Translate

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

CITAÇÕES DE OSHO SOBRE YOGA


Última Parte


Yoga Não É Uma Terapia
 
 “Um discípulo significa um buscador que não é uma multidão, que está tentando ser centrado e cristalizado – pelo menos tentando, fazendo esforços, esforços sinceros para se tornar indivíduo, para sentir o seu ser, – para se tornar seu próprio mestre. Toda a disciplina da Yoga é um esforço para torná-lo um mestre de si mesmo. Como você é, você é apenas um escravo de muitos, muitos desejos. Muitos, muitos mestres estão lá e você é apenas um escravo – e puxado em muitas direções. Agora, a disciplina de Yoga. Yoga é disciplina. É um esforço de sua parte para mudar a si mesmo. Muitas outras coisas tem que ser entendidas.

Yoga não é uma terapia. No Ocidente, muitas terapias psicológicas estão agora prevalecendo, e muitos psicólogos ocidentais pensam que Yoga também é uma terapia. Não é! É uma disciplina. E qual é a diferença? Esta é a diferença: uma terapia é necessária se você está doente, uma terapia é necessária se você estiver enfermo, uma terapia é necessária, se você é patológico. Uma disciplina é necessária, mesmo quando você está saudável. Realmente, só quando você está saudável, uma disciplina pode ajudar. Ela não é para casos patológicos”.


A Disciplina De Yoga Significa Que Yoga Quer Criar Um Centro Cristalizado Em Você

“Se chegou o momento em que você sente que todas as direções tornaram-se confusas, todos os caminhos desapareceram, o futuro é escuro e cada desejo se torna amargo e através de cada desejo você tem conhecido apenas decepção, todo o movimento para esperanças e sonhos cessaram: agora, a disciplina de Yoga. Este “agora” pode não ter vindo. Então eu posso continuar a falar sobre Yoga, mas você não vai ouvir. Você pode ouvir somente se o momento está presente em você. Você está realmente insatisfeito? Todo mundo vai dizer que sim, mas essa insatisfação não é real. Estás insatisfeito com isso, podes estar insatisfeito com aquilo, porém você não está totalmente insatisfeito. Você ainda está esperando. Estás insatisfeito por causa de suas esperanças passadas, porém você ainda está esperando pelo futuro. Sua insatisfação não é total: você ainda está ansiando alguma satisfação em algum lugar, por alguma gratificação em algum lugar.

Às vezes você se sente sem esperança, mas essa desesperança não é verdadeira. Você se sente sem esperança porque certas esperanças não foram alcançadas, certas esperanças caíram – mas a esperança ainda está ali, a esperança que não se dissipou. Você ainda tem esperança. Você está insatisfeito com esta esperança, aquela esperança, mas você não está insatisfeito com esperança como tal. Se você está decepcionado com a esperança, como tal, é chegado o momento, e então você pode entrar na Yoga. E então esta entrada não será uma entrada em um fenômeno mental, especulativo. Esta entrada será uma entrada em uma disciplina. O que é disciplina? Disciplina significa o que cria uma ordem dentro de você. Como você é, você é um caos. Como você está, você está totalmente desordenado.

Gurdjieff costumava dizer – e Gurdjieff é em muitos aspectos como Patanjali, ele estava novamente tentando fazer do centro da religião uma ciência – Gurdjieff disse que você não é um, você é uma multidão, nem mesmo quando você diz “eu”, não há nenhum eu. Há muitos eu’s em você, muitos egos. Na parte da manhã um eu, na parte da tarde um outro eu, de noite o terceiro eu, mas você nunca tomou consciência dessa bagunça – porque quem vai se tornar consciente disso? Não existe um centro que possa tornar-se consciente. A disciplina de Yoga significa: a Yoga quer criar um centro cristalizado em você”


Para a Yoga Uma Frustração Total É Necessária

“Assim, alguém pode entrar na Yoga, ou no caminho da Yoga, apenas quando ele está totalmente frustrado com sua própria mente como ela é. Se você ainda está esperando que pode ganhar algo através de sua mente, Yoga não é para você. Uma frustração total é necessária – a revelação de que essa mente que projeta é fútil, a mente que espera é um absurdo, não leva a lugar nenhum. Ela simplesmente fecha seus olhos, ela intoxica você, nunca permite a realidade ser revelada a você. Ela protege você contra a realidade. Sua mente é uma droga. Ela é contra aquilo que é. Assim a menos que você esteja totalmente frustrado com sua mente, com o seu modo de ser, com o jeito que você tem existido até agora, se você pode abandoná-lo incondicionalmente, então você pode entrar no caminho.

Muitos tornam-se interessados, mas muito poucos entram, porque seu interesse pode ser apenas por causa de sua mente. Você pode estar esperando que agora, através da Yoga, você possa ganhar alguma coisa, mas a intenção de alcançar está lá – que você pode tornar-se perfeito através da Yoga, você pode chegar ao estado de êxtase de ser perfeito, você pode tornar-se um com Brahman, você pode atingir o satchitananda. Esta pode ser a causa de por que você está interessado em Yoga. Se esta for a causa, então não pode haver um encontro entre você e o caminho que é Yoga. Então, você fica totalmente contra ele, movendo-se em uma dimensão totalmente oposta”.


O Caminho Da Yoga É Muito Difícil

“Porém o caminho da Yoga é muito difícil. É simplesmente impossível, quase impossível, que você possa alcançar a perfeição do ego. Isso significa que você se torna o centro de todo o universo. O caminho é muito longo e árduo, e realmente, ele nunca chega ao fim. Então, o que acontece com os seguidores do caminho da Yoga, em alguma vida, eles se voltam para o Tantra. Intelectualmente Yoga é concebível; existencialmente é impossível. Se é possível, você alcançará pela Yoga também, mas geralmente isso nunca acontece. Mesmo se isso acontecer, acontece muito raramente, como a um Mahavira.

Às vezes, passam séculos e séculos e, então, um homem como Mahavira aparece, aquele que alcançou através de Yoga. Mas ele é raro, uma exceção, e ele quebra a regra. Mas Yoga é mais atraente do que o Tantra. Tantra é fácil, natural, e você pode alcançar através de Tantra muito facilmente, muito naturalmente, sem esforço. E por causa disto, Tantra nunca te atrai tanto. Por quê? Qualquer coisa que te atrai, atrai teu ego.  Qualquer coisa que sintas que vai satisfazer seu ego, lhe atrairá mais. Você está agarrado no ego; por isso Yoga atrai muito você."

 
O Corpo Deve Passar Por Uma Catarse Primeiro
 
“Hatha yoga não leva isso em conta, porque no tempo antigo uma mente reprimida e atitude reprimida não eram predominantes, especialmente na Índia. Naqueles dias, a Índia foi um dos países menos reprimidos. Agora, isso não é assim. E no Ocidente, o cristianismo tem causado tanta repressão que todo mundo está aleijado por dentro. Estas repressões no corpo têm que ser liberadas primeiro, caso contrário, você começa com um corpo que não está certo, não é natural, e muitos problemas desnecessários podem ser criados por ele.

É por isso que algo totalmente desconhecido para hatha yoga tem de ser introduzido agora: o corpo deve passar por uma catarse primeiro. Para provocar essa catarse, será necessária uma ciência totalmente nova, porque esta repressão é algo novo. Por exemplo, se você reprimiu muito o sexo, então a kundalini pode não mover-se Está bloqueada. A estrutura inteira de onde a kundalini pode mover-se está simplesmente bloqueada, bloqueada pela energia sexual reprimida. Ou, se você já saciou muito o sexo, então não lhe sobrou nenhuma energia para se mover para cima. Estes são os dois problemas: ou você tem uma mente reprimida e a energia tornou-se bloqueada ou você já se satisfez muito que não sobrou nenhuma energia para mover dentro de você.

Você não está em um estado natural, sua energia não está equilibrada, não é um fluxo natural. Isso vem tanto da repressão como do exagero. Com a energia equilibrada, a hatha yoga pode ser usada facilmente, mas caso contrário, cria problemas. Outra coisa é que todas essas técnicas de Hatha Yoga foram desenvolvidas para uso em mosteiros. São técnicas monásticas destinadas a pessoas que estão totalmente envolvidas nelas durante vinte e quatro horas por dia, sem fazer qualquer outra coisa. Então também, você tem que trabalhar com elas por um período muito longo, por anos. Se hatha é ensinada a uma pessoa que não está totalmente envolvida com ela – que só vem para fazer hatha yoga uma ou duas vezes, ou mesmo uma hora por dia, mas que está envolvida durante vinte e três horas por dia em um mundo bastante diferente, num trabalho que é exatamente o contrário – não vai ajudar muito. Tudo o que você ganhou se perde todos os dias. O próprio método é um método monástico”.


Osho
http://www.osho.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário