Translate

terça-feira, 13 de março de 2018

A ARTE DE AMAR




... Noventa e nove por cento do que as pessoas chamam de amor, nada mais é que necessidade. E não se perturbe muito com isso. A condição da mente da humanidade é tal que esse é o estado natural. Porque você necessita, naturalmente se torna dependente. E assim, todo amor cria escravidão e um círculo vicioso: a pessoa não quer estar numa escravidão, ela não quer ser dependente – isso fere o ego – daí ela se afasta. Mas quando ela se afasta, as suas necessidades não são atendidas, daí ela se sente faminta e volta novamente. Isso se torna um movimento constante: aproximando-se e indo embora. É assim que o pêndulo da mente fica se movendo. E não existe maneira alguma de decidir, porque quando você está fora, começa a sentir a necessidade. O amor é alimento! 
 
Mas este é o estado natural de uma mente inconsciente, assim não anseie por algo melhor do que isto. Neste momento nada melhor é possível. Se você quiser alguma coisa melhor você terá que mudar o seu estado de mente, não o seu relacionamento. Compreende...? Você está tentando mudar o relacionamento – isso não é possível. Com essa mente, somente é possível isso que está acontecendo. Você tem que aceitar isso e curtir. Curta isso o máximo e o melhor que puder, mas mudar isso você não pode. 
 
Se você quiser mudar isso, não será mudando diretamente; você terá que mudar a sua mente, você terá que mudar a sua consciência. Você terá que se tornar mais meditativo, você terá que se tornar mais consciente, somente isso poderá trazer alguma mudança em seu amor.Somente quando a mente se tornar maior, chegar ao mais alto nível de consciência, o amor se tornará mais elevado. Com um certo tipo de mente, um certo de amor existe; você não pode mudar o amor. O amor é dependente do estado da mente. 
 
Pouquíssimas pessoas no mundo são amorosas, e é por isso que há tanta amargura. Todos querem ser amorosos, todos querem ser amados, mas ninguém quer “aprender a arte de amar”. É uma grande arte. Você nasceu somente com o potencial, mas o potencial tem de ser transformado em real, tem de se converter em realidade. O primeiro passo é se tornar mais alerta.  
 
As pessoas são inconscientes, por isso querem amor. Querem amar, mas, como são inconscientes, fazem só o contrario. Elas destroem seu próprio amor, destroem todas as possibilidades de amor, e depois se sentem péssimas. E culpam o destino, Deus — culpam tudo, exceto a si próprias. A pessoa alerta culpa sempre a si própria, pois está ciente do fato de que seus desejos e suas ações são opostos, se contradizem.  
 
O requisito básico é estar ciente. A arte de estar ciente torna-se a arte de amar, a arte de ser feliz. É a essência da religião.
 
 
Osho 
Mensagem recebida por email sem identificação da fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário