Translate

quarta-feira, 11 de maio de 2016

LIVRE-SE DO APEGO
Todas as nossas misérias e sofrimentos não são nada mais do que apego.

Toda a nossa ignorância e escuridão é uma estranha combinação de mil e um apegos.

Nós estamos apegados a coisas que serão levadas no momento da morte, ou mesmo, talvez, antes.

Você pode estar muito apegado a dinheiro, mas você pode ir à bancarrota amanhã.

Você pode estar muito apegado a seu poder e posição, mas eles são como bolhas de sabão.

Hoje eles estão aqui; amanhã eles não deixarão nenhum traço.


Todas as nossas posições, todos os nossos poderes, nosso dinheiro, nosso prestígio, respeitabilidade são todos bolhas de sabão.
 
Não fique apegado a bolhas de sabão; senão, você estará em contínua miséria e agonia.

 
Compreender que a vida é feita da mesma matéria que os sonhos é a essência do caminho.
 
Desapegue-se: viva no mundo, mas não seja do mundo. Viva no mundo, mas não permita que o mundo viva dentro de você. Lembre-se que ele é um belo sonho, porque tudo está mudando e desaparecendo.


Não se agarre a nada. 

Agarrar-se é a causa de sermos inconscientes. Se você começar a se desprender, uma tremenda liberação de energia acontecerá dentro de você.

A energia que estava envolvida no apego às coisas trará um novo amanhecer ao seu ser, uma nova luz, uma nova compreensão, um tremendo descarregar - nenhuma possibilidade para a miséria, a agonia, a angustia.

Ao contrário, quando todas essas coisas desaparecem, você se encontra sereno, calmo e tranquilo, numa alegria sutil. Haverá um riso no seu ser.

Se você se tornar desapegado, você será capaz de ver como as pessoas estão apegadas a coisas triviais, e quanto elas estão sofrendo por isso. E você rirá de si mesmo, porque você também estava no mesmo barco antes. 

O desapego é certamente a essência do caminho.
 
 
 
Osho 
 
 
 
 
 
Buda nos disse que "O mundo está cheio de sofrimento. A raiz do sofrimento é o apego as coisas. A felicidade consiste precisamente em deixar cair o apego a tudo quanto nos rodeia". E Dalai Lama completa a taça da sabedoria aconselhando-nos: "Nossos problemas se devem a um apego apaixonado as coisas e desejos que nunca se satisfazem por completo, então geram ainda mais angústia. Percebemos as coisas como entidades permanentes. No empenho de conseguir esses objetos de nossos desejos, empregamos a agressão e a competência como ferramentas supostamente eficazes e nos destruímos cada vez mais nesse processo". Urge que comecemos a nos conhecer melhor; às vezes pensamos que não somos apegados, mas somente o fato desta certeza já nos traz uma oportunidade de refletir melhor, pois nada neste mundo é imutável; hoje talvez não estejamos apegados... amanhã é uma outra história... portanto, observar-nos constantemente é de suma importância. Apego/desapego é uma faca de dois gumes. KyraKally 

Nenhum comentário:

Postar um comentário