Translate

sábado, 16 de janeiro de 2016

VOCÊ É REALMENTE FELIZ ?

Sua mente está em paz? Concluiu sua busca? Não existe tal coisa como paz mental. Mente significa perturbação; a própria inquietude é a mente. O ioga não é uma atributo da mente, nem tampouco um estado mental. Examine-o com cuidado e verá que a mente está fervendo com pensamentos. Ocasionalmente, pode ficar vazia, depois de um tempo, ela volta para a inquietude habitual. Uma mente sossegada não é uma mente pacífica.

Você diz que quer pacificar sua mente. Quem quer pacificar a mente é, ele mesmo, pacífico? Você não vê a contradição? Durante vinte anos buscou a paz mental, e não pode encontrá-la porque uma coisa essencialmente inquieta não pode estar em paz.

A paz que assegura ter encontrado é muito frágil; qualquer coisa pode rachá-la. O que você se chama de paz é só ausência de perturbação. Dificilmente merece o nome de paz. A paz verdadeira não pode ser perturbada. Pode você reivindicar uma paz mental inexpugnável?

O ser não necessita ser aquietado. É a própria paz, não algo que está em paz. Apenas a mente está inquieta. Tudo o que conhece é a inquietude em seus muitos modos e graus. O agradável é considerado superior e o doloroso é desestimado. O que chamamos progresso é meramente uma mudança do desagradável para o agradável. Mas as mudanças por si mesmas não podem levar-nos ao imutável, já que tudo o que tem um início deve ter um fim. O real não começa; apenas se revela a si mesmo como algo sem principio nem fim, todo-penetrante, todo poderoso, primeiro motor imóvel, eternamente imutável.

Você diz que é feliz. Você é realmente feliz, ou você está apenas tentando convencer a si mesmo? Olhe para si mesmo sem medo e você irá perceber imediatamente que a sua felicidade depende de condições e circunstâncias, por isso ela é momentânea, não é real. A verdadeira felicidade flui de dentro.


Nisargadatta Maharaj



"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade". Carlos Drummond está certo; somos realmente felizes quando todos os músculos do corpo e, principalmente da face, estão descontraídos, esboçando um incessante e calmo sorriso como se estivéssemos flutuando no infinito. Essa felicidade que flui de dentro para fora, sem motivo aparente, que reflete um constante bem-estar, que nos faz sentir como âncoras no mundo da energia divina, que nos faz estender braços invisíveis de amor incondicional, que nos leva a  abraçar a tudo e a todos num ato sublime de entrega... não se pode descrever com palavras, mas suponho é assim que se sente um ser liberto, esse é realmente feliz! KyraKally 

Nenhum comentário:

Postar um comentário