Translate

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

CHEGAR LIMPO...


" Onde quer que vá não carregue junto 
sua bagagem de mal humores, 
chegue limpo! " 
(desconhecido)

Lembre-se de não me entender mal. Eu disse, “Expresse suas emoções negativas”, eu não disse, “Publicamente”. É assim que as coisas são distorcidas.

Agora, se você está se sentindo zangado com alguém e você começa a expressar sua raiva, a outra pessoa não vai ser um Gautama Buda e sentar em silêncio. Ele não é uma estátua de mármore; ele irá também fazer alguma coisa. Você expressará raiva, ele expressará raiva.

Isso irá criar mais raiva em você – e raiva ou violência geram, por outro lado, o mesmo, é como uma vingança. E assim você se sentirá mais envolvido nisso, porque lhe foi dito para expressar. Sim, eu lhe disse para expressar – mas não publicamente.

Se você estiver se sentindo zangado vá para o seu quarto, feche a porta e bata no travesseiro, fique diante do espelho, grite para sua imagem, diga coisas que você nunca disse a ninguém e sempre quis dizer. Mas isso tem que ser um fenômeno privado, senão nunca termina. As coisas continuam se movendo num círculo, e queremos finalizá-las.

Então, no momento em que você sentir alguma emoção negativa sobre alguém, essa outra pessoa não é o problema. O problema é que você tem uma certa energia da raiva. Agora, essa energia precisa ser difundida pelo universo. Você não deve reprimi-la dentro de você.

Quando digo, “Expresse”, sempre é privadamente, na sua solidão. Isso é uma meditação, não é uma luta. Se você estiver se sentindo triste, vá para o seu quarto e sinta tanta tristeza quanto possa – isso não lhe prejudicará. Fique realmente triste e veja quanto tempo isso dura. Nada permanece para sempre, logo estará passando. Se você sente vontade de chorar, chore – mas na sua privacidade.

Essas coisas não têm nada a ver com os outros. Tudo é problema seu, por que tornar público? Desse jeito isso não irá ajudar, pelo contrário, só irá piorar. Assim, todos os dias, antes de dormir, por uma hora, sente-se na cama e faça todo tipo de coisas malucas que você sempre quis fazer, tudo que as pessoas fazem quando estão zangadas, violentas, destrutivas. E isso não significa que você tem que ser destrutivo para com as coisas muito valiosas, basta rasgar papeis em pedacinhos e jogá-los por aí – e você sabe a história. E isso será o bastante.

Destrua qualquer coisa, coisas sem valor – mas tudo tem que ser feito na sua privacidade, então quando você sair disso, você sai renovado.

Se você quiser fazer algo em público, faça o que eu estava lhe dizendo sobre aqueles primitivos. Você pode ir até a pessoa de quem você estava com raiva e dizer-lhe, “Eu estive, privadamente, com raiva de você, eu gritei com você, abusei de você, disse coisas feias a você, por favor, me perdoe. Mas tudo foi feito na minha privacidade, porque isso era problema meu, não tinha nada a ver com você. Contudo, de uma certa maneira isso foi direcionado para você, e você não está ciente disso, desse modo uma desculpa é necessário”.

Isso deve que ser feito em público. Isso irá auxiliar as pessoas a ajudarem umas as outras. E essa pessoa não ficará zangada, ela dirá, “Não há necessidade de desculpas. Você não fez nada comigo. E se você está se sentindo aliviado, isso foi um bom exercício”.

Mas em público não traga seus negativismos, suas feiuras; senão estará criando maiores problemas tentando resolver problemas menores. Tenha muito cuidado. Tudo que for negativo tem que ser privado e exteriorizado na sua solidão. E se você quiser fazer alguma declaração pública sobre isso – alguém a quem você odiava ter estado em sua mente, que você matou enquanto rasgava os papéis – vá até a pessoa e humildemente peça-lhe perdão.

E aqui você pode ver minhas diferenças das assim chamadas terapias Ocidentais. Elas não têm... O alívio delas é temporário.

Mas de uma vez por todas compreenda que todo problema é seu, então tem que ser resolvido privadamente.

Não lave suas roupas sujas em público. Não há nenhuma necessidade disso. Para que envolver outras pessoas desnecessariamente? Para que criar desnecessariamente uma imagem sua tão feia?

Lembro-me de uma história muito estranha. Havia uma grande conferência – uma conferencia mundial de psicólogos, psicanalistas, terapeutas e de todas as outras escolas de psicoterapias do homem. Um grande psicanalista estava lendo um jornal, mas ele não pode lê-lo porque sua atenção estava continuamente distraída por uma jovem mulher psicanalista que estava sentada na primeira fila e um velho feio companheiro que estava continuamente brincando com os seios dela. E ela não se incomodava com isso.

Ele não pode ler seu jornal. Ele tentou ocultar essa mulher e esse velho homem atrás do jornal, mas ele esquecia qual linha estava lendo e ficou tão embaraçado que finalmente disse, “É impossível”.

A conferência não podia entender o que é impossível e porque ele está se comportando dessa maneira. Ele nunca foi... Ele é um pensador bem sistemático e hoje está falando besteiras. Ele lê parte de uma sentença e então outra que não possui nenhuma conexão entre si, e depois outra página aparece, e agora ele está dizendo, “Está tudo confuso e não posso...”

E ele não podia olhar para a mulher que estava sentada bem defronte. Alguém se levantou e disse, “Qual é o problema? Por que você está se comportando como um tolo?” Ele disse, “Não estou me fazendo de tolo. Essa jovem senhora não está fazendo nada, e aquele velho e feio companheiro está brincando com os seios dela”.

A jovem senhora disse, “Mas isso não é problema seu. Você devia ler seu jornal. Nem eu mesma estou tomando isso como meu problema. Isso é problema dele, então porque devo me preocupar?

“Ele tem uma sexualidade reprimida, talvez ele não tenha conseguido mamar nos seios da mãe dele por tempo suficiente. E ele ainda está, nessa idade... ele deve ter oitenta anos. E ele não está me causando qualquer dano. E isso não é problema meu, então porque deveria detê-lo? E isso também não é da sua conta; porque você se perturbou? É somente problema dele. Ele precisa ser analisado psiquicamente – e ele mesmo é um grande psicanalista. De fato, ele é meu professor”.

Mas o que a mulher disse, “O que ele está fazendo – não é problema meu”. Necessita de uma personalidade bem integrada, uma visão clara que mesmo ele fazendo alguma coisa com ela, o problema é dele.

Ela continuou “Porque devo me perturbar? O pobre companheiro está sofrendo, parece-me que desde sua infância e  nunca teve qualquer oportunidade... e agora ele está quase metade no túmulo. Se eu puder lhe dar alguma satisfação, não há nenhum problema. Não me causa nenhum dano – mas estou perplexa porque você não pode ler seu jornal. Você parece estar por trás desse velho companheiro. Você também sofre do mesmo problema”.

E isso era verdade. Esse homem também sofria do mesmo mal; do contrário, não havia nada com que se preocupar. Ele devia ler seu jornal e deixar o velho homem fazer o que ele estava fazendo, e se a jovem senhora não o estava impedindo, não estava nem lhe dando atenção, isso não era problema dele.

Se as pessoas pudessem permanecer com seus próprios problemas e não sair espalhando-os por aí.... Porque assim eles são engrandecidos

Agora o que esse idoso precisa é simplesmente de uma garrafa de leite infantil, assim na sua solidão da noite ele pode sugar o leite morno da garrafa e desfrutar disso. E na escuridão, seja um mamilo ou uma só uma teta de borracha, não faz nenhuma diferença. Tudo que ele precisa é de uma pequena garrafa de leite infantil cada noite para que ele possa morrer pacificamente sem nenhum problema. Mas ele está descarregando isso sobre uma pobre mulher que não tem nada a ver com isso.

E não somente isso: alguém mais que está totalmente fora da coisa toda está perturbado, devido ao fato de que ele sofre do mesmo problema.

Apenas conserve seus problemas pessoais para você mesmo. Nenhum grupo de terapia é de muita ajuda, porque tudo que você fizer no grupo você não pode fazer na sociedade. E o grupo não pode se tornar toda sua vida; fora do grupo você estará novamente com o mesmo problema.

O que estou dando a vocês é um método simples que vocês mesmos podem fazer facilmente. Limpem seus inconscientes e cheguem para o mundo exterior junto a outras pessoas com uma face mais suave, olhos mais claros, atitudes mais humanas.

Osho, The Transmission of the Lamp
 https://www.osho.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário