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domingo, 4 de março de 2018

AFIRMAÇÕES E CONTRADIÇÕES
 NOS LEVAM À VERDADE



Pergunta: Como podem duas publicações de títulos tão contraditórios como as que se seguem: “O Caminho” e “Realidade sem Caminhos”, ser publicadas, pelo mesmo autor?

Krishnamurti: A resposta é muito simples. Uma tal foi escrita há seis ou sete anos, a outra recentemente. O Caminho foi escrito por mim quando eu ainda dividia a vida neste mundo de enganos. Agora, para mim, não há mais coisa que se pareça com divisão de vida: ela é tudo, pois que a vida reside em toda a coisa, em toda a haste de relva, em toda a pedra, em toda a folha, em todo coração e mente humanos. Para essa verdade não há caminhos, porque ela está em cada mente e em cada coração. Esta verdade não exige caminhos. O que ela exige é concentração, acautelamento, recolhimento, conduta, comportamento. Para isto, não necessitais de caminhos — é a existência de todos os dias que a ela vos conduz. Quando me apercebi disto plenamente, Realidade sem Caminhos veio à existência. Assim, pois, é perfeitamente possível escrever algo em uma época e contradizê-lo mais tarde. É pela afirmação e pela contradição que se chega à verdade. Em vós deve existir toda a contradição e afirmação, pois que a Vida contém tudo. Pela contínua busca, pelas contradições, pelas afirmações, pelas estatuições positivas é como se chega à verdade. Então, não mais sereis colhidos pelo apego, pela cobiça, pelas posses, pela avareza; então, em vossa mente haverá tranquilidade que não conhece separação; então o pensamento será ilimitado, pelo fato de haver tocado essa fonte de realidade que é Onipresente, Onisciente, que é a própria vida existente por si mesma e em todo o ser humano.
 
 
Krishnamurti 
http://pensarcompulsivo.blogspot.com.br




As contradições do mestre

Se você encontrar um homem muito consistente, evite-o, porque isso significa que ele está tão somente filosofando. Ele ainda não experimentou coisa alguma, não é um homem sincero. Um homem sincero é aquele que simplesmente diz o que é o caso – se aquilo o contradiz, se aquilo é consistente ou inconsistente, não faz diferença.

Lembre-se da definição zen da verdade: “Verdade é aquilo cuja contradição é também verdade.”. Assim, um homem de sinceridade tem de ser paradoxal. E é aí que nos perdemos. Se você encontra paradoxos, fica pensando: “Esse é um homem inconsistente; como pode ser verdadeiro?”. Você tem uma idéia de que a verdade precisa ser consistente – e isso o impede de encontrar budas. E você cai no laço dos lógicos, dos filósofos, dos pensadores.

Um buda é basicamente, fundamentalmente, tacitamente, paradoxal – porque vê a verdade em sua totalidade. E a totalidade é paradoxal. A verdade é ambos: dia e noite; amor e meditação. A totalidade é ambos: isto e aquilo; visível, invisível. A totalidade é tanto nascimento quanto morte, e nenhum dos dois. Totalidade significa que a coisa toda é tão complexa que você não pode fazer nenhuma afirmação consistente a respeito. Você tem de ficar se contradizendo.

Se você puder encontrar um homem de contradições, pode ser que esteja perto de alguém que sabe. Verdade é aquilo cuja contradição é também verdadeira. Procure pela sinceridade através do paradoxo... Ele é tão sincero que está pronto para se tornar inconsistente. Sua sinceridade é tal que ele está pronto para ser chamado de louco. Sua sinceridade é tal que ele não tenta convencê-lo através da lógica.

Ele não é um vendedor. Ele não está preocupado em convencê-lo. Ele apenas declara o que for caso – se você fica convencido ou não, é com você. Ele não está, de maneira alguma, interessado em forçar qualquer coisa sobre você. Ele está pronto para ajudar, não para coagir.



Osho, Take it Easy
https://www.oshosukul.com

 

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