Translate

segunda-feira, 19 de março de 2018

NÃO ABORREÇA A TRISTEZA 
COM A BUSCA DO PRAZER



Pergunta: Sendo a vida individual uma coisa tão triste, não seria um ato de bondade propagar tão intensamente quanto possível o conhecimento de restrição dos nascimentos impedindo assim o nascimento de maior número de indivíduos?

 
Krishnamurti: Duvido que esta pergunta seja feita com total honestidade. Não se trata de outros indivíduos — vós é que estais aqui. Sempre vos estais referindo a outrem, com o desejo de salvar a outrem. Esta pergunta é ridícula, pois que sempre há de haver indivíduos. Pode haver mais ou menos, pelo uso do controle de nascimentos, porém sempre os haverá. Não é uma questão de quantidade, de muitos ou de poucos, porém sim, do uso em que está todo o universo.

Se empreenderdes a existência individual, não se tratará mais de uma questão de tristeza ou de prazer. Tanto a tristeza como o prazer constituem igualmente o solo onde o indivíduo tem de crescer. 
 
Quando compreenderdes isto, não mais aborrecereis a tristeza, abrindo as portas ao prazer, não fugireis da tristeza buscando o gozo, porém tereis a ambos na mesma conta impessoal. Encarais todas as coisas de um ponto de vista pessoal, do ponto de vista do indivíduo, do ponto de vista separatista; e enquanto existir este ponto de vista, sempre existirá a tristeza, pois que estareis conscientes da separatividade, da limitação.


 
Krishnamurti
http://pensarcompulsivo.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário