Translate

segunda-feira, 23 de maio de 2016


FLORES PELO CAMINHO
Parte I

Estas citações de Osho são como flores
deixadas pelo caminho como ajuda 
para compreendermos
o desenrolar da vida.

 



Seu Coração é Apenas uma Estação de Bombeamento de Sangue

Seus pensamentos, seus sentimentos, suas emoções, suas atitudes mentais, estão todos centralizados em sua cabeça. É simplesmente uma falácia pensar que seus sentimentos estão no coração. Seu coração é apenas uma estação de bombeamento de sangue. 

Quando estamos falando sobre o coração vazio, estamos na verdade falando sobre a mente vazia. Buda usou a palavra coração em vez de mente porque a mente tornou-se associada à ideia de que ela é apenas o processo de pensar, e o processo de sentir é no coração e, o coração é mais profundo.

Estas ideias tem sido criadas pelos poetas. Mas a verdade é que você pode chamá-la de mente vazia ou você pode chamá-la de coração vazio, é o mesmo. Vacuidade – você é apenas um observador e por tudo em volta não há nada com que você esteja identificado, não há nada a que você esteja apegado. Esta vigilância sem apego é a mente vazia, não mente, ou coração vazio. São apenas palavras. A coisa verdadeira é a vacuidade – de todos os pensamentos, sentimentos, atitudes mentais, emoções. Apenas um ponto único de testemunho permanece.



A Rebelião é Individual

Eu não prego revolução. Sou completamente contra revolução. Digo a você que minha palavra para o futuro e para os que são suficientemente inteligentes no presente, é rebelião. Qual é a diferença?

Rebelião é ação individual; não tem nada a ver com a multidão. Rebelião não tem nada a ver com política, poder, violência. Rebelião tem algo a ver com mudar sua consciência, seu silêncio, seu ser. É uma metamorfose espiritual.

E cada indivíduo que passa por uma rebelião não está lutando com ninguém mais, mas está lutando apenas com sua própria escuridão. Espadas não são necessárias, bombas não são necessárias. O que é necessário é estarmos mais atentos, mais meditativos, mais amorosos, mais devotos, mais gratos. Envolto por todas estas qualidades, você é renascido.



Um Meditador Não Precisa de Orientação Pessoal

Se você pode tornar-se apenas seu próprio ser, se você pode florescer dentro de sua natureza intrínseca, só então você poderá ter bem-aventurança – uma paz que não pode ser expressa em palavras, e uma certa poesia para seu ser; uma certa dança para seu ser, porque você estará em sintonia com a existência. Estar em sintonia consigo próprio é a única maneira de estar em sintonia com a existência. Ninguém precisa de orientação pessoal, porque toda orientação pessoal é um nome bonito para dependência de alguém e ele vai distorcer você.

Um meditador não precisa de orientação pessoal. Um meditador, ao contrario, necessita apenas de uma coisa: a atmosfera de meditação. Ele necessita de outros meditadores; ele necessita ser envolvido por outros meditadores. Porque qualquer coisa que esteja acontecendo dentro de nós não está apenas dentro de nós, ela afeta as pessoas que estão perto. Nesta comunhão, pessoas estão em diferentes estágios de meditação. Para meditar com essas pessoas, apenas sente-se silenciosamente com essas pessoas, e você será puxado cada vez mais em direção à sua potencialidade intrínseca.



O Relaxamento é Apenas um Começo

Relaxamento é bom, mas é apenas um começo; ele apenas prepara o solo para a meditação. Mas meditação é uma coisa totalmente diferente. Você tem que tornar-se consciente das coisas da sua mente. Seja o que for que passe por sua mente você tem que tornar-se um observador, e o observador tem que estar tão profundamente enraizado que, lentamente, lentamente sua mente desaparece e apenas o observador permanece. Então todas as possibilidades de tensão, ansiedade, angústia, desaparecem e você não encontrará nem o conflito."



Iluminação Não É uma Experiência 

Uma das coisas mais fundamentais a serem lembradas – não apenas por você mas por todos – é que qualquer coisa com que você cruzar em sua jornada, você não é ela.

Você é quem a está testemunhando. Pode ser nada, pode ser bem-aventurança, pode ser silêncio, mas uma coisa tem que ser lembrada: por mais linda, por mais encantadora que seja uma experiência com a qual você cruze, você não é ela. Você é quem a está experienciando. E se você continuar, o definitivo na jornada é o ponto em que não sobrou experiência – nem silêncio, nem bem-aventurança, nem nada. Não há nada como um objeto para você, mas apenas sua subjetividade.



O espelho está vazio; não esta refletindo nada. É você.

Mesmo grandes viajantes do mundo interior ficaram presos em lindas experiências, e tornaram-se identificados com essas experiências pensando: "Encontrei a mim mesmo." Eles pararam antes de atingir o estágio final onde todas as experiências desaparecem. A iluminação não é uma experiência.



O Ego É Um Enigma

O ego é um enigma. Ele é algo como a escuridão – que você pode ver, que você pode sentir, que pode obstruir seu caminho mas não existe. Não tem positividade. É simplesmente uma ausência, uma ausência de luz. O ego não existe – como você pode renunciar a ele? O ego é apenas uma ausência de consciência.

Você não pode renunciar ao ego, porque ele não existe. Você pode trazer um pouco de consciência, um pouco de conscienciosidade, um pouco de luz. Esqueça-se completamente do ego; concentre-se totalmente em trazer um estado de alerta para seu ser. E no momento em que sua consciência torna-se uma chama, concentrada, você não será capaz de encontrar o ego.



Ninguém Quer Verdadeiramente Ser Livre – Porque Liberdade Traz Responsabilidade 

Todos querem liberdade, quando se trata de conversar sobre a respeito, mas ninguém é verdadeiramente livre e ninguém quer verdadeiramente ser livre, porque liberdade traz responsabilidade. Ela não vem sozinha. E ser dependente é simples: a responsabilidade não é sua, a responsabilidade é da pessoa de quem você depende.

Então as pessoas criaram um modo de vida esquizofrênico. Falam sobre a verdade, falam sobre liberdade, e vivem em mentiras, vivem em escravidão – muitas formas de escravidão, porque cada escravidão liberta você de alguma responsabilidade. Um homem que quer verdadeiramente ser livre tem que aceitar imensas responsabilidades. Ele não pode despejar suas responsabilidades em ninguém mais. Faça o que fizer, seja o que ele for, ele é responsável.


Meu Esforço É Deixar Você em Paz com a Meditação

Meu esforço é deixar você em paz com a meditação, sem qualquer mediador entre você e a existência. Quando você não está em meditação você está separado da existência e esse é o seu sofrimento. É o mesmo quando você tira um peixe do oceano e o atira na margem – a miséria e o sofrimento e a tortura pela qual ele passa, a ânsia e o esforço para alcançar de volta o oceano porque é a ele que ele pertence. Ele é parte do oceano e não pode permanecer distante.


Sempre Desejei Não Ser um Mestre para Ninguém 

Sempre desejei não ser um mestre para ninguém. Mas as pessoas querem um mestre, elas querem ser discípulos; por isso, fiz o papel. É hora de eu dizer a você que agora muitos de vocês estão prontos para me aceitar como o amigo.


Fonte:http://www.osho.com 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário