Translate

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

SOBRE A INTELIGÊNCIA

É preciso inteligência para ser feliz, e as pessoas são ensinadas a permanecer não inteligentes. A sociedade não quer que a inteligência floresça. A sociedade não necessita de inteligência; na verdade a sociedade tem muito medo da inteligência.
 
A sociedade precisa de pessoas estúpidas. Porque? Pessoas estúpidas são manipuláveis. As pessoas inteligentes não são necessariamente obedientes; elas podem obedecer, elas podem não obedecer. Mas a pessoa estúpida precisa de alguém para comandá-la, porque ela não possui nenhuma inteligência para viver por si própria. Ela quer alguém para dirigi-la; ela procura e busca seus próprios tiranos.
 
Os políticos não querem que a inteligência aconteça no mundo, os sacerdotes não querem que a inteligência aconteça no mundo, os generais não querem que a inteligência aconteça no mundo. Ninguém realmente a deseja. Eles querem que todo mundo permaneça estúpido, assim todo mundo é obediente, conformista, nunca sai fora do rebanho, permanece sempre parte da multidão, é controlável, manipulável, manobrável.
 
A pessoa inteligente é rebelde. Inteligência é rebelião. A pessoa inteligente decide por si própria se diz sim ou não. A pessoa inteligente não pode ser tradicional, ela não pode continuar adorando o passado; não há nada no passado para ser adorado.
 
O inteligente deseja criar um futuro, deseja viver no presente. 
 
Seu viver no presente é seu jeito de criar o futuro.
 
A pessoa inteligente não se apega ao passado morto, não carrega cadáveres. Por mais belos que tenham sido, por mais preciosos, ele não carrega cadáveres. Ele acabou com o passado; este se foi e se foi para sempre. Mas o tolo é tradicional.
 
Ele está pronto para seguir o sacerdote, está pronto para seguir qualquer político estúpido, pronto para seguir qualquer ordem; qualquer um com autoridade e ele está pronto para se jogar aos seus pés. Sem inteligência não pode haver nenhuma felicidade. O homem só pode ser feliz se for inteligente, totalmente inteligente.
 
A meditação é o meio de libertar sua inteligência. Quanto mais meditativo você for, mais inteligente você se torna. Mas lembre-se, por inteligência não quero dizer intelectualidade. Intelectualidade é a parte da estupidez.
 
Inteligência é um fenômeno totalmente diferente, ela não tem nada a ver com a cabeça. Inteligência é algo que vem de seu próprio centro. Ela brota em você e com ela muitas coisas começam a crescer em você. Você se torna feliz, você se torna criativo, você se torna rebelde, você se torna aventureiro, você começa a amar a insegurança, você começa a se mover para o desconhecido. Você começa a viver perigosamente porque essa é a única maneira de viver.
 
Para as pessoas estúpidas existem super avenidas onde as multidões se movimentam. E por séculos e séculos elas têm estado se movimentando, indo a lugar nenhum, girando em círculos. Assim você tem o conforto de que você está com muitas pessoas, você não está s .
 
Inteligência lhe dá a coragem de estar só, lhe dá a visão para ser criativo. Surge um grande anseio, uma grande fome para ser criativo. E só assim, como uma consequência, você pode ser feliz, você pode estar contente .
 
 
 
 Osho
 
 
 
 
"A estupidez coloca-se na primeira fila para ser vista, a inteligência coloca-se na retaguarda para poder ver". Bertrand Russel está certo, o homem inteligente é recatado, silencioso, amoroso... Antoine de Saint-Exupéry diz que "A inteligência apenas vale à serviço do amor". É verdade, pois quando a inteligência não é temperada com amor, assemelha-se a uma força em movimento sem direção. KyraKally

Nenhum comentário:

Postar um comentário