Translate

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

ENTENDIMENTO REQUER 
LIBERDADE DO MEDO


A maioria das pessoas busca inspiração, entendimento, felicidade fora deles mesmos. Isto porém, é buscar uma satisfação para o pensamento e a emoção que não possui relação com a vossa vida e ação reais. A verdadeira sabedoria deve fluir da experiência. A ação é o instrumento mediante o qual a vida se torna consciente de si mesma e, portanto, somente uma tal ação ver a ser experiência, e, por isso, somente da ação desta espécie pode brotar a sabedoria.

A maioria dentre nós possuem ideais excelentes e excelentes teorias e consideramos a estas como sabedoria. Do meu ponto de vista, tais teorias são inúteis. A verdade é uma coisa pela qual se precisa lutar e esta luta é uma luta individual. Por isso é que eu presto tanta atenção ao indivíduo. Somente pelos seus próprios esforços pode ele alcançar esse reajustamento de si próprio para com todos e todas as coisas que o rodeiam, o que constitui a verdade na prática. Habilidade na ação, que é somente outra qualidade para a verdade na prática, brota do amor e do pensamento impessoais. É esse ajuste sensitivo que produz a harmonia. É pela ação que se desnudam as ilusões da vida.

A ilusão, como disse outro dia, é a criação do desejo, e o desejo depende de escolha. Necessitais, portanto, ser cuidadosos quanto ao que escolherdes. Para evitardes a ilusão, tendes que escolher o essencial.

A maioria das pessoas atuam segundo uma ideia preconcebida da espiritualidade, comumente aquela que lhes é fornecida pela religião na qual aconteceu haverem nascido. Toda a ação baseada sobre tais coisas externas traz consigo o selo do temor. Tomai, por exemplo, algo como a cólera: quando vos encolerizais, de nada serve vos reprimirdes em virtude de algo que qualquer Instrutor vos haja dito. O que vos compete é entender a cólera e vencê-la por meio do entendimento; e, para tal entendimento, tendes que estar libertos do medo.

Vós entremesclais todas as espécies de noções com a vossa ideia de espiritualidade. Imaginais que para ser realmente espiritual, tendes que vos deixar esfomear ou deixar de usar roupas, ou suportar outras durezas físicas; e impondes todas essas ideias sobre vossas ações, posto que elas nada tenham que ver com a vida.

Para chegardes à verdade, é preciso que haja ação e toda a ação deve ser baseada sob a escolha pessoal. Somente pela escolha, e depois pela verificação do resultado de vossa escolha, podereis buscar as coisas por vós mesmos.


Krishnamurti
http://pensarcompulsivo.blogspot.com


 

Não Aja Por Causa Do Medo

Não se mova da maneira que o medo faz você se mover. Mova-se como a alegria faz você se mover – não por medo, porque todas as assim chamadas religiões estão baseadas no medo. O Deus delas não é nada, exceto medo, e o seu céu e inferno nada mais são que projeções de medo e cobiça. A declaração de Rumi é muito revolucionária: ‘Não aja por causa do medo’. Todas as religiões dizem para as pessoas ‘Temam Deus!’...

Todos vocês tem vivido no medo. Seus relacionamentos são por medo O medo é tão imenso – como uma nuvem negra cobrindo sua vida – que você diz coisas que você não quer dizer, mas o medo faz com que você as diga. Você faz coisas que você não quer fazer, mas o medo faz você fazê-las. Um pouco de inteligência é suficiente para ver.
 
Osho
https://www.osho.com 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário