Translate

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO
Você não é honesto nem desonesto; dar nome a estados mentais só serve para expressar sua aprovação ou desaprovação. 
 
O problema não é seu, é só de sua mente. Comece por dissociar-se de sua mente. Recorde-se absolutamente que você não é a mente, e que os problemas da mente não são seus.
 
Seja consciente de si mesmo, vigie sua mente, dê a ela toda sua atenção. Não busque resultados rápidos; pode ser que não note nenhum. Sem que você saiba, sua psique mudará, haverá mais claridade em seu pensamento, mais claridade em seus sentimentos, mais pureza em sua conduta. 
 
Não tem que tratar de consegui-lo, ainda assim você testemunhará a mudança. Porque o que você é agora é a falta de atenção, e o que virá será o fruto da atenção.
 
Até agora sua vida foi obscura e inquieta. A atenção, o estado de alerta, a Consciência, a claridade, a vivacidade, a vitalidade, todas são manifestações de integridade, de unidade com sua verdadeira natureza. 
 
A verdadeira natureza é neutralizar a obscuridade e a inquietação e reconstruir a personalidade de acordo com a verdadeira natureza do Ser. 
 
A unidade com a verdadeira natureza é o servente fiel do ser, sempre atento e obediente. 
 
A atenção quer dizer interesse e amor. Para conhecer, fazer, descobrir, ou criar, você deve dar o seu coração a ela o que significa atenção. Todas as bênçãos fluem dela. Dedique toda sua atenção ao mais importante de sua vida, você mesmo. De seu universo pessoal você é o centro; sem conhecer o centro, o que pode conhecer?

O problema da humanidade não é outro senão o mau uso da mente. Todos os tesouros da natureza e do espírito estão abertos para o homem que utiliza a mente de forma correta. 

 
 
Nisargadatta Maharaj
 
 
 
 
 
Buda nos diz que 'o segredo da saúde mental e corporal está em não lamentar o passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente'. A mente preocupa-se com o passado e o futuro, por isso nos surpreendemos quase sempre lamentando "as ocasiões perdidas". Oportunidades Deus nos dará sempre, todavia à medida que as desperdiçamos elas vão se tornando cada vez mais complexas; então, para que dificultar a própria existência ? Sabemos que o caminho para viver bem é estar focalizado no presente. Ora, façamos a experiência! KyraKally

Nenhum comentário:

Postar um comentário