Translate

sábado, 6 de novembro de 2021

 MOMENTOS DE REFLEXÃO
Ensinamentos da Mãe

O corpo foi feito para fazer yoga. O período que a pessoa passa sobre a terra é aquele no qual pode fazer progresso. A pessoa não progride depois de deixar o corpo. A vida material é essencialmente a vida de progresso, é aqui que se pode progredir.

Fora da vida material (após deixar o corpo), a pessoa descansa, ou fica inconsciente, ou pode ter períodos de assimilação. Portanto, quando você toma um corpo é para progredir, e quando o deixa o período de progresso terminou.

E o verdadeiro progresso é sádhana (prática espiritual); este é o mais consciente e rápido progresso. Do contrário, a pessoa vai progredir com o ritmo da Natureza, o que significa que pode levar séculos e milênios para acontecer um progresso mínimo. Mas o verdadeiro progresso é feito através da sádhana.

No yoga, a pessoa pode fazer em curto tempo aquilo que de outro modo levaria um tempo interminável. É por isso que, quando está no corpo, a pessoa deve tirar vantagem disso e não perder tempo dizendo: “Mais tarde, mais tarde.” É bem melhor fazer agora. Os anos que você passa sem fazer nenhum progresso são anos perdidos, dos quais mais tarde certamente se lamentará.


Pergunta: Você disse: “O mundo todo está num processo de transformação progressiva.” Então por que os homens lutam entre si?

A Mãe: Talvez este seja seu modo de progredir! (risada) Você não progride sempre de modo aparentemente harmonioso. Todos que fazem yoga sabem que não é uma coisa que sempre segue em paz e harmonia, e que às vezes existem batalhas interiores, você tem que combater inimigos dentro de si que querem evitar seu progresso. Isto significa guerra.

Você não deve crer que o progresso espiritual consiste em sentar e meditar! Existem dificuldades a serem conquistadas. E isto significa lutar contra algo. Existem pequenas guerras, existem grandes guerras; além disso o que é esta guerra dos homens sobre a Terra, vista por exemplo pelos Titãs para quem os homens não são maiores que formigas? Quando você olha numa luta entre formigas, você a acha muito natural! Você pode até mesmo olhar com interesse e sorrir e dizer: “Olhe, as formigas estão lutando!”

Bem, para as forças titânicas do universo, os homens lutando sobre a Terra são como formigas lutando, isso nada significa. Não julgue de acordo com a medida da consciência humana.

Para o homem, a Natureza é uma coisa monstruosa. Ela é tão formidável, todas as forças à sua disposição, todos os movimentos que ela cria. E o que sabemos é apenas o que acontece na Terra! Pelo conhecimento especulativo, você imagina o que acontece no resto do universo; mas estes conflitos e jogos das forças são formidáveis em proporção à consciência humana. Estas coisas, comparadas à duração humana, duram quase eternamente.
 
Portanto, imensidão no tempo, imensidão no espaço, isso para a consciência humana é algo quase incompreensível. Mas para essas forças, as dimensões e movimentos humanos têm quase a mesma proporção (ou talvez ainda menos) que o mundo das formigas para nós.


Em toda religião, dizem a você que “esta é a verdade”, e você se conforta. Isto é muito conveniente, você não precisa tentar entender. Você pensa que aqueles que não creem no mesmo que você estão no erro, e você inclusive ora pelos que estão fora da “Verdade”. Mas em todas as religiões há pessoas que sabem mais e não creem nestas coisas.

Conheci alguém assim, da fé católica. Ele era um grande homem. Eu lhe disse: “Por que vocês usam este método? Por que perpetuam a ignorância?” Ele respondeu: “É a política da paz mental. Se não agirmos assim, as pessoas não nos ouvirão. Existem em nossa religião, assim como nas antigas iniciações, pessoas que têm o verdadeiro conhecimento. Mas elas são proibidas de falar sobre isso. Todas essas imagens religiosas são símbolos que representam algo diferente do que é ensinado. Mas isso não é revelado às pessoas.”

E a razão para isso é muito generosa e gentil (de acordo com ele): “As pessoas que têm um cérebro minúsculo – e há muitas assim – se lhes dissermos algo muito elevado, muito grandioso, isto as perturba e elas se tornam infelizes. Para que perturbá-las inutilmente? Elas não têm capacidade para encontrar a verdade. Se, no presente, você lhes disser: ‘Se tiverem fé nisto, irão para o céu’, elas ficam felizes”.

É por isso que as religiões se perpetuam, de outro modo não haveria religiões. Notem que digo isto a vocês porque sei que aqui vocês estão libertos das religiões. Se houvesse alguém aqui que tivesse uma religião na qual acreditasse, eu lhe diria: “Está muito bem, mantenha-se na sua religião.

Pergunta: Por que a força divina perturba as pessoas?

Mãe: Porque é forte demais para elas. É como se estivessem no meio de um grande ciclone. Acontece às vezes que o vento é tão violento que você não consegue permanecer em pé – você tem de esperar e esperar até o vento terminar. Bem, as forças divinas são mil vezes mais fortes que um vento de ciclone. Se você não tiver uma receptividade muito grande, uma base extremamente sólida de calma, equanimidade e paz interior, elas vêm e o carregam embora como um furacão, e você não consegue resistir a elas.

Dá-se o mesmo com a luz; algumas pessoas sentem dor nos olhos quando olham diretamente para o sol e são obrigadas a colocar óculos escuros, porque a luz solar é forte demais para elas. Mas é apenas luz solar. Quando você for capaz de olhar a luz do mundo espiritual, ela aparecerá tão brilhante que a luz solar parecerá como que uma mancha escura. A pessoa deve ter olhos fortes e um cérebro sólido para suportar a luz supramental, ela deve estar bem preparada e ter uma base em algo extremamente calmo e vasto – e raramente há um em um milhão que esteja assim preparado.

A maioria das pessoas ainda tem muito trabalho a fazer (praticando yoga), antes de estarem prontas. Conheci um rapaz na França que era um ótimo músico, costumava tocar violino admiravelmente. Mas seu cérebro não era muito forte, era apenas o forte suficiente para ajudá-lo em sua música, nada mais. Ele costumava frequentar nossos encontros espirituais e, de repente, teve a experiência do infinito; no individual finito veio a experiência do infinito. Mas isto perturbou tanto o rapaz que ele não pôde aproveitar esta experiência! Nem mesmo podia tocar mais sua música. A experiência então teve de ser cessada porque era poderosa demais para ele. Este é um exemplo de quando a mente é fraca demais.

Pergunta: Você disse que os seres do mundo vital são atraídos pela vida espiritual. Por que?

Mãe: Eles são atraídos, mas isto não quer dizer que eles decidiram sinceramente seguir a vida espiritual. A principal característica destes seres é a falsidade: sua natureza é feita de fraude. Eles têm um poder de ilusão; podem tomar a aparência de seres divinos ou superiores, podem aparecer numa luz ofuscante, mas as pessoas verdadeiramente sinceras não são enganadas, elas sentem imediatamente algo que as avisa.

Mas se a pessoa gosta do maravilhoso, o inesperado, se ela ama coisas fantásticas, se gosta de viver um romance, então é facilmente enganada. Hitler, por exemplo, estava em contato com um ser que ele considerava como o Supremo: este ser lhe aconselhava o que fazer. Hitler costumava se retirar em solidão e permanecer ali pelo tempo necessário para entrar em contato com seu “guia” e receber dele inspirações que ele executava mais tarde fielmente.

Este ser que Hitler tomou pelo Supremo era um Ásura (um poderoso ser voltado para o mal), um que é chamado o “Senhor da Falsidade” em ocultismo, mas que se autoproclamava “Senhor das Nações”. Ele tinha uma aparência brilhante e poderia enganar qualquer um, exceto aquele que tem conhecimento oculto e pode ver atrás da aparência. Ele enganaria qualquer um, ele era esplêndido. Geralmente ele costumava falar com Hitler usando uma couraça e um elmo; um tipo de chama saía de sua cabeça e havia uma atmosfera de luz ao redor dele, tão ofuscante que Hitler dificilmente podia olhar para ele. Ele costumava dizer a Hitler tudo que ele tinha de fazer.

Ele decidiu fazer Hitler cometer todas as extravagâncias possíveis, até o dia que ele quebrasse seu pescoço, o que aconteceu. Hitler tinha grandes capacidades mediúnicas, mas lhe faltava inteligência e discriminação. Ele engolia tudo que esse ser lhe dizia, e este o fazia como uma distração, não levava a vida muito a sério. Para estes seres, os homens são coisas minúsculas com as quais eles brincam, como um gato brinca com um rato, até finalmente comê-los. Esses seres apenas aparecem a pessoas que gostam deles; deve haver muita ambição, vaidade, combinadas com muita estupidez e um terrível orgulho – é com estas coisas que aqueles seres brincam.

Os seres do mundo vital são imortais – eles não podem morrer. Eles podem ser destruídos, mas é apenas a força espiritual pura que pode destruí-los. Esta é uma força luminosa, de ofuscante brancura, tão brilhante que se olhos comuns olharem para ela, ficarão cegos. Quando essa luz os toca, esses seres se dissolvem imediatamente, se liquefazem.

A origem destes seres é anterior à dos devas (deuses, arcanjos); eles são as primeiras emanações, os primeiros seres individuais do universo. Enquanto forem necessários para a evolução universal, eles existirão. O dia em que perderem sua utilidade, serão convertidos ou desaparecerão. Além disso, eles sabem que se aproxima sua hora final (de permanência neste planeta), e é por isso que estão fazendo tanto dano quanto podem. Existem quatro deles. O primeiro foi convertido (às forças do bem), um outro foi dissolvido em sua origem. Dois ainda vivem e são mais ferozes que os outros. Um é conhecido em ocultismo como o “Senhor da Falsidade”, o outro é o “Senhor da Morte”. Enquanto estes dois seres existirem, haverá dificuldades (para as forças do bem neste planeta).

As forças hostis, em sua relação com os seres humanos, têm um malvado prazer em testá-los. Por exemplo, se você não é muito forte e sincero, e diz a si mesmo, “Estou seguro da minha fé”, imediatamente algo acontece que vai tentar balançar sua fé completamente. Esta é a diversão daquelas forças.

Quando alguém se gaba de algo, “Estou certo disso, nunca farei esse erro”, imediatamente vejo uma formação hostil passando ali, e entrando e preparando tudo para que você faça exatamente o que não queria fazer. Mas isso é uma diversão, é algo para te atrapalhar o progresso (a Mãe ri). Mas se você souber levar, isso pode ajudá-lo a progredir. Você diz, “Bom, da próxima vez não me gabarei.”
 
Como essas forças são muito conscientes nos planos mental e vital, a pessoa nem tem de dizer as palavras. Por exemplo, se você se esforçou para corrigir um mau hábito ou uma fraqueza e teve um certo sucesso. Então, se apenas mentalmente disser a si mesmo que teve sucesso, no momento seguinte as forças hostis testam você.

Isto é uma coisa muito certa, porque existem muitas testemunhas (espirituais) ao seu redor que são notoriamente maliciosas, e isto as diverte terrivelmente. Às vezes, inclusive, eu as ouço rir quando alguém diz algo francamente. E no momento seguinte, tudo está desfeito.

A Mãe, do Sri Aurobindo Ashram
http://yoga-ensinamentos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário