Translate

sábado, 29 de maio de 2021

 VER E OUVIR


A visão e a audição devem ser educadas, tanto quanto as palavras e as maneiras.

Em visita ao lar de alguém, aprendamos a agradecer o carinho do acolhimento sem nos determos em possíveis desarranjos do ambiente.

Se ouvimos alguma frase imperfeitamente burilada na voz de pessoa amiga, apreciemos a intenção e o sentimento, na elevação em que se articula, sem anotar-lhe o desalinho gramatical.

Veja com bondade e ouça com lógica.

Saibamos ver os quadros que nos cercam, sejam eles quais forem, sem sombra de malícia a tisnar-nos o pensamento.

Registrando anedotas inconvenientes, em torno de acontecimentos e pessoas, tenhamos suficiente coragem de acomodá-las no arquivo do silêncio.
 
Toda impressão negativa ou maldosa que se transmite aos amigos, em forma de confidência, é o mesmo que propinar-lhes veneno através dos ouvidos.
 
Em qualquer circunstância, é preciso não esquecer que podemos ver e ouvir para compreender e auxiliar. 
 
Andre Luiz, do livro "Sinal Verde"- medium Franciso Cândido Xavier http://www.caminhosluz.com.br  
 
Ouvir e Escutar
 
A arte da escuta é algo divino.
 
Se você puder escutar corretamente, aprenderá o segredo mais profundo da meditação.
 
Ouvir é uma coisa, escutar é totalmente diferente; são mundos separados. Ouvir é um fenômeno físico; você ouve porque tem ouvidos.
 
Escutar é um fenômeno espiritual; você escuta quando tem atenção, quando seu interior se une a seus ouvidos. Escute os sons da natureza e da mesma forma escute as pessoas. Escute sem impor coisa alguma ao que você está escutando – não julgue, pois no momento em que você julga, a escuta cessa.
 
Uma pessoa realmente atenta permanece sem tirar conclusões, nunca conclui sobre coisa alguma, porque a vida é um processo, não se esgota no seu julgamento. Somente os tolos podem concluir; o sábio hesitará ante as conclusões.
 
Escute, portanto, de uma forma aberta, atenciosa, alerta e receptiva. Simplesmente esteja presente, totalmente com o som que o circunda. Você ficará surpreso, pois perceberá que está realmente escutando e, ainda assim, haverá silêncio.

Osho
http://sociedadeblog.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário