Translate

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

INTEGRANDO MENTE, CORAÇÃO E SER

Alguém perguntou a Osho: "Você fala contra a mente, dizendo que nós devíamos abandoná-la, dizer a ela que se cale, que ela não é necessária na busca da verdade. Para que serve a mente? Ela é realmente danosa?"

A mente é uma das coisas mais significativas da vida — mas apenas como um servo, não como um mestre. No momento que a mente se torna o mestre, então surgem os problemas; ela substitui seu coração, substitui seu ser, toma posse de você, completamente. Então, em vez de seguir as suas ordens, ela começa a dar ordens a você.

Não estou dizendo para destruir a mente — é o fenômeno mais evoluído da existência. Estou dizendo para ter cuidado para que o servo não se torne o mestre. Lembre-se, o seu ser vem primeiro, seu coração vem em segundo, sua mente vem em terceiro — esta é a personalidade equilibrada de um autêntico ser humano.

A mente é lógica... imensamente útil, e no mercado você não pode existir sem a mente. E eu nunca disse que você não deve usar sua mente no mercado — você deve usá-la. Mas você deve usá-la, não ser usado por ela. E a diferença é enorme... E a mente que lhe tem dado toda a tecnologia, toda a ciência, mas pelo fato de a mente ter lhe dado tanto, ela tem reivindicado o direito de ser o mestre do seu ser. E aqui que começa o erro; ela tem fechado as portas do seu coração, completamente.

O coração não tem utilidade, não tem nenhum propósito a cumprir. É exatamente como uma rosa. A mente pode lhe dar o seu pão, mas não pode lhe dar contentamento. Ela não pode fazer você se regozijar na vida. Ela é muito séria, não pode nem mesmo tolerar o riso. E uma vida sem riso fica abaixo dos padrões humanos, torna-se subumana, porque apenas o homem, em toda a existência, é capaz de rir. O riso indica consciência, em seu mais alto crescimento. Os animais não podem rir, as árvores não podem rir, e as pessoas que permanecem encerradas na mente, os santos, os cientistas, os pretensos grandes líderes — eles não podem rir também. São todos muito sérios, e a seriedade é uma doença, é o câncer de sua alma; é destrutiva. E por estarmos nas mãos da mente, toda sua criatividade tem estado a serviço da destruição; as pessoas estão morrendo de fome, e a mente está tentando empilhar mais armamentos atômicos. As pessoas estão famintas, e a mente está tentando alcançar a lua.

A mente não tem absolutamente nenhuma compaixão. Para a compaixão, para o amor, para o regozijo, para o riso é necessário um coração liberto do aprisionamento da mente. O coração tem um valor superior. Não tem nenhuma utilidade no mercado, porque o mercado não é o seu templo; o mercado não é o significado de sua vida. O mercado é a mais inferior de todas as atividades dos seres humanos.

Jesus está certo quando diz: "Nem só de pão vive o homem". Mas a mente pode lhe dar apenas o pão. Você pode sobreviver, mas sobrevivência não é vida. A vida necessita de algo mais — uma dança, uma canção, diversão.

Por isso, quero que você coloque tudo no seu devido lugar: o coração deve ser ouvido primeiro, caso exista qualquer conflito entre a mente e o coração. Em qualquer conflito entre amor e lógica, a lógica não pode ser decisiva, o amor tem que ser decisivo. A lógica não pode lhe dar nenhum néctar — ela é seca. Ela é boa para cálculos, para a matemática, é boa para a tecnologia científica. Mas ela não é boa para os relacionamentos humanos, não é boa para o crescimento do seu potencial interior.

Acima do seu coração está o seu ser. Exatamente como a mente é lógica e o seu coração é amor, o ser é meditação. Ser é conhecer a si mesmo e por conhecer a si mesmo você conhece o significado da sua existência. Conhecer o ser é trazer luz para o seu mundo interior; e a não ser que você seja iluminado por dentro, todas as luzes de fora não têm utilidade. Dentro de você existe apenas escuridão, escuridão abismal, inconsciência, e todas as suas ações surgirão desta escuridão, desta cegueira.

Portanto, quando digo algo contra a mente, não me entenda mal. Eu não estou contra a mente, eu não quero que você a destrua, eu quero que você se torne uma orquestra. O mesmo instrumento pode criar um barulho infernal se você não souber criar uma sinfonia, criar uma síntese, colocar as coisas no lugar. O ser deve ser a sua meta. Não há nada além dele; é parte de Deus dentro de você. Ele lhe dará aquilo que nem a mente, nem o coração podem dar, ele lhe dará silêncio, lhe dará paz, lhe dará serenidade. Ele lhe dará um êxtase total, e finalmente um senso de ser imortal. Conhecendo o ser, a mente se torna uma ficção e a vida decola na eternidade. Um homem que está inconsciente de seu próprio ser não pode dizer que está realmente vivo. Ele pode ser um mecanismo útil, um robô...
 
Através da meditação, busque seu ser, seu "sendo", sua existência. Através do amor, do seu coração, compartilhe seu êxtase, isso é o amor: compartilhar sua bênção, compartilhar seu regozijo, compartilhar sua dança, compartilhar seu êxtase.

A mente tem sua própria função no mercado, mas quando você vai para casa, a sua mente não deve continuar tagarelando. Exatamente como você tira o paletó, seu chapéu, seus sapatos, você deveria dizer à mente: "Agora fique quieta, este não é seu mundo". Isto não é ser contra a mente. De fato, isto é dar descanso à mente. Em casa, com sua esposa, seu marido, com suas crianças, com seus parentes, com seus amigos não há necessidade da mente. A necessidade é de um coração transbordante. A não ser que haja amor transbordando em uma casa, ela nunca se torna um lar; ela permanece uma casa. E se no lar você pode encontrar alguns momentos para a meditação, para experienciar seu próprio ser, isto eleva o lar ao ponto mais alto de se tornar um templo.

A mesma casa... para a mente é só uma casa; para o coração ela se torna um lar; e para o seu ser ela se torna um templo. A casa permanece a mesma; você é que atravessa as mudanças, a sua visão muda, a sua dimensão muda, a sua maneira de entender e olhar para as coisas muda. E uma casa que não seja todos os três é incompleta, é pobre.

Um homem que não é todos os três em profunda harmonia, a mente servindo ao coração, o coração servindo ao ser e o ser pertencendo à inteligência espalhada por toda a existência... as pessoas têm chamado isso de Deus; gosto de chamá-lo de divindade. Não há nada além dela.
 

O S H O






Nenhum comentário:

Postar um comentário