Translate

sábado, 16 de fevereiro de 2019

A MÁGOA, A DETERIORAÇÃO DA MENTE 
E O CHOQUE PSÍQUICO

 
Primeira Parte
 
Por que o cérebro, que foi ativo durante um certo período de tempo, se deteriora? E a resposta biológica para isso é que se tiver o suficiente poder de purificação, ele pode viver para sempre. Qual é o elemento de purificação?... Trata-se de uma deterioração da energia ou de uma deterioração das células do cérebro na sua capacidade de produzir energia?... Por que o cérebro não mantém sua qualidade de agudeza, de clareza, de profunda energia? À medida que envelhece, ele parece se deteriorar. Isso acontece mesmo aos vinte anos. Ele já está numa rotina e gradualmente falha. Quero descobrir se se trata de uma questão de idade. Você pode perceber que certas mentes, mesmo as bastante jovens, já perderam essa qualidade da vivacidade. Elas já estão presas a uma rotina, e o fator de deterioração já começou...

É uma questão de condicionamento e de superação desse condicionamento que libera energia e, portanto, capacita a mente a continuar indefinidamente; ou a deterioração tem que ver com uma mente que funciona a partir de decisões?

Tenho por decisões àquilo que opera através da escolha e da vontade. Uma pessoa decide o curso da ação que alguém vai tomar, e essa decisão se baseia não na lucidez, não na observação do campo como um todo, mas de acordo com a satisfação e o prazer que constituem partes desse campo. E a pessoa continua a viver nessa fragmentação. Estes é um dos fatores da deterioração. A escolha que faço de ser um cientista pode estar baseada na influência do ambiente, na influência familiar ou no meu próprio desejo de encontrar o sucesso numa determinada área. Essas várias considerações sobre a escolha de uma profissão em particular, e essa decisão, essa escola e a ação a partir dessa escolha são um dos fatores da deterioração. Eu desprezo resto do campo e só sigo uma área limitada, específica desse campo. As células do cérebro não funcionam como um todo, mas apenas numa direção... NEM TODO O CÉREBRO ESTÁ FUNCIONANDO e eu penso que esse é o fator de deterioração... Tenho observado, durante estes anos todos, que uma mente que seguiu um certo curso de ação, menosprezando a ação como um todo, se deteriora...

Estamos tentando descobrir quais são os fatores de deterioração. Quando descobrimos que fatores são esses, talvez possamos chegar ao resto, ver a totalidade... A busca, baseada na escolha, cujo motivo é a satisfação, a realização ou o desejo de conquista, essa busca deve criar o conflito. Portanto, o conflito é um dos fatores de deterioração. Talvez esse seja até o principal fator de deterioração. Decido me tornar algo; essa decisão é tomada com base no condicionamento criado por uma cultura, que é, por natureza, fragmentária... Essa decisão obviamente causa um conflito em mim... Este é um dos fatores da deterioração do cérebro. ESTOU USANDO APENAS UMA PARTE DELE. O próprio fator de divisão de um setor da minha vida em relação ao resto é um fator de deterioração. Assim, a escolha e a vontade são o fatores de deterioração.

Fixemo-nos nisso. Toda a nossa vida é baseada nesses dois fatores: a discriminação ou a escolha e a ação da vontade na busca da satisfação... Discriminação é escolha. Discrimino entre isto e aquilo... Vejo que a escolha e a vontade em ação são os fatores de deterioração, e se você vê isso, então o problema é o seguinte: há uma atividade que em si esses dois elementos, esses dois princípios?

Se herdei uma mente inerte, estúpida, estou liquidado. Posso ir a quantos templos e igrejas quiser, mas as minhas células cerebrais foram afetadas... Por que a vida em si deveria causar um choque psíquico?... Tudo bem. Aceitemos o choque — choque físico, psicológico, emocional de, repentinamente, perder algo ou alguém, o choque de ficar sozinho, o choque provocado por algo que, de repente, chega ao fim. As células do cérebro recebem esse choque. Agora, o que você fará com relação a isso? Esse choque é um fator de deterioração?... Meu filho está morto, meu irmão está morto. É um choque tremendo, porque moramos juntos, brincamos juntos. Esse choque paralisou a mente, o choque deve paralisá-la temporariamente. O fator importante é como a mente se sai disso. Ela sai com mágoa, com todas as implicações da mágoa, ou ela sai sem uma única mágoa?...

Quando meu irmão ou meu filho morre, toda a minha vida muda. A mudança é o choque. Tenho de sair dessa casa, tenho de ganhar a vida de um modo diferente; tenho de fazer um montão de coisas. Tudo isso está subentendido na palavra "choque". Ora, estou perguntando se esse choque deixou uma marca, uma ferida, ou não. Se não deixou uma única marca, uma única mágoa, um único arranhão ou uma sombra de tristeza, então a mente sai desse choque TOTALMENTE REFEITA, TOTALMENTE NOVA. Mas se ela foi magoada, se se tornou embrutecida, então esse É UM FATOR DE DETERIORAÇÃO. Como a mente sabe conscientemente que não está magoada de forma intensa e profunda?...

Vamos analisar a questão... O choque é natural, porque, de repente, falando por metáforas, fui posto na rua. Neurológica, psicológica, interior e exteriormente, a coisa toda mudou. Como a mente se sai disso? Eis a questão. Ela sai com mágoa ou sai completamente PURIFICADA de todas as mágoas? Essas mágoas são superficiais ou profundas o bastante que a mente consciente não tenha a possibilidade de conhecê-las num dado momento e, portanto, para que elas continuem se repetindo e repetindo indefinidamente? Tudo isso é perda de energia. Como a mente descobre se está profundamente magoada?... Como a mente as mágoas profundas? O que é uma mágoa?... Existe mágoa profunda?...

Meu irmão morre, meu filho morre; o marido, a mulher, quem quer que seja. Trata-se de um choque. O choque é um tipo de mágoa. E eu pergunto: a mágoa é muito profunda? E o que eu quero dizer com "mágoa profunda"?... O que é realçado?... A dor, da qual vocês não estão conscientes, e o choque revela a dor. Existia a dor ou existia a causa da dor?...

A dor já existia. Ela é um dos fatores da deterioração. Meu irmão está morto. Esse fato é absolutamente irreversível. Eu não posso trazer meu irmão de volta... Há um choque. Esse choque é uma mágoa profunda. A causa da mágoa já existia e o choque apenas a revelou? A mágoa existia porque eu nunca a havia encarado? EU NUNCA HAVIA ENFRENTADO A SOLIDÃO. Eu nunca havia enfrentado o sentimento de solidão, que é um dos fatores da mágoa.

Agora, antes do choque, eu posso perceber essa solidão? Posso antes do choque, saber o que é estar sozinho? Antes do choque posso falar em apoio, dependência, todos os fatores de mágoa, causas da mágoa, de modo que, quando ocorrer o choque, o que acontece? NÃO TENHO NENHUMA MÁGOA. Isso está certo...

Observo a vida. Observo quais são as implicações do apego ou da indiferença, ou do cultivo da independência, porque eu não devo ficar dependente. A dependência causa dor, mas o cultivo da independência também pode causar dor. Portanto, EU OBSERVO A MIM MESMO, observo e vejo que qualquer tipo de dependência deve inevitavelmente causar uma grande dor. Então quando o choque vem, a causa da mágoa já não existe. UMA COISA TOTALMENTE DIFERENTE ACONTECE.

Você diria que o choque é "sofrimento"?... Se você passou pela solidão, pelo apego, pelo medo, não buscando a independência ou o desapego como um oposto ao apego, então, o que acontece? Quando o choque da morte vem, o que acontece? Você fica magoada?...

Olhe: o sofrimento é dor. Nós usamos esse sofrimento para abranger a solidão, o apego, a dependência, o conflito. Usamos todo o campo de fuga do homem em relação ao sofrimento e à causa do sofrimento. Usamos a palavra "sofrimento" para incluir tudo isso. Ou você gostaria de usar a expressão "a totalidade da dor"? A totalidade da dor oculta e visível... O choque traz toda essa dor à superfície... O que acontece? NÃO SEI COMO LIDAR COM ELA. Choro, rezo e vou ao templo. É isso o que acontece... Faço tudo, tentando sair dessa tortura imposta pela dor. Por que o choque revelaria tudo isso?
 
 
Krishnamurti
http://pensarcompulsivo.blogspot.com
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário