Translate

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

CITAÇÕES DE OSHO SOBRE YOGA


Parte I

Yoga É Apenas Uma Tecnologia

“A tecnologia vem da mente, e tecnologia religiosa também vem da mente – yoga, mantra, yantra. Yoga significa posturas do corpo, que podem ajudá-lo a ir fundo dentro de si mesmo; elas são criadas pela mente. Isso é tecnologia religiosa. É por isso que a yoga não é parte de nenhuma religião em particular. Pode haver yoga cristã, pode haver yoga hindu, há certamente yoga budista, yoga jaina – pode haver tantas Yogas quanto religiões. Yoga é apenas uma tecnologia. Nenhuma máquina é hindu, nenhuma máquina é maometana. Você não vai ao mercado comprar um carro maometano ou um carro hindu. Máquinas são simplesmente máquinas. Yoga é tecnologia. Mantra é tecnologia, ela é criada pela mente. De fato, mantra vem da mesma raiz que a mente – ambos vêm da palavra sânscrita homem. Uma ramificação se torna mente, e a outra se torna mantra – ambas são parte da mente”.


O Elemento Básico Da Existência Para Yoga É o Som

“Assim como os físicos pensam que o todo consiste de nada mais que os elétrons, energia elétrica, yoga pensa que o todo é composto de nada mais que os elétrons de som. O elemento básico da existência da yoga é som porque a vida nada mais é do que uma vibração. A vida não é nada exceto uma expressão do silêncio. A partir do silêncio nós viemos e no silêncio nos dissolvemos novamente. Silêncio, espaço, nada, não ser, é o seu centro mais profundo, o eixo da roda. A menos que você chegue a esse silêncio, o espaço onde nada mais resta exceto o seu próprio ser, a liberação não é alcançada. Esta é a estrutura da yoga.

Eles dividem o seu ser em quatro camadas. Eu estou falando com você, esta é a última camada. Yoga a chama de vaikhari, a palavra significa  ‘realização’, florescimento. Mas antes que eu fale para você, antes de eu pronuncie algo, se manifesta em mim como um sentimento, como uma experiência, essa é a terceira fase. A yoga chama de madhyama, ‘a metade’. Mas antes algo é experimentado dentro, move-se na forma de uma semente.

Você não pode experimentar isto normalmente, a menos que você seja muito meditativo, a menos que você tenha se tornado tão totalmente calmo que mesmo uma agitação na semente que ainda não brotou pode ser percebida, é muito sutil. Yoga chama isso pashyanti; a palavra pashyanti significa  ‘olhar para trás’, olhar para a fonte. E além disso há o seu ser fundamental de onde tudo surge. Isso é chamado para; para significa ‘o transcendental’”.


A Yoga Sempre Será Associada Com Patanjali

“Na verdade, não foi ele (Patanjali) que inventou Yoga; Yoga é muito mais antiga. Yoga já existia muitos séculos antes de Patanjali. Ele não é o descobridor, mas quase se tornou o descobridor e fundador só por causa desta rara combinação de sua personalidade. Muitas pessoas tinham trabalhado antes dele e quase tudo era conhecido, mas Yoga estava à espera de um Patanjali. E de repente, quando Patanjali falou sobre isso, tudo se organizou e ele se tornou o fundador. Ele não foi o fundador, mas sua personalidade é uma tal combinação de opostos, que ele compreende em si mesmo tais elementos incompreensíveis, que ele se tornou o fundador – quase o fundador. Agora Yoga estará sempre associada com Patanjali”.


A Yoga Tenta Passo A Passo Penetrar No Mistério Interior

“Toda a Yoga é uma metodologia: como descobrir isso que é tão escondido, como abrir as portas dentro de si mesmo, como entrar no templo que você é, como descobrir a si mesmo. Você está lá, você esteve lá desde o início, mas você não o descobriu. O tesouro é carregado por você a todo momento. A cada inspiração ou expiração sua, o tesouro está lá. Você pode não estar consciente, mas você nunca o perdeu.

Você pode ter esquecido completamente, mas você nunca o perdeu. Você pode tê-lo esquecido completamente, mas não há nenhuma maneira de perdê-lo – porque você é isso. Assim, a única questão é: como descobri-lo. Ele está coberto; muitas camadas de ignorância o cobrem. A Yoga tenta passo a passo, lentamente, penetrar no mistério interior. Em oito passos a yoga completa o descobrimento. Os passos iniciais são chamados de bahirang yoga, a yoga do lado de fora. Yam, niyam, asan, pranayam, pratyahar­ ,estes cinco passos são conhecidos como a yoga do lado externo. Os três seguintes, os três últimos–dharana, dhyan, samadhi–,são conhecidos como antarang, a yoga do interior.”


Yoga É Esforço, Tantra É Sem Esforço

“Yoga é esforço; Tantra é sem esforço. Com esforço, com a sua minúscula energia, e seu pequeno ego, você luta com o todo. Isto levará milhões de vidas. Então, também não parece possível que você vá se tornar iluminado. Lutar com o todo é estúpido, você é apenas uma parte. É como se uma onda está lutando com o oceano, uma folha está lutando com a árvore, ou a sua própria mão lutando com seu corpo. Com quem você está lutando? Yoga é esforço, intenso esforço. E Yoga é uma forma de lutar contra a corrente, mover-se contra a corrente. Então, tudo o que é natural, Yoga tem largar; e tudo o que é antinatural, Yoga tem que lutar por ele. Yoga é o caminho antinatural: lutar com o rio e mover contra a corrente. Claro, há desafio e o desafio pode ser apreciado. Mas quem aprecia o desafio? – seu ego aprecia.”


A Yoga Pode Lhe Ensinar Novamente Como Estar Aqui E Agora

“Onde quer que você esteja, nesse momento, curta, não peça pelo o futuro. Sem futuro na mente, somente o momento presente, a atualidade do momento, e você está satisfeito. Então, não há necessidade de ir a qualquer lugar. Onde quer que esteja, a partir desse mesmo ponto você vai cair no oceano, você vai se tornar um com o cosmos. Mas a mente não está interessada no aqui e agora. A mente está interessada em algum lugar no futuro, em alguns resultados. Então a questão é, de certa forma, relevante para uma mente assim – será melhor chamá-la a mente moderna, em vez de ocidental – a mente moderna, que está constantemente obcecada com o futuro, com o resultado, não com o aqui e agora.

Como se pode ensinar Yoga a essa mente? A essa mente pode ser ensinada Yoga porque esta orientação para o futuro está levando a lugar nenhum. E esta orientação para o futuro está criando miséria constante para a mente moderna. Nós criamos um inferno – e nós o temos criado em demasia. Agora, ou o homem terá de desaparecer deste planeta Terra, ou ele terá que se transformar. Ou a humanidade terá de morrer completamente, porque este inferno não pode mais ser continuado, ou vamos ter que passar por uma transformação. Portanto, Yoga pode se tornar muito significativa e importante para a mente moderna, porque Yoga pode salvar. Ela pode ensinar-lhe novamente como estar aqui e agora, como esquecer o passado e como esquecer o futuro e como permanecer no momento presente com tal intensidade que este momento se torna atemporal. O próprio momento torna-se eternidade.”


Yoga É Para Uma Ordem De Saúde Mais Elevada

“Yoga é para aqueles que são completamente saudáveis, naquilo que a ciência médica considera normal. Eles não são esquizofrênicos, eles não são loucos, eles não são neuróticos. Eles são pessoas normais, pessoas saudáveis, sem nenhuma patologia específica. Ainda assim eles se tornam conscientes de que tudo o que é chamado de normalidade é inútil, tudo o que é chamado de saúde não se usa. Algo mais é necessário, algo maior é necessário, algo mais santo e total é necessário. Terapias são para pessoas doentes. Terapias podem ajudá-lo a vir para a Yoga, mas Yoga não é uma terapia. Yoga é para uma ordem superior de saúde, uma ordem diferente de saúde – um tipo diferente de ser e plenitude. A terapia pode, no máximo, fazer você ajustado. Freud diz que não podemos fazer mais. Podemos torná-lo um membro da sociedade ajustado, normal – mas, se a própria sociedade é patológica, então? E ela é! A própria sociedade está doente. Uma terapia pode torná-lo normal no sentido de que você está ajustado à sociedade, mas a própria sociedade está doente”.


Osho
http://www.osho.com/pt 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário