Translate

domingo, 13 de janeiro de 2019

DA PEQUENA VISÃO 
À INTENSIDADE
 
 
 Poemas de Krishnamurti
 
Assim como por uma só noite
As aves repousam numa árvore ,
Assim também privei com estranhos ,
Em minha longa viagem
Por muitas terras .

De cada feixe de trigo
Tirei uma espiga .

De cada dia ,
Tirei algum proveito .

Da árvore pejada de frutos ,
Colhi um fruto maduro .

Mais velozes que a lançadeira do tecelão
São os meus dias .
 
 

Como, através de estreita janela,
Contemplamos uma única folha verde, 
uma nesga do vasto céu azul ,
Assim também comecei a Te perceber, 
no começo de todas as coisas,
E , como a folha se descolorou e murchou,
E de escura nuvem a nesga de céu se encobriu,
Assim também Tu esmaeceste e desapareceste,
Para renascer outra vez,
Como aquela folha verde e a nesga de céu azul .

Por muitas vidas vi passar o frígido inverno 
e a verde primavera .
Aprisionado em minha pequena alcova,
Eu não via a árvore inteira e todo o céu,
E jurava que não existia a árvore nem o vasto céu
Para mim, era aquela a Verdade .

Com a ação destruidora do tempo,
Minha janela cresceu .
E contemplei então
Um ramo com muitas folhas
E uma vasta expansão do céu, com muitas nuvens ,

Esqueci a folha verde solitária 
e aquela nesga da imensidão azul .
Jurava que não existia a árvore, nem o céu imenso
Para mim, era aquela a Verdade .

Cansado da prisão,
Da estreita cela,
Revoltei-me contra minha janela,
Com os dedos a sangrar,
Arranquei tijolo após tijolo,
E contemplei então
A árvore inteira, seu tronco majestoso ,
Seus ramos numerosos, suas miríades de folhas,
E uma imensa parte do céu.
Jurava que não existia outra árvore,
nem outra parte do céu;
Era aquela a Verdade.

Aquela prisão já me não retém,
Sai a voar através da janela,
Ó amigo ,
Agora contemplo todas as árvores 
e a vastidão do céu sem limites .
E embora eu viva em cada folha e em cada nesga 
do vasto céu azul ,
Embora eu viva em cada prisão a espreitar por estreitas frestas,
Sou livre .
Não ! Nada mais me prenderá;
Esta é a Verdade .


http://gdesantis-poemas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário