Translate

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

É DOCE SER LIVRE


Sutra 35

Olhe para dentro -
A elevação e a queda.
Que felicidade!
Como é doce ser livre.


O subir e descer da respiração, esse é o modo de olharmos para dentro. Muitos disseram "olhe para dentro". Sócrates disse: "Olhe para dentro, conhece-te a ti mesmo", mas ninguém deu o método exato. Buda lhe dá o método exato: o subir e descer da respiração. É por meio da respiração que você está conectado. A respiração é a ponte entre sua alma e seu corpo. Se você puder observar sua respiração subindo e descendo, lenta, lentamente, você será capaz de ver o corpo como algo separado de você mesmo e também a respiração como algo separado de você mesmo, porque o vigilante não pode ser o vigiado, o observador não pode ser o observado. 

De repente, num certo dia, você perceberá que você é a testemunha de tudo isso. E a testemunha é certamente transcendental a tudo o que ela testemunha. Nesse exato momento, a liberdade terá acontecido a você.

Osho Silence
http://blogdoosho.blogspot.com



A RESPIRAÇÃO DA VIDA

Respirar é o maior guru de todos. Está sempre presente, lembrando-nos da natureza impermanente das coisas.

Respirar nos ensina a estar em paz com a transitoriedade e as constantes mudanças. Dentro e fora, dentro e fora, a respiração está sempre se movendo. Às vezes é profundo e lento, às vezes é rápido e superficial, mas é sempre dinâmico. E, no entanto, no meio desse movimento, há algo que nunca se move, algo em perfeito silêncio, perfeitamente em paz, registrando cada respiração, mas nunca mudando por si só. Silêncio absoluto, no meio da respiração ... Quem respira?

Sabemos que a respiração pode parar a qualquer momento, sem aviso prévio. Respirar é frágil e permeia a vida com sua beleza. Isso nos lembra o gosto agridoce das coisas. É um presente que a vida se dá. A inteligência do cosmos se move através de nós, dentro de nós, como nós, e não estamos separados dessa inteligência, nem por um instante. Cada respiração é o lembrete de nossa vastidão.

Quando alguém para de respirar, dizemos que ele morreu. Quem estava respirando? Quem parou de respirar?

Respirar é livre de histórias. "Oh não, nem mais um suspiro!" "Eu gostaria de poder voltar para a trégua anterior!" "Eu quero mais respirações!" são considerações que a respiração nunca faria, apenas a mente faria. Para a respiração, não há passado nem futuro, apenas presente. Somente a mente se enreda com o tempo. A inalação nunca diz "eu gostaria de ser exalada". A expiração nunca diz "Gostaria de ter nascido como uma inspiração". Nenhum fôlego está tentando vencer, nem ser melhor que o anterior para encontrar objetivos no futuro, tornar-se algo que nunca pode se tornar, algo permanente. Para respirar, existe apenas o Agora. Só isto. A respiração está profundamente enraizada na presença. Você está procurando presença? Nele você sempre encontrará incentivo.

Nós escolhemos respirar? Ou estamos sendo respirados? Antes que você pudesse pensar em algo, estava respirando? Você estava respirando? No sono profundo, na ausência de qualquer sonho sobre um "eu", a respiração ainda ocorre? A respiração precisa de uma história sobre um "eu"? Somos nós quem está no controle?

Além de "minha respiração", além de "eu estou respirando", existe apenas uma respiração em si, universal e livre. O que me respira, também respira, nós realmente não somos dois. O que respira dinossauros, o que respira flores, o que respira o Big Bang também respira esta forma. Uma consciência, uma respiração, para sempre. Expansão e contração, o batimento cardíaco do cosmos. E em sua essência íntima, a profunda quietude.

Somos inseparáveis ​​do grande mistério. Deixe sua respiração lhe mostrar o caminho. Não importa o que esteja acontecendo na história de sua vida, deixe sua respiração lembrá-lo de sua presença calorosa.

Jeff Foster
https://ja-jp.facebook.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário