Translate

domingo, 13 de janeiro de 2019

MERGULHANDO 
NA ESSÊNCIA DE RUMI


Parte III


Todo dia eu penso, então a noite eu digo:
De onde terei vindo e o que se espera de mim?
Não tenho ideia.
Minha alma vem de algum outro lugar,
estou certo disso e espero terminar lá.
Esta embriagues começou em alguma outra taverna.
Quando voltar àquele lugar,
Estarei completamente sóbrio. 
Enquanto isso,
Sou como um pássaro de outro continente, 
sentado nesta gaiola.
O dia está chegando quando eu levanto voo,
mas quem é esse em meu ouvido, 
que ouve minha voz?
Quem diz palavras com minha boca?
Quem olha com meus olhos? 
O que é a alma?
Não posso parar de perguntar.
Se pudesse experimentar uma gota de uma resposta,
Eu poderia romper esta prisão para bêbados.
Eu não vim para cá espontaneamente 
e não posso sair desta forma.
Quem quer que tenha me trazido aqui 
terá que levar-me para casa.
Esta poesia... Eu nunca sei o que irei dizer.
Eu não a planejo.
Quando eu estou de fora, dizendo-a
Eu fico muito quieto e raramente falo algo.

Nós temos um enorme barril de vinho, 
mas não temos copos.
Isso está bem para nós. Toda a manhã
nós bebemos e a noite, bebemos novamente.
Eles dizem que não há futuro para nós. 
Eles estão certos,
O que está muito bem para nós.

Existe uma comunidade do espírito.
Junte-se a ela e sinta a delícia de caminhar 
numa rua barulhenta sendo o barulho.
Beba toda a sua paixão
e seja um desgraçado.
Feche os dois olhos
para ver com um outro olho.
Abra suas mãos,
se você deseja ser agarrado.
Sente-se neste círculo.
Pare de agir como um lobo, e sinta
o amor do cordeiro preenchendo-o
A noite, seu amado vagueia.
Não se deixe consolar.
Feche sua boca à comida.
Experimente a boca do amado na sua.
Você geme, "ela me deixou... ele me deixou."
Vinte mais virão.
Esvazie-se das preocupações.
Pense em quem criou o pensamento!
Por que você permanece na prisão
Quando a porta está tão amplamente aberta?
Saia para fora do emaranhado 
dos pensamentos medrosos.
Viva em silêncio.
Deixe-se fluir nos sempre amplos anéis do ser.

Existe um estranho frenesi em minha cabeça,
de pássaros voando, cada partícula 
girando em torno de si mesma.
Aquele que eu amo está em tudo?

Os bêbados têm medo da polícia,
Mas os policiais estão bêbados também.
As pessoas desta cidade amam a ambos,
como diferentes peças de xadrez. 
 
http://www.nasrudin.com.br 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário