Translate

sexta-feira, 2 de março de 2018

 MAIS MOMENTOS COM OSHO


MARAVILHAR-SE

O conhecimento destrói a capacidade de maravilhar-se. O maravilhar-se é uma das experiências mais valiosas da vida, e o conhecimento o destrói.
 
Quanto mais você conhece, menos você se maravilha, e quanto menos você se maravilha, menos a vida significa para você.
 
Você não está animado com a vida, não está surpreso – você começa a ficar indiferente às coisas.
 
O coração inocente está continuamente maravilhado, como uma criancinha juntando conchas ou pedras coloridas na praia, ou correndo para lá e para cá em um jardim atrás de borboletas e se surpreendendo com tudo. É por isso que as crianças fazem muitas perguntas.
 
Se você for dar um passeio com uma criança, começará a se sentir exausto, porque a criança fica perguntando sobre isso e aquilo, fazendo perguntas que não podem ser respondidas: “Por que as árvores são verdes?”; e: “Por que a rosa tem essa cor?”
 
Mas por que a criança está perguntando? Ela está intrigada, está interessada em tudo. A palavra interesse vem de uma raiz que significa “estar envolvido”: inter-esse. A criança está envolvida com tudo o que está acontecendo.
 
Quanto mais você se torna culto, menos permanece envolvido com a vida. Você simplesmente passa… não está interessado na vaca, no cachorro, na roseira, no sol e no pássaro; você não está interessado.
 
Sua mente ficou muito estreita; você apenas vai ao escritório e volta para casa, está apenas correndo atrás de mais e mais dinheiro, e isso é tudo. Ou atrás de poder, mas você não está mais relacionado com a vida em sua multidimensionalidade.
 
Estar maravilhado é relacionar-se com tudo e estar constantemente receptivo.


DESAPEGAR-SE 


Não se agarre a nada.


Agarrar-se é a causa de sermos inconscientes.
 
Se você começar a se desprender, uma tremenda liberação de energia acontecerá dentro de você.

A energia que estava envolvida no apego às coisas, trará um novo amanhecer ao seu ser, uma nova luz, uma nova compreensão, um tremendo descarregar – nenhuma possibilidade para a miséria, para a agonia, para a angústia.

Ao contrário, quando todas essas coisas desaparecem, você se encontra sereno, calmo e tranquilo, numa alegria sutil. Haverá um riso em seu ser.

Se você se tornar desapegado, você será capaz de ver como as pessoas estão apegadas a coisas triviais, e o quanto elas estão sofrendo por isso.
 
E você rirá de si mesmo, porque você também estava no mesmo barco antes. O desapego é certamente a essência do caminho.
 
 
ENTREGAR-SE 
 
 
Entregue tudo para o todo.
E veja: essa existência infinita segue perfeitamente.
 
A energia que cuida de milhões de estrelas também pode cuidar de você.
 
Você não precisa carregar esse fardo na sua cabeça, você pode confiar.
 
E basta algumas poucas experiências de confiança e então você nunca mais será pego na velha armadilha de novo, porque você irá saber que as coisas estão sendo bem cuidadas.
 
Você terá que criar um tipo diferente de espaço.
Um espaço diferente será necessário.
 
Tal espaço se chama confiança, entrega, relaxamento, fé, amor, ou como quer que você queira chamá-lo.
 
Uma vez que esse espaço seja criado, você começa a se movimentar num plano totalmente diferente. Você entra numa nova dimensão:
é a dimensão sem morte,
é a dimensão sem medo.
E então você viverá totalmente,
audaciosamente, 
e qualquer coisa que você faça,
você estará totalmente nela, 
completamente nela.
 
Cada ato se tornará um caso de paixão e muito criativo, não apenas nas coisas que você cria do lado de fora, mas em alguma coisa que integra você também internamente.


https://oshoemportugues.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário