Translate

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

CHAMA DE AMOR

Onde não há amor, põe amor e colherás amor.

Não fujas dos sofrimentos, porque neles está a tua saúde.

A alma que busca a Deus e permanece em seus desejos e comodismo, busca-o de noite e não o encontrará. Mas quem o busca através das obras e exercícios da virtude, deixando de lado gostos e prazeres, o encontrará, pois o busca de dia.

Nesta desnudez acha o espírito sua quietação e descanso, pois nada cobiçando, nada o fatiga para cima e nada o oprime para baixo, por estar no centro de sua humildade. Porque quando alguma coisa cobiça, nisto mesmo se cansa e atormenta.

A mosca que pousa no mel não pode voar; a alma que fica presa ao sabor do prazer sente-se impedida em sua liberdade e contemplação.

Senhor se comunica passivamente ao espírito, assim como a luz se comunica passivamente a quem não faz mais que abrir os olhos para recebê-la.

O caminho da vida é de muito pouco ativismo e barulho. Requer mais mortificação da vontade do que muito saber. 

Caminhará mais quem carregar consigo menos coisas e desejos.

A fé e o amor são os dois guias de cego que te conduzirão, através de caminhos desconhecidos, até os segredos de Deus.

Quando tiveres teus desejos apagados, tuas afeições na aridez e angústias, e tuas faculdades incapazes de qualquer exercício interior, não sofras por isso; considera-te feliz por estares assim. É Deus que te vai livrando de ti mesmo, e tirando-te das mãos todas as coisas que possuis.

O progresso da pessoa é maior quando ela caminha às escuras e sem saber.

À medida que Deus prova o espírito e o sentido, a pessoa vai adquirindo, com sofrimento, virtudes, forças e perfeição.

Deus quer mais de ti um mínimo de obediência e docilidade do que todas as ações que realizas por ele.

Abandone-se a alma nas mãos de Deus e não queira ficar em suas próprias mãos; fazendo assim e deixando livres as potências, caminhará segura.

Quando tiveres algum aborrecimento e desgosto, lembra-te de Cristo crucificado e cala-te.

Não basta que Deus que nos ame para dar-nos virtudes; é preciso que, de nossa parte, também o amemos, a fim de podermos recebê-las e conservá-las. 


São João da Cruz 




"João apresenta o desenvolvimento da alma humana através da purgação, iluminação e união com Jesus". Chega um tempo em nossa existência que espontaneamente seguimos o caminho da Cruz. É como se uma força suave e amorosa nos conduzisse, então com alegria e leveza a ela nos abandonamos. A imagem da Cruz é muito profunda e a mensagem deixada para a humanidade circula em nossas veias como uma lembrança viva. João da Cruz falava com muito propriedade que "O progresso da pessoa é maior quando ela caminha às escuras e sem saber". É a pura verdade, pois quando tentamos descobrir o significado das coisas é quando perdemos o grande mistério. As definições pertencem ao mundo, o mistério pertence a Deus. KyraKally

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário