Translate

sábado, 8 de maio de 2021

A GRAÇA DIVINA

 
Pergunta: Como aceitar a Graça Divina com gratidão?

A Mãe: Ah! Primeiro de tudo, você deve sentir a necessidade dela. Deve ter uma certa humildade interior que te faz consciente de seu desamparo sem a Graça, que sem ela você está incompleto e fraco.

Mesmo pessoas que nada sabem, quando se encontram em circunstâncias difíceis ou com um problema a ser resolvido, percebem que estão perdidas, não sabem o que fazer – então acontece, há algo dentro delas como um tipo de chamamento por algo que possa fazer o que elas não podem. Esta é a primeira condição.

E então, se você se conscientizar de que apenas a Graça Divina pode te salvar, dar a solução e a força, naturalmente uma intensa aspiração desperta em ti. Se você chamar e aspirar, e esperar ter uma resposta, você se abrirá à Graça. E mais tarde, a Graça responderá, te tirará do problema ou da dificuldade.

Mas ao estar livre do problema, não esqueça que foi a Graça que te salvou, não pense que foi você mesmo que resolveu tudo. Este é o ponto mais importante. Muitas pessoas, assim que a dificuldade se vai, dizem: “No final das contas, eu me livrei da dificuldade muito bem.” E assim você fecha a porta e não pode mais receber nada. E novamente precisa de uma aguda agonia, uma terrível dificuldade, para que essa estupidez se vá mais uma vez, para perceber mais uma vez que sozinho você nada pode.

Porque apenas quando você se conscientiza de que é fraco, é que começa a se abrir um pouco e a ser menos rígido. Mas enquanto pensa que tudo depende de sua própria habilidade e capacidade, não apenas você fecha a porta, fecha na verdade várias portas uma sobre a outra, e as tranca. Você se tranca numa fortaleza e nada pode entrar ali. Esta é a grande inconveniência: a pessoa se esquece muito rapidamente de como se livrou de seus males.


Pergunta: Mas Mãe, mesmo quando alguém tenta pensar que não tem poder, há algo dentro dele que acredita que é poderoso.

A Mãe: Ah, sim! Ah, é muito difícil ser sincero. É por isso que se recebem tantos golpes, e às vezes alguns terríveis, porque isto é a única coisa que quebra a estupidez. Apenas quando a pessoa está numa situação muito dolorosa, é que essa estupidez se derrete um pouco. Quantos golpes são necessários na vida para a pessoa saber profundamente que ela nada é, nada pode fazer, que ela não existe sem a Consciência Divina dentro dela! No momento que a pessoa sabe isso, todas as dificuldades vão embora. Mas esse momento demora muito para chegar.
 
A Mãe, do Sri Aurobindo Ashram
http://yoga-ensinamentos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário