Translate

domingo, 28 de janeiro de 2018

POR MEIO DO MEDO
 O HOMEM CRIA DEUS


Pergunta: Imaginais que a experiência Russa de suprimir “Deus” constitui um movimento na direção acertada?

Krishnamurti: O homem cria a Deus por meio do medo. Os Russos, como qualquer outro povo, podem destruir a ideia de Deus; se, porém, continuar o medo, criar-se-ão novos deuses; portanto, o assunto resume-se no medo, na busca de objetos externos para encontrar a realidade, quando essa verdade reside dentro de nós mesmos. A partir do momento em que objetiveis a realidade, dar-se-á necessariamente a criação de um “eu sou” maior, projetado como Deus. Porém, a totalidade, onde não existe nem elemento objetivo nem subjetivo, não existe coisa que se pareça com “tu” e “eu”. Havendo “tu” e “eu” há separação e daí a ilusão do objeto e sujeito; e desta divisão provém o medo, do medo nascendo a busca de conforto. A este santuário de conforto dais nomes, como — “Deus”.

O propósito do homem é chegar a ser pura Vida, ao passo que a maioria das pessoas ainda são sub-humanas. Isto não é acusação; explicarei o que quero dizer. A Natureza preenche-se a si mesma no homem; isto é, a função da Natureza é a de criar seres autoconscientes separados, o indivíduo. E a finalidade do homem é chegar a ser completo, integral, e não mais conhecer a separação. Por isso, vós, como indivíduos, tendes que ser homens puros, sem características de vida sub-humana, como cobiça, instinto de arregimentar-se, o amor das posses, a crueldade. Quando estiverdes libertos destas coisas sereis o homem puro, tereis realizado a totalidade da vida sem distinção, sem o sentimento de serdes o sujeito de algo.

Fazeis muitas experiências com imagens esculpidas criadas pelo homem por meio do medo, se, porém, não removeis o temor de dentro de vós mesmos, de nada serve destruir meramente as coisas exteriores. Portanto, cuidais de que vós, como indivíduos, estejais livres de temor. Somente podeis colocar à prova a extensão de vossa liberdade no que concerne ao medo se a ele não cederdes, pois quanto mais cederdes ao medo, mais ele crescerá. Podeis eliminar igrejas, religiões, e deuses, se, porém, não houverdes removido a causa dessas coisas, que é o medo, será vã a mera destruição das suas manifestações.


Krishnamurti
pensarcompulsivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário