Translate

sexta-feira, 30 de abril de 2021

 COMO A ALMA SE ILUMINA 
SEGUNDO JACOB BOEHME
Querida alma, se queres alcançar a Luz de Deus age assim:
 
Tens na tua alma dois olhos encostados um ao outro, o direito olha para a eternidade e o esquerdo para trás, para a Natureza, não alteres isso, Deus assim o quer. 
 
Mas não faças o esquerdo retroceder para a cobiça mas sim faz com que o olho direito atraia para si o esquerdo e não toleres que, pela vontade das maravilhas, ele se afaste de ti e do olho que está voltado para a eternidade mas sim atraia para ti as maravilhas despertadas e produzidas por ele (pelo olho esquerdo na Natureza).

Esse olho esquerdo busca a comida para a vida terrestre, contudo não o deixes entrar na comida ou na cobiça (ou seja, não te agarres às coisas, usa-as apenas) mas traze-o para junto do olho direito e não o deixes ir.

Que tuas mãos trabalhem e produzam comida e que o olho esquerdo atrai para si as maravilhas mas não a mínima matéria (de novo, a insistência para não nos agarrarmos às coisas materiais).

De contrário o que tiveres atraído (agarrado) na vontade será trevas para ti (ou seja, ficas preso-obcecado na/pela matéria). Com isto não entendas que desvalorizamos a via terrestre pois ela é muito proveitosa para nós e para as maravilhas de Deus, sem ela não veríamos as maravilhas que nos fazem ‘lembrar’, imaginar Deus e descobrir Sua nobre imagem em nós e buscá-la de novo.

Deixa o demônio rugir e fazer barulho ante teu olho esquerdo, ele não pode entrar a menos que deixes o olho receber a matéria em si.

Quando morreres verás pelo olho direito, no olho esquerdo, todas as maravilhas que tiverdes produzido e encontrado. Aí teu olho esquerdo também estará livre da Natureza da cólera mas ficará com as maravilhas dela (da Natureza) na liberdade eterna pois não deu entrada para a matéria, ele é Livre.
 
Vamos explicar de novo para sermos entendidos pelo homem de mente fraca. Age assim se queres contemplar a Luz de Deus em tua alma e para ela ser iluminada por Ele.

Estás neste mundo. Tens uma profissão honesta, isenta de falsidade? Continua nela, faz teu trabalho, labora, como a necessidade exige. Busca as maravilhas, tanto nos elementos como na terra, seja qual for a tua arte pois todas são obra de Deus. Faz obras com teu engenho, edifica, planta, tudo serve para a manifestação das maravilhas de Deus.

Mas escuta esta lição: não deixes teu espírito entrar ali, de maneira que ele se entregue a isso, que ele se preencha com isso, faça disso seu ídolo e se estabeleça nisso, como numa treva .

Não deixes que tua vontade introduza a imaginação numa coisa, pois assim entra e se impregna com a coisa, introduz a coisa no espírito ficando a alma aprisionada na coisa e deixando de ser livre como imagem pura de Deus. Senão serias apenas um louco aos olhos de Deus e o macaco do demônio e tua vontade estaria completamente fixa nisso, a tua imagem divina seria alterada por essa falsa imaginação e perderias a imagem de Deus .

Põe tua vontade esquerda na obra que fazes. Pensa que és servo de Deus na vinha do Senhor e trabalha com fidelidade. Põe tua vontade direita em Deus naquilo que é eterno. Pensa que não estás em segurança em momento algum, que estás apenas em teus dias de trabalho e que deves estar sempre pronto para escutar a voz quando teu Mestre te ordenar a vir para casa.

Não deixes a razão dizer: Eis o meu tesouro. Isto é meu. Tenho o bastante mas quero juntar mais para deixar mais bens aos meus filhos. Pensa que teus filhos são filhos de Deus e tu, servo de Deus, que tua obra é a obra de Deus, que teu ouro, teu bem, teu pensamento, teu sangue estão na mão de Deus .

Ele pode fazer deles o que quiser.

Quando Ele te ordena a vir ao teu próprio país, pode, então, tomar teu trabalho e dá-lo a outro.

Não permitas que teu coração deixe o espírito de tua vontade introduzir a presunção na imagem.

Lança a todo momento tua vontade na humildade diante de Deus, assim tua imagem entrará sempre na majestade de Deus e será continuamente iluminada pela Sua Lu .

Assim é a resposta à tua pergunta de como iluminar a alma.

Ela está neste mundo e também em Deus.
 
Aqui neste mundo ela é um agente das maravilhas de Deus. Ela deve abri-las com um olho e com o outro, conduzi-las ao início diante de Deus, aí colocando todas as suas ações na vontade de Deus e nunca dizer de coisa alguma neste mundo: Isto é meu!!!

Pois mente quando assim fala, tudo é de Deus, nada é nosso, somos apenas servos e devemos nos conduzir no amor e humildade para com Deus e nossos irmãos .

Um tempo importante está perto.

Na hora da vossa morte vereis muito bem que tipo de julgamento é esse e em que tempo e sob que turba (do bem ou do mal) viveste. 
 
http://acaminhodacasa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário