O POR QUE DA NECESSIDADE
DE UMA BASE EMOCIONAL
As portas do seu hospício precisam ser abertas
Você pode entrar em meditação apenas ficando sentado, mas tem de ficar apenas sentado.
Não faça nada mais. Se você pode ficar sentado, isso se torna
meditação. Fica completamente naquele ato de estar sentado; o
não movimento deve ser teu único movimento. Na verdade, a palavra "Zen" vem da palavra "Zazen",
que quer dizer "apenas sentado... sem nada fazer." Se você pode ficar
apenas sentado — nada fazendo com o seu corpo, nada fazendo com a sua
mente — isso se torna meditação. Mas é difícil.
Cada fibra do seu corpo começa a se mover por dentro; cada veia,
cada músculo começa a se mover. Você começará a sentir um tremor sutil,
ficará consciente de muitos pontos do seu corpo, dos quais nunca esteve
consciente antes. E quanto mais você tenta ficar apenas sentado, mais
movimentos interiores sentirá
Se você começa por se sentar, sentirá muita perturbação interior.
Quando mais você tenta se sentar, mais perturbações sentirá. Ficará
consciente apenas de sua mente insana, e nada mais. Isso cria depressão,
você se sentirá frustrado, não se sentirá feliz. Ao contrário, começará
a sentir que está insano. E, às vezes, poderá mesmo ficar insano!
Se fizer um esforço sincero para "ficar apenas sentado", você pode,
realmente, tornar-se insano. Só porque as pessoas não tentam, na
verdade, sinceramente, é que não se tornam insanas com maior frequência.
Com a postura sentada você começará a ter conhecimento de quanta
loucura há dentro de si, e, se for sincero e continuar, pode, realmente,
tornar-se insano. Isso já aconteceu, e muitas vezes. Portanto, não
sugiro nada, nunca, que possa criar frustração, depressão, tristeza...
nada que lhe permita tornar-se ciente de sua insanidade. Você pode não
estar preparado para ter conhecimento de toda a insanidade que existe
dentro de si. Só deve lhe ser permitido chegar ao conhecimento de certas
coisas paulatinamente. O conhecimento nem sempre é bom. Ele deve se
desdobrar lentamente, na medida em que cresce sua capacidade de
absorvê-lo.
Você acumulou cólera, sexo, violência, ganância — tudo! Agora, esse
acúmulo é insanidade dentro de você. Ali está, dentro de você. Se
começar com qualquer meditação supressiva (como estar apenas sentado,
por exemplo), estará suprimindo tudo isso, não estará permitindo sua
liberação. Por isso eu começo com uma catarse. Primeiro, deixa que as
supressões sejam atiradas ao ar. E quando você puder atirar sua cólera
ao ar, você amadureceu.
Você pode sentar-se e forçar um ritmo particular, sobre seu corpo,
pode criar uma ilusória postura búdica, mas estará apenas morto! Ficará
estagnado, estúpido. Isso aconteceu com tantos monges, com tantos
sadhus. Ficaram estúpidos! Seus olhos não tinham a luz da inteligência,
seus rostos tornaram-se idiotizados, sem luz interior, sem flama
interior. Porque eles têm tanto medo do movimento interior, suprimiram
tudo — inclusive a inteligência. Inteligência é movimento, um dos
movimentos mais sutis, de tal forma que se todo movimento interior for
suprimido a inteligência será afetada.
Conhecimento não é coisa estática. Conhecimento também é movimento: um
fluxo dinâmico. Assim, se você começar pelo exterior, se você se forçar a
ficar sentado como uma estátua, estará matando muita coisa. Primeiro
preocupe-se com a catarse (com a limpeza da sua mente, com o atirar tudo
fora) de forma que você fique vazio e livre — deixando apenas uma
passagem para que entre algo vindo do além. Então, o estar sentado
torna-se de auxílio, o silêncio torna-se de auxílio, mas não antes.
Para mim, o silêncio, em si mesmo, não é algo que valha a pena. Você
pode criar um silêncio que seja um silêncio morto. O silêncio dever ser
vivo, dinâmico. Se "criar" silêncio, ficará mais estúpido, mais
estagnado, mais morto. Mas isso é, de certa forma, mais fácil, e muitas
pessoas estão agora fazendo isso. Toda a cultura é tão supressiva que é
mais fácil suprimir-se a si mesmo ainda mais. Então você não tem que
arriscar coisa alguma, não tem que dar um salto...
As portas do seu hospício precisam ser abertas! Não tema o
que os outros possam dizer. Uma pessoa que está preocupada com o que
os outros pensam, jamais pode recolher-se ao interior. Estará ocupada
com a preocupação a respeito do que os outros estarão dizendo, quanto ao que
estarão pensando.
Se apenas você se sentar silenciosamente, fechando os olhos, tudo estará
bem. Sua esposa — ou seu marido — dirão que você se tornou uma pessoa
muito boa. Todos desejam que você esteja morto. Mesmo as mães desejam
que seus filhos estejam mortos: obedientes, silenciosos. Toda a
sociedade deseja que você esteja morto. Os chamados homens bons não
passam, realmente, de homens mortos; portanto, não se preocupe com o que
os outros pensam, não se preocupe com a imagem que os outros possam ter
de você.
Começa com a catarse e então algo bom poderá florescer dentro de você. E
isso terá uma qualidade diferente, uma beleza diferente, completamente
diferente. SERÁ AUTÊNTICA.
Quando o silêncio vem a você, quando desce sobre você, NÃO É UMA COISA
FALSA. Você não o esteve cultivando. Ele vem a você, acontece-lhe. Você
começa a sentir que ele cresce dentro de você, tal como a mãe sente o
crescimento do filho.
Um profundo silêncio está crescendo dentro de você; você se torna
grávido dele. Só então existe transformação; de outra maneira, não
passará de auto decepção. E uma pessoa pode iludir a si própria durante
vidas e vidas. A capacidade de fazer tal coisa é infinita.
Osho
Precisamos observar os movimentos de nossos corpos, de nossos sentimentos e pensamentos. Como poderemos nos conhecer se não iniciarmos primeiro essa observação? Para tanto é necessário viver no 'agora'. Como posso observar o que está sucedendo continuamente comigo mesmo se estou, na maioria das vezes, viajando para o passado ou arquitetando o futuro? Preciso estar presente em cada momento da vida, vivendo e observando qualquer 'animação' que possa acontecer no mental, emocional e físico. "Conheça-te a ti mesmo". É o início de tudo! KyraKally
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