Translate

segunda-feira, 5 de abril de 2021

 SEJA COMO O LÁPIS

- Vovó, você está escrevendo algo sobre mim? 

A avó sorriu e disse à netinha: - Sim, estou escrevendo algo sobre você. Entretanto, mais importante do que as palavras que estou escrevendo, é este lápis que estou usando. Espero que você seja como ele, quando crescer. 

A menina olhou para o lápis e, não vendo nele nada de especial, intrigada, comentou: - Mas este lápis é igual a todos os que já vi. O que ele tem de tão especial?

- Bem, depende do modo como você olha. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir vivê-las, será uma pessoa de bem e em paz com o mundo – respondeu a avó. 

Primeira qualidade: Assim como o lápis, você pode fazer coisas grandiosas, mas nunca se esqueça que existe uma “mão” que guia os seus passos, e que sem ela o lápis não tem qualquer utilidade: a Mão de Deus. 

Segunda qualidade: Assim como o lápis, de vez em quando você vai ter que parar o que está escrevendo, e usar um “apontador”. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas ao final, ele se torna mais afiado. Portanto, saiba suportar as adversidades da vida, porque elas farão de você uma pessoa mais forte e melhor. 

Terceira qualidade: Assim como o lápis, permita que se apague o que está errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos trazer de volta ao caminho certo. 

Quarta qualidade: Assim como no lápis, o que realmente importa não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro dele. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você. O seu caráter será sempre mais importante do que a sua aparência. 

Quinta qualidade: Ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida deixará traços e marcas nas vidas das pessoas... podem ser marcas profundas de sofrimento ou marcas de alegria. 

Procure ser consciente de cada ação, deixando um legado que marque positivamente a vida das pessoas. Nas falhas, procure a reparação e o perdão de quem você tenha magoado.

https://contosatemporais.blogspot.com  

Quando você está consciente de ser o eu?

O que é ser egocêntrico? Quando você está consciente de ser o “eu”? Como tenho sugerido várias vezes durante estas palestras, não me ouçam apenas verbalmente, mas usem as palavras como um espelho onde você pode ver sua própria mente em operação. Se você apenas escutar minhas palavras, então você é muito superficial e suas reações serão muito superficiais. Mas se você puder ouvir, não para me compreender ou ao que estou dizendo, mas para ver a si mesmo no espelho de minhas palavras, se você me usar como um espelho onde descobre sua própria atividade, então isto terá um efeito tremendo e profundo. Mas, se você apenas ouvir como em palestras políticas ou outras, então receio que perderá toda a implicação da descoberta por si mesmo dessa verdade que dissolve o centro do “eu”. Eu só fico consciente desta atividade do “eu” quando me resistem, quando minha consciência é ameaçada, quando o “eu” está desejoso de conseguir um resultado. O “eu” está ativo, ou eu estou consciente desse centro, quando o prazer chega ao fim e eu quero ter mais daquele prazer; aí há resistência e há uma adaptação objetiva da mente para um fim particular que me dará uma alegria, uma satisfação. Eu estou consciente de mim mesmo e de minhas atividades quando busco a virtude conscientemente. Isso é tudo que conhecemos. Um homem que persegue a virtude conscientemente é não-virtuoso. A humildade não pode ser perseguida, e essa é a beleza da humildade. (Krishnamurti)

O homem é o único ser consciente na terra; essa é sua glória e é também sua agonia. Depende de você se será agonia ou glória. A consciência é uma espada de dois gumes. Você recebeu algo tão valioso que não sabe o que fazer com ele; é quase como uma espada nas mãos de uma criança. A espada pode ser usada corretamente, pode proteger, mas a espada também pode ferir. Tudo o que pode se tornar uma bênção pode também se tornar uma maldição; depende de como você o usa. (Osho)

O que quer que você tenha que fazer agora mesmo, faça com envolvimento absoluto. Só então conhecerá a doçura do que significa ser consciente. (Sadhguru)

Nenhum comentário:

Postar um comentário