Translate

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

PEREGRINA DA PAZ
 Este é o caminho da paz:

Supere o mal com o bem,
 a falsidade, com a verdade,
 o ódio, com o amor.

Quem dera que toda criança pudesse ter espaço para crescer, porque acredito que as crianças são um pouco como as plantas. Quando crescem muito próximas umas das outras, definham e adoecem, nunca alcançando seu pleno desenvolvimento. Necessitamos espaço para crescer.

Estou segura de que estava me preparando para a peregrinação quando li a Regra de Ouro da história: "Faz aos outros aquilo que queres que te façam" - referida de muitas formas e mostrando que cada cultura tinha diferentes maneiras de expressá-la. Pude confirmar isto em meu interior. Afetou minha vida inteira. De fato, houve algumas ramificações da Regra de Ouro que conservei até a peregrinação. Quando estava no segundo grau, tinha um pequeno lema: se quiser ter amigos, seja amigável. Analisando, nada mais é do que uma derivação da Regra de Ouro. Sabe-se que as pessoas reagem de acordo com as influências que se exercem sobre elas. Pratico isto hoje em dia em minha vida no meu pequeno lema: se quiser fazer a paz, seja pacífico.

Justo ao terminar meus dias de estudante, deparei-me com uma espécie de prova, porque todos meus amigos naquela época bebiam e fumavam. Havia tal pressão para a imitação naqueles dias - agora se chama pressão dos iguais - que em realidade me olhavam com despeito porque eu não fazia essas coisas. Certa vez, reunidos num salão, eu lhes disse: "Olhem, a vida é uma série de escolhas e ninguém pode detê-los de fazer as suas, mas eu também tenho o direito de fazer as minhas. E eu escolhi a liberdade".

Não estava muito longe na rota espiritual quando me familiarizei com o que os psicólogos chamam ego e consciente, o que eu chamo o eu inferior, e o eu superior, ou a natureza centrada em nós mesmos e a natureza centrada em Deus. É como se fôssemos duas pessoas distintas, ou como se tivéssemos duas naturezas ou duas vontades com dois pontos de vista opostos. Nosso eu inferior vê as coisas desde o ponto de vista de nosso bem estar físico somente - nosso eu superior considera nosso bem estar psicológico ou espiritual. Nosso eu inferior nos vê como o centro do universo - nosso eu superior, como uma célula no corpo da humanidade. 

Quando nos regemos por nosso eu inferior, somos egoístas e materialistas, mas quando seguimos os ditames de nosso eu superior, vemos as coisas de uma maneira realista, e encontramos harmonia dentro de nós mesmos e com os demais.

O corpo, a mente e as emoções são instrumentos que podem ser empregados tanto pela natureza centrada em nós mesmos, como pela natureza centrada em Deus. A natureza centrada em si mesmo utiliza estes instrumentos, mas nunca se é capaz de controlá-los porque existe um conflito constante. Só a natureza centrada em Deus pode controlá-los em sua totalidade.

Quando a natureza centrada em Deus toma lugar, 
encontramos a paz interior

O eu superior tem recebido muitos nomes maravilhosos dos altos líderes religiosos; alguns o chamam a força governante superior, a luz interior ou o Cristo que mora em nós. Quando Jesus disse: "O Reino de Deus está dentro de nós", estava se referindo obviamente ao eu superior. Em outro lugar se diz: O Cristo em nós, nossa esperança de glória, o Cristo que mora em nós. Jesus foi chamado o Cristo porque sua vida foi regida por esta força governante superior.

Levar nossas vidas em harmonia com as leis que governam este universo. Não foram criados apenas os mundos e os seres, senão também as leis que os regem. Aplicadas tanto na esfera física como na esfera psicológica, estas leis governam a conduta humana. Na medida em que sejamos capazes de entender e levar nossas vidas em harmonia com elas, nossas vidas estarão em harmonia. Na medida em que desobedeçamos estas leis, criaremos dificuldades para nós por nossa desobediência. Nós somos nossos piores inimigos. Se não estamos em harmonia por ignorância, sofremos um pouco; mas se entendemos melhor e ainda assim não estamos em harmonia, então sofremos muito.
O sofrimento nos empurra para a obediência.

Estou consciente de que há algumas leis bem conhecidas, pouco compreendidas e raras vezes praticadas; preceitos pelos quais devemos viver se desejamos encontrar a paz interior e exterior. Incluem-se as leis de que: o mal se vence unicamente com o bem;  só os bons meios podem alcançar um bom fim;  aqueles que fazem coisas desagradáveis ferem a si mesmos espiritualmente. Estas leis são as mesmas para todos os seres humanos e devem ser obedecidas para que a harmonia possa prevalecer.


Peregrina da Paz



"Mildred Lisette Norman aos 28 anos iniciou a sua primeira peregrinação atravessando os Estados Unidos de ponta a ponta, adotando para si o nome de "Peregrina da Paz", alegando que as pessoas que cruzassem o seu caminho deveriam olhar para a mensagem e não para o mensageiro. Foram suas as seguintes palavras: "Hei de peregrinar até que a humanidade haja aprendido o caminho da paz, caminhando até que me ofereçam abrigo e jejuando até que me deem alimento". Caminhou todos os dias, sem exceção de nenhum, até 1981 quando fez sua transição, aos 73 anos de idade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário