Translate

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

MERGULHANDO 
NA ESSÊNCIA DE RUMI

Parte IV

O amante desperto, falava diretamente ao amado,
"Você é o céu em torno do qual meu espírito gira,
o amor dentro do amor, o lugar de ressurreição.
Deixe esta janela ser seu ouvido.
Eu perdi a consciência muitas vezes
ansiando por seu silêncio audível,
e por seu sorriso vivaz.
Você deu atenção para as coisas mais pequenas,
minhas dúvidas e suspeitas, e para as maiores.
Você sabe que minhas moedas são falsas,
mas você as aceitou da mesma forma,
minha insolência e fingimento!
Tenho cinco coisas para dizer,
cinco dedos para dar em sua graça.
Primeiro, quando estou separado de você
este mundo não existe e nem nenhum outro.
Segundo, o que quer que seja que eu procure
é sempre você.
Terceiro, por que eu aprendi um dia 
a contar até três?
Quarto, meu campo de milho está queimando!
Quinto, este dedo se ergue por Rabia,
e este é para um outro alguém.
Existe diferença?
Será isto palavras ou lágrimas?
É uma fala chorosa?
O que posso fazer, meu amor?"
Então ele falou, 
e todos ao redor
começaram a chorar com ele, rindo como loucos,
gemendo em uma união expansiva
do amante e amado.
Esta é a verdadeira religião. Todas as outras
são como bandagens velhas perto desta.
Este é o samá da escravidão e do domínio
dançando juntos. Isto é não-ser.
Nenhuma palavra, ou fato comum
pode expressar isto.
Eu conheço estes dançarinos,
dia e noite canto suas canções
nesta gaiola fenomenal.
Minha alma, não tente responder agora!
Encontre um amigo e esconda-se.
Mas quem pode permanecer escondido?
O segredo do amor está sempre erguendo sua cabeça
para fora de todas as coberturas,
"Aqui estou eu".

Aqui estão os sinais de milagres que você deseja:
Que você chora através da noite 
e levanta de madrugada, pedindo;
que na ausência daquilo que você pede, 
seus dias ficam escuros, 
seu pescoço fino como uma haste; 
que você abandona tudo o que é seu, 
que você sacrifica seus pertences,
sono, saúde, sua cabeça; que o faz frequentemente
sentar-se em um fogo, como o da madeira de aloés, 
e o faz sair para encontrar uma chapa 
como um capacete surrado.
Quando esses atos de desespero 
se tornam habituais, estes são os sinais.
Mas você corre para frente e para trás 
ouvindo eventos incomuns,
olhando para as faces dos viajantes.
"Por que vocês me olham como um louco?"
Eu perdi um amigo. Por favor, me perdoem.
Uma busca como esta não falha.
Surgirá um viajante 
que se manterá próximo de você.
Você balbucia indistintamente. 
Os não iniciados dizem, "Ele está imitando".
Como eles poderiam saber?
A água passa sobre o peixe da praia, 
a água cujos sinais eu mencionei.
Perdoe minha confusão.
Como alguém pode se manter em ordem 
diante disso?
É como contar folhas num jardim,
juntamente com as notas do som da perdiz 
e do corvo.
Algumas vezes a organização
e computação se tornam absurdas.

No final, sozinho,
numa embarcação que sou eu mesmo,
nenhuma luz, nenhuma terra firme em lugar algum,
em meio a um nevoeiro espesso.
Eu tento permanecer na superfície,
embora eu já esteja submerso,
vivendo com o oceano

Às vezes, o por do sol se parece com o nascer do sol?
Você sabe com o que se parece um amor fiel?
Você chora. Você diz que queimou a si mesmo.
Mas você pode pensar em alguém que não tenha ficado indistinto com a fumaça?

Totalmente consciente, e sem razão, 
você veio me ver.
Tem alguém aqui? Eu perguntei.
A lua. A lua cheia está dentro da sua casa.
Meus amigos e eu corremos para a rua.
Eu estou aqui dentro, disse a voz no interior da casa, mas nós não estávamos ouvindo.
Nós estávamos olhando para o céu.
Meu rouxinol soluçava no jardim, 
como que embriagado.
As pombas voavam com pequenos gemidos, 
onde, Onde.
É meia-noite. Toda a vizinhança está acordada, 
de pé, na rua, pensando, O ladrão voltou.
O verdadeiro ladrão está lá também, 
dizendo em voz alta,
Sim, o ladrão está em algum lugar 
no meio da multidão.
Ninguém prestava atenção.
Veja, eu estou sempre junto a ti 
significa que quando você busca por Deus,
Deus está no olhar de seus olhos,
Na reflexão da visão, mais perto de ti que tu mesmo,
ou das coisas que te aconteceram. 
Não há necessidade de ir para fora.
Seja como a neve derretida.
Lave-se de si mesmo.
Uma flor branca cresce quietamente.
Deixe sua língua se transformar nessa flor.

Não me cansei de você.
Não se canse de ter compaixão por mim!
Todos estes equipamentos que envolvem a sede
certamente devem estar fartos de mim,
a jarra, o carregador de água.
Eu tenho um peixe sedento dentro de mim
que nunca pode encontrar o bastante
para aplacar a sede!
Mostre-me o caminho para o oceano!
Quebre essas meias-medidas,
estes pequenos jarros,
Toda essa fantasia e pesar.
Permita que minha casa seja engolfada na onda
que se ergueu na noite passada fora do pátio
escondido no centro do meu peito.
José desceu como a lua em meu quintal.
A colheita que eu esperava foi lavada.
Mas não importa.
Um fogo se ergueu sobre meu chapéu
Não quero aprender, nem quero dignidade,
ou respeitabilidade.
Eu quero essa música e esse entardecer
e o calor de sua face junto a minha.
Os braços da tristeza se reúnem,
mas eu não vou com eles. -
É assim que sempre acontece
quando eu termino um poema.
Um grande silêncio me envolve,
e eu me pergunto por que eu sempre penso
em usar a linguagem.
Como uma parte do mundo pode deixar o mundo?
Como pode a secura deixar a água?
Não tente apagar o fogo
jogando mais fogo sobre ele!
Às vezes está na frente!
Apenas um sol aberto e a pino
diminui sua sombra.
Mas esta sombra tem estado a seu serviço!
O que o fere, o abençoa.
A escuridão é a sua chama.
Suas barreiras são sua busca!
Eu posso explicar isso tudo, mas isto quebraria
o vidro que cobre seu coração,
e não há reparo para ele.
Você deve ter tanto uma fonte de luz 
quanto de sombra.
Ouça e repouse sua cabeça sob a árvore do espanto.
Quando vindo desta árvore, 
penas e asas brotarem em você, 
fique mais quieto que uma pomba.
Não abra a boca nem mesmo para um pio.

http://www.nasrudin.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário