Translate

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

"ASSIM FALAVA
PARAMHANSA YOGANANDA"
  
Senhor, que devo fazer para encontrar Deus ?
Cada vez que disponha de um pouco de tempo livre deixe sua mente imergir no pensamento infinito de Deus. Converse com Ele intimamente; Ele é o mais próximo dos que estão próximos, o mais querido entre os queridos. Ame-O como o avarento ama o dinheiro, como o homem apaixonado ama sua amada, como a pessoa que se afoga ama o ar. Quando ansiar por Deus com intensidade, Ele virá a você .
 
A fé tem que ser cultivada, ou melhor, descoberta dentro de nós mesmos. Ela está aí, mas precisa ser exteriorizada. Se você observar sua vida, verá que Deus atua de inúmeras maneiras através dela; sua fé será assim fortalecida. Poucas pessoas procuram descobrir a mão oculta do Senhor. A maior parte delas considera o curso dos acontecimentos natural e inevitável. Mal sabem que mudanças radicais são possíveis por meio da oração !

Deus programou para nós esta visita à Terra; mas, ao considerarmos certas coisas daqui como se fossem nossas, a maioria de nós nos tornamos hóspedes indesejáveis. Esquecendo a natureza temporária de nossa estadia, deselvolvemos diversos apegos: "minha casa", "meu trabalho", "meu dinheiro", "minha família. Quando, porém, expira nosso visto de permanência na Terra, todos os laços humanos são rompidos. Somos forçados a deixar para trás tudo que julgávamos possuir. O Único que nos acompanha a toda parte é Deus, nosso Parente Eterno. Experimentem agora que vocês são a alma, não o corpo. Por que esperar que a Morte lhes ensine isso rudemente ?
 
Na ausência de alegria interior, os homens se voltam para o mal. A meditação no Deus de Bem-aventurança nos permeia de bondade .
 
O corpo , a mente e a alma estão inter-relacionados. Você tem um dever para com o corpo: mantê-lo em boas condições; um dever para com a mente: desenvolver-lhe os poderes; e um dever para com a alma: meditar diariamente na Fonte de seu ser. Se cumprir seu dever para com a alma, o corpo e a mente também serão beneficiados; se, porém, negligenciar a alma, o corpo e a mente, a seu tempo, também sofrerão .
 
Tudo na criação tem individualidade. O Senhor jamais Se repete. Da mesma maneira, existem infinitas variedades de enfoque e expressão na divina busca do homem. O romance de cada devoto com Deus é único.
 
Tente compreender que você é um viajante divino. Você está aqui apenas por pouco tempo, para então partir para um mundo diferente e fascinante. Não limite seu pensamento a uma breve vida e um pequeno planeta. Recorde-se da imensidão do Espírito que habita em seu interior .
 
O homem e a natureza estão indissoluvelmente unidos e vinculados a um destino comum. As forças da Natureza trabalham juntas para servir o homem: o sol, a terra, o vento e a chuva cooperam na produção de seu alimento. O homem governa a Natureza, embora geralmente não o saiba. Inundações, furacões, terremotos e todas as outras calamidades naturais são resultados dos numerosos pensamentos errados do homem. Cada flor à beira do caminho é uma expressão do sorriso de alguma pessoa; cada mosquito, uma personificação da linguagem mordaz de alguém .
 
Quando o senhor da criação adormece, sua serva, a Natureza, rebela-se e torna-se indisciplinada. Quanto mais o homem despertar espiritualmente, mais facilmente controlará a Natureza.
 
Aqueles que receberam de Deus o poder de curar só o utilizam quando Ele assim o determina. O Senhor sabe que algumas vezes o sofrimento é necessário para Seus filhos. As pessoas que querem curas divinas deveriam estar dispostas a viver de acordo com as leis de Deus. A cura permanente não é possível se a pessoa continua cometendo os mesmos erros, assim convidando a doença a retornar. A verdadeira cura efetua-se apenas por meio da compreensão espiritual. A ignorância do homem a respeito de sua verdadeira natureza, a alma, é a causa primordial de todos os outros males: físicos, materiais e mentais.
 
Não é errado dizer ao Senhor que queremos algo! Porém demonstramos fé muito maior quando dizemos simplesmente: Pai Celestial, sei que Tu prevês todas as minhas necessidades. Sustenta-me de acordo com a Tua vontade. Se, por exemplo, um homem ansioso por ter um carro rezar com bastante intensidade, ele o receberá. Mas possuir um carro pode não ser a melhor coisa para ele. Às vezes, o Senhor nos nega pequenos desejos porque pretende conceder-nos dádivas maiores. Confie mais em Deus. Acredite que Aquele que o criou há de sustentá-lo .

O mundo cria maus hábitos em você, mas o mundo não se responsabilizará pelos erros resultantes desses hábitos. Por que, então, dedicar todo o seu tempo a um falso amigo: o mundo ? Reserve uma hora diária para a exploração científica da alma. Será que Deus o Doador de sua vida, família, de seu dinheiro e de tudo o mais não merece a vigésima quarta parte de seu tempo ?

Algumas pessoas pensam que um devoto não pode ser um santo, a menos que passe por grandes provações. Outras afirmam que um homem de realização divina deveria ser livre de todo o sofrimento. A vida de cada mestre segue um determinado traçado invisível. São Francisco foi acometido de doenças; Cristo, plenamente liberto, deixou-se crucificar. Outros grandes personagens, como São Tomás de Aquino e Lahiri Mahasaya, passaram seus dias sem tragédias ou pressões extraordinárias. Os santos alcançam a salvação final a partir de circunstâncias imensamente diferentes. Os verdadeiros sábios demonstram que, independentemente de condições externas, são capazes de refletir a Imagem Divina em seu interior. Eles desempenham qualquer papel, segundo a vontade de Deus, esteja ou não de acordo com a opinião pública.

Deus o compreende quando ninguém mais o compreende, Ele é o Amante que sempre lhe quer bem, não importa quais sejam os seus erros. Os outros lhe dão afeição por algum tempo e então o abandonam, mas Ele não o abandona jamais. De incontáveis maneiras, Deus busca diariamente o seu amor. Ele não o castiga se você o rejeita, mas você mesmo se pune. Descobrirá que tudo trai aquele que me trai .

O que é Deus ?
Deus é Bem-aventurança Eterna. Seu ser é amor, sabedoria e alegria. Ele é tanto impessoal quanto pessoal e Se manifesta de qualquer modo que queira. Ele aparece a Seus santos na forma preferida por cada um deles: um cristão vê Cristo; um hindu vê Krishna ou a Mãe Divina, e assim por diante. Devotos que o adoram na forma impessoal tornam-se conscientes do Senhor como Luz infinita ou como o maravilhoso som Om, o Verbo primordial, o Espírito Santo. A suprema experiência que o homem pode ter é sentir essa Bem-aventurança na qual todos os outros aspectos da Divindade amor, sabedoria , imortalidade estão plenamente incluídos.
 
Mas como poderia eu transmitir com palavras a natureza de Deus ? Ele é inefável, indescritível. Só por meio da meditação profunda é que você conhecerá Sua singular essência .

Nenhum comentário:

Postar um comentário