Translate

sábado, 16 de fevereiro de 2019

A MÁGOA, A DETERIORAÇÃO DA MENTE 
E O CHOQUE PSÍQUICO
 
 
Última Parte
 
Ao ver o mendigo na estrada, o leproso ou o camponês trabalhando muito profundamente amargurados, por que isso não comove a mente humana? Por que o choque deveria fazer isso?... Por que esse mendigo não me choca particularmente, e a toda a sociedade? Por que isso não me comove?...

Estou lhe fazendo uma pergunta simples. Você vê o mendigo na estrada. Por que isso não é chocante para você? Por que você não chora? Por que choro apenas quando o MEU filho morre? Eu vi um frade em Roma. Chorei ao ver a dor de alguém acorrentado a um poste chamado religião. Nós não choramos naquela ocasião, mas choramos nesta. Por quê? Há um "porquê", obviamente. Há um "porquê" para explicar a razão de nossa insensibilidade.

A mente está adormecida. O choque desperta.

É justamente isso. O choque a desperta e nós somos acordados para a dor, que é a nossa dor — nós não fomos acordados antes para a dor. Isso não é uma teoria. É dor. Agora, o que faz com a dor? A dor é sofrimento. O que acontece?... O que faço com a dor? Ela é intensa ou é superficial?... Você diz: "Ela é muito intensa". Não a chame de intensa. Ela não tem nenhuma medida. Ela não é intensa ou superficial. Dor é dor. E então? VOCÊ FICA COM ELA, SUPORTA ESTA MÁGOA?... O que devemos fazer com a dor? Ignorá-la?... Vou ao analista para me livrar da dor? Leio um livro, vou ao Templo ou para Marte com o intuito de me livrar da dor? Como devo me livrar dela?...

Você está sofrendo. Você é essa dor. CONSERVE-A. Você está lá. VOCÊ A TOMA NOS BRAÇOS. Ela é o seu bebê. E então? Descubramos! Eu sou essa dor — a dor do camponês, a dor do mendigo, a dor do homem rico e angustiado, a dor do frade e de todo o resto. Eu sou essa dor. O que devo fazer?...

Nós perguntamos quais são os fatores de deterioração das células do cérebro e da mente. Dissemos que um dos principais fatores é o conflito. Outro fator é a mágoa, a dor. E quais são os outros fatores? O medo, o conflito, o sofrimento e a busca do prazer, sejam eles causados pela ideia de Deus, de assistência social ou de dedicação ao país. Portanto, esses são os fatores de deterioração. Quem deve agir? O que devo fazer? A menos que a mete resolva isso, sua ação produzirá mais sofrimento, mais dor.

A deterioração será acelerada.

Esse é um fato óbvio. Nós chegamos à questão da dor, da mágoa, do sofrimento e ao fator do medo, da busca de prazer, como sendo as causas da deterioração. O que devo fazer? O que a mente deve fazer?... Se está com dor, como pode agir?... Por que a dor deveria passar? Tudo o que você busca é fazer com que ela passe. Por que ela deveria passar? NÃO HÁ NENHUMA SAÍDA, não é mesmo?...

Você tem de viver com ela.

Como você vive com algo que é dor, que é tristeza? Como você vive com isso?... O que a mente deve fazer com essa mágoa profunda que causa dor, sofrimento, com essa batalha eterna que causa a deterioração das células cerebrais?...

Observar? Observar o quê? O meu sofrimento, a minha dor são diferentes do observador? São? A dor é diferente de quem a observa? Portanto, o que acontece? O observador diz: "Tenho de me livrar da dor". Mas ela persiste no fim da jornada. Agora, o que acontece quando o observador é o observado?...

Todos nós queremos nos livrar da dor. Seria uma idiotice dizer: "Eu tenho de suportar a dor". Mas é o que a maioria das pessoas faz e, por suportarem a dor, elas se comportam neuroticamente, indo a templos e assim por diante. Portanto, é um absurdo dizer que temos de suportar a dor. Pelo contrário, sabendo que essa dor é um dos principais fatores de deterioração, como pôr fim a ela?  Senhor, quando a dor acaba, a mente se torna extraordinariamente exaltada; não é apenas uma mente insensível e sem dor. Quer saber o segredo disso?

Eu lhe direi. Vocês querem saber? Abordaremos a questão de uma forma diferente. É possível que uma mente nunca se magoe? A educação nos magoa, a família nos magoa, a sociedade nos magoa. Estou perguntando: "Pode a mente, vivendo num mundo onde há mágoa, nunca se magoar?" Vocês me chamam de tolo. Vocês me chamam de grande homem. Vocês me chamam de iluminado ou de sábio ou de velho estúpido. Chamam-me de qualquer coisa; como eu posso não me magoar? É o mesmo problema exposto de forma diferente... Esse é o segredo. O que vocês farão com todas as mágoas que os seres humanos acumularam? Se vocês não resolverem esse problema, façam o que quiserem, ele lhes trará mais tristeza. Continuemos. Acabamos de perguntar o que acontece quando o observador é o observado...

A observação sem o observador significa que há apenas aquela coisa que você chama de dor. Não há nenhuma entidade que diga que eu deva ir além da dor. Quando não há nenhum observador, há dor? É o observador que é magoado. É o observador que se ilude. É o observador que diz que está chocado. É o observador que diz: "Eu sei o que é a dor". Agora, você pode observar essa coisa chamada dor sem o observador? Não é um vazio. O que acontece?...

Senhor, essa é uma coisa muito difícil, porque nós estamos sempre vendo a dor do centro, como o observador que diz: "Eu tenho que fazer algo". Portanto, a ação está baseada no centro que faz algo em relação à dor, mas quando o centro é a dor, o que você faz? O que há para ser feito?

O que é a compaixão? A palavra "compaixão" significa paixão; como ela surge? Pela busca de uma atividade? Como ela surge? Quando o sofrimento não está presente, o "OUTRO" está. Isso significa algo para você? Como uma mente que sofre pode conhecer a compaixão?...

Nós estamos observando o fato; "o que é" o sofrimento, quem está sofrendo? Esse é um fato absoluto. Eu sofro e minha mente está fazendo tudo o que pode para fugir do sofrimento. Quando ela não foge, então ela observa. Então, quando o observador observa de perto, de muito perto, ele é de fato o observado, E ESSA MESMA DOR SE TRANSFORMA EM PAIXÃO, QUE É COMPAIXÃO. As palavras não são a realidade. Assim, NÃO FUJA DO SOFRIMENTO, o que não significa dizer que você se torne um mórbido. VIVA COM O SOFRIMENTO. Você vive com o prazer, não vive? Por que você não pode viver com o sofrimento de um modo pleno? Você pode viver com ele no sentido de não fugir dele? O que acontece? Observe. A mente é muito clara, muito esperta. Ela está diante do fato. O verdadeiro sofrimento, que se transforma em paixão, É ALGO ENORME. Disso surge uma mente que não pode ser magoada. Ponto final. Esse é o segredo.
 

Krishnamurti
http://pensarcompulsivo.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário