Translate

sexta-feira, 1 de março de 2019

A PORTA PARA A REALIDADE 
ESTÁ EM TODO SER HUMANO



Pergunta: Se eu quisesse praticar a verdadeira amizade, tal como sugeris, tinha que fechar o meu negócio, visto ser baseado na competição. Se o fizesse, teria que ficar dependente da bondade dos outros, que, por seu turno, estão ganhando dinheiro pela competição. Como se pode resolver o problema do viver neste mundo de inimizade?

Krishnamurti: Alguém deve sofrer na transigência ou antes, vós próprios tendes que sofrer em vossa transigência. Se em absoluto não quiserdes transigir, então tendes que fazer face às consequências. Seguramente isto é puramente um problema individual; não podeis estatuir uma lei geral. Até que ponto tendes a capacidade, mediante a vossa própria força de entendimento, de transigir fisicamente e apesar disso serdes intransigentemente livres emocional e mentalmente, é coisa que compete a vós.

Pergunta: Tem a Iniciação qualquer valor para a busca da realidade? Auxiliaram-vos as vossas iniciações no sentido da libertação?

Krishnamurti: Se encarardes a iniciação como algo que vos seja dado por alguém do exterior, não será de valor algum na busca da realidade. É pela contínua seleção do que é real, pela expansão contínua da escolha seleção do que é real, pela expansão contínua da escolha, que cresceis, que diminuis a parede de separação. É a unidade da vida que é a realidade, que é a verdade, que é a felicidade. Todas as outras coisas são sem relevância em face desta.

Estas perguntas são feitas afim de averiguar o que eu penso acerca de todos os incidentes de minha vida passada.

Quanto mais vos libertardes das ilusões, mais incorruptos vos tornareis. Então, tereis capacidade de vos libertar de todas as coisas; e ficareis vivendo a todo o instante na realidade central e não nas várias tangentes da realidade. Para mim, como cuidadosamente já o expliquei, essas coisas são desnecessárias. A verdade está por toda a parte, em toda a coisa, em toda a pedra, em cada folha, em cada pássaro, em toda a mente e coração humanos, e ninguém lhe guarda a chave, exceto vós mesmos. Uma vez que tenhais compreendido esta verdade central, viva, da qual tenho falado, não mais complicareis as vossas mentes com estas coisas outras. A porta, a entrada para esta realidade está em todo o ser humano, reside dentro de vossos próprios corações e mentes, alcança-se por meio de vossa própria experiência, de vossa própria análise, de vosso próprio sofrimento, por meio de vossa própria alegria e êxtase. 

Pergunta: O que pensais ser a diferença entre progresso moral e o espiritual?

Krishnamurti: Em lugar da palavra espiritualidade eu usaria o termo compreensão, pois que a palavra espiritualidade implica dogmas, crenças, etc. Chamemos de compreensão; é muito mais simples. O progresso moral é como o caminhar ao longo de um lado do rio, quando o que quereis é passar para o outro lado. Do outro lado está a liberdade que provêm da compreensão. Uma pessoa moralizada vai sempre caminhando por um lado do rio, ponderando se há ou não de atravessá-lo, pois teme a tradição. Há grande quantidade de pessoas no mundo que são moralizadas, porém não chegam a parte alguma. Eu antes quisera ser grande pecador do que seguir uma moral estreita, pois sustento que não existe coisa que se pareça com pecado, bem e mal. Há somente ignorância e conhecimento. Se tiverdes compreensão, fareis a coisa reta; se não compreenderdes, atuareis sem inteligência. Se desejardes compreender, não vos deixeis amarrar pela moral, pois que a moral é instituição feita pelos homens. Se percorrerdes o mundo, haveis de verificar como a moral é mutável. A partir do momento que compreendais a Vida, a moral em si cessará de existir, pelo fato de vos concentrardes em meio da corrente da compreensão, a qual é a mais alta das formas de moral. 


 
Krishnamurti 
http://pensarcompulsivo.blogspot.com
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário