Translate

sábado, 2 de fevereiro de 2019

ABANDONE SUAS CONCLUSÕES



Pergunta: A fé move montanhas. Mas também congela a mente. Então onde traçamos o limite? Precisamos de fé para tudo?

Sadhguru: Pessoas que visitam o Asrhan e, às vezes, os encontro em algum lugar, dizem: 'Que belo lugar você criou!' Eu vivo dizendo a eles que eu não fiz as montanhas; esse é o aspecto mais bonito do asrham, as montanhas; portanto não as movam, por favor. Mover uma montanha é um crime. De muitas maneiras a fé tem sido um crime neste planeta; o pior tipo de crime tem acontecido em nome da fé. Sim? Mover uma montanha é definitivamente um crime. Você pode mover-se para algum lugar, mas não mova a montanha. Então, ela pode mover montanhas, mas congela a mente com certeza. Quando dizemos fé. Temos mal interpretado completamente o que é a fé. Ela tornou-se um sistema de crença. Você acredita em algo e acha que está com fé. A forma como a palavra fé está sendo usada hoje é: um certo conjunto de crenças é uma certa fé. Outro conjunto de crenças é outra fé, nesse contexto isso pode. Se você apenas acreditar em algo, firme e rápido; porque ou você nasce naquela cultura ou alguém trabalhou em cima de você ou alguma outra compulsão fez você ir para ela. O momento em que você acredita: "É assim!" Então não há necessidade de sua mente. 

A mente é uma ferramenta para exploração, não para tirar conclusões. Infelizmente a maioria das pessoas está usando sua mente para tirar conclusões. Esta mente não é para tirar conclusões, é uma ferramenta para exploração para que você possa continuar a olhar para a vida de modo cada vez mais claro e profundo para experienciar e conhecer. Este é o significado da mente. Se você tivesse apenas que tirar conclusões não precisaria de uma estrutura tão complexa como a mente. Não necessitaria disso. 

Agora, a doença da dúvida e da suspeita, você tenta curar com a fé... Não. Você só tem que refinar a sua lógica, refinar a natureza da sua mente, de modo que possa entender que há uma maneira de estar neste mundo sem tomar qualquer posição. Por isso usa-se as posturas de Yoga; você torce dessa forma e daquela forma... para entender que eu não quero tomar qualquer posição particular na minha vida, não estou preso dessa maneira ou daquela maneira, eu quero conhecer a vida em todas as direções possíveis. Todas as possibilidades que essa vida apresenta eu desejo saber enquanto estou vivo.

Então se isto tem que acontecer, você precisa de uma mente flexível, uma mente que não tenha tomado posições. A mente que não acredita ou descrê de coisa alguma. Veja, não ache que a descrença é uma opção. Crença e descrença não são duas coisas diferentes elas são: crença positiva ou crença negativa. Isso é tudo que são, duas maneiras diferentes de crer. Crença e descrença. Portanto não estamos falando sobre a fé contra o ateísmo, crença contra a descrença... Não! Estamos falando do 'porque' você não conseguir aprender a não tomar uma posição sobre qualquer coisa. 

Neste momento para realizar qualquer atividade temos que tomar posições, mas não há necessidade de tomar posições para viver, para estar vivo aqui. Se você quer conhecer a vida não deve tomar qualquer posição ou ter qualquer opinião sobre qualquer coisa. No momento em que você formar uma opinião isto significa que não está aberto a qualquer outra coisa, não é? Se é sobre uma pessoa, sobre si mesmo ou sobre a vida ao seu redor. Não forme qualquer tipo de opinião ou conclusão, conclusão significa morte. Sim? 

Vida significa nenhuma conclusão, você está apenas olhando. Ao invés de afiar a sua visão está tirando uma conclusão, porque a conclusão traz uma certa certeza, ela traz uma certa confiança, pois no momento em que acredita em algo você está confiante. Confiança sem claridade é um desastre. É melhor ver claramente ao invés de apenas acreditar em algo. Se você acredita em algo isso lhe dá confiança e, às vezes funciona, infelizmente. Se você quiser atravessar uma rua o que precisa é de clareza de visão, não de confiança, a confiança pode matar. O tráfego não é muito... ele funciona e esse é o problema. Sim, o tráfego não é muito e não é rápido, então ele funciona. E agora você acha que funciona e quer aplicá-lo em todos os lugares; você vai ser atropelado.

E então você não precisa de confiança. Se apenas desistir da sua necessidade de confiança. Você está bem estando aqui, não sabendo de nada. Na verdade não sabe de nada; por favor olhe para isso! Você realmente não sabe nada sobre a natureza dessa existência, não é? Você não sabe quando todo esse sistema solar vai cair aos pedaços; talvez seja amanhã de manhã. Você sabe? Não sabe quando vai cair morto. Não sabe quando isso vai acontecer, mas está tudo bem. Porém se você é esse tipo de mente que está a procura de fé, você sabe tudo, não apenas aqui. Além da morte, onde você vai, que tipo de acomodações vai ter lá. Você sabe de tudo. Este tipo de conhecimento é o que precisa parar. 

Você tem conclusões sobre tudo e todos. Apenas tente este sadhana simples em sua vida: uma ignorância que está ciente e reconhecida para si mesmo  que eu sou ignorante, é um estado muito mais poderoso e profundo do que um conhecimento que você concluiu sobre algo. Quaisquer conclusões que tem sobre si mesmo, sobre as pessoas ao seu redor, sobre as situações ao seu redor, apenas abandone. Amanhã de manhã, ao acordar, olhe para tudo novo. Basta dizer isto todos os dias; pelo menos veja se consegue manter isto na primeira hora depois de acordado. Verá que vai dar muito trabalho. Você entende, muito trabalho! 24 horas do dia para olhar para tudo novo; todavia se está olhando realmente para tudo novo, não vai perder uma única possibilidade. 

Tudo está vivo para você. Onde as pessoas não veem nada, você verá todos os tipos de coisas. Onde as pessoas veem problemas você vai ver possibilidades na vida. Mas no momento em que concluir... se você tirar conclusões e concretizar isso... depois é endossado pelo céu e você chama de fé. A ignorância endossada por uma grande autoridade não vai se tornar verdade. Este é o maior problema. As pessoas pensam que a autoridade é a verdade. Agora, a verdade é a única autoridade na criação nesta existência.

Sadhguru
https://www.youtube.com/watch?v=M3KK1RGeNF4



Você não pode depender das conclusões dos outros.
 
Inteligência é vivacidade, é espontaneidade. É receptividade, é vulnerabilidade. É imparcialidade, é a coragem de viver sem conclusões.
 
E por que eu digo que é coragem? É coragem porque, quando você vive de acordo com uma conclusão, a conclusão protege você; a conclusão dá a você segurança, proteção. Você sabe muito bem, sabe como chegar a ela, você é muito eficiente com ela.
 
Viver sem uma conclusão é viver na inocência. Não existe segurança; você pode errar, pode se desviar do caminho certo.
 
Quem está pronto para empreender a exploração chamada verdade tem que estar pronto também para cometer muitos erros, equívocos - tem que ser capaz de arriscar.
 
Pode extraviar-se mas é assim que chega. Perdendo-se muitas vezes é que se aprende como não se perder. Cometendo muitos erros é que se aprende o que é um erro e como não cometê-lo. Estando ciente do que é um erro é que se chega cada vez mais perto da verdade.
 
Trata-se de uma exploração pessoal; você não pode depender das conclusões alheias.


Osho 
https://pt-br.facebook.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário