos viajam com Mira,
cantando o nome.

Ele diz com eles:
levante, pare de dormir!
os dias de uma vida são curtos.

Dou sem medo meu coração ao Amado:
assim como o brilho vai para dentro do ouro,
eu fui para dentro Dele.

Por muitas vidas escutei apenas a música externa.
Porém agora, o professor sussurrou 
em meus ouvidos
e as amarras familiares foram enfraquecidas.
Mira encontrou a Energia que ergue montanhas.

Essa boa sorte agora é meu Lar.

 
Seu olhar de luz

De repente, a visão.
Seu olhar de luz aquieta tudo,
aquieta tudo,
o pote de coalhada cai ao chão.

Pais, irmãos, todos chamam de colapso.

Tire isso do seu coração,
eles dizem,
Você perdeu seu caminho.

Mira diz:

Quem além de Ti
pode ver no escuro de um coração?

 
Mira sabe o porquê

A Terra olhou para Ele e começou a dançar.
Mira sabe o porquê,
pois sua alma também está apaixonada.

Se você não puder representar Deus
de uma maneira que sempre lhe fortaleça,
você precisa ler mais dos meus poemas.
 
 
 
Inquebrável

Inquebrável, Senhor
É o amor que me une a Ti:
Ele quebra o martelo que tenta golpear-lhe.

Meu coração dirige-se a Ti
Como o brilho emana do ouro.
Vivo em Ti Como o lótus vive na água.

Como o pássaro que contempla
o percurso da Lua a noite toda,
Perdi a mim mesma habitando em Ti.

Retorne, meu Amado
 
 
Mirabai, poetiza indiana (sec. XVI)
http://ricardo-yoga.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário