Translate

quarta-feira, 7 de abril de 2021

A VERDADE É MUITO SIMPLES

Não há nenhum mistério em torno dela. O mistério existe na mente, que é guiada pelas existências relativas. Quando a mente transcende as aparências, sua compreensão amplia-se progressivamente até a consciência cósmica.

Sentes que existes, porque Deus está em ti. Sentes que o mundo é animado, porque Deus está nele. A morte não te agrada, porque a existência eterna é a tua verdadeira natureza. Não desejas ser odiado, porque amor é a graça que sustenta a vida.

Não buscas a ignorância, porque tua verdadeira natureza é o conhecimento puro. Não aceitas o sofrimento, porque absoluta bem-aventurança é a natureza da tua alma.

Tens de vir a este mundo para te conheceres a ti próprio, para compreenderes os outros, para ajudar-vos mutuamente, e trabalhar pela tua salvação. Não cessas de existir mesmo depois que teu corpo nada mais é, porém, encontrarás um novo, segundo o teu Karma, até que desça sobre ti a luz de Deus.

A liberdade é o teu direito inato e não a escravidão. A mente e os sentidos são teus servos e não teus senhores. A Verdade é a tua inspiração e não os impulsos. Integração é o teu ideal e não a dissolução. Compreensão e boa vontade são os teus objetivos e não a intolerância e a hostilidade.

Deus não é um luxo sentimental ou um símbolo plácido de obediência religiosa. Ele é a santidade no coração do homem. Ele é o mais pessoal, o mais íntimo, o mais próximo de todos. Não O diminuas pelos tolos devaneios do teu intelecto. Não O insultes pela intolerância religiosa e fantasmas sensoriais.

Não tenhas a presunção de ser um guardião dos céus, se alguma igreja ou credo elevarte ao púlpito. A ninguém Deus outorgou poderes para fazer isto ou aquilo. Almas iluminadas procuram transmitir a essência da Sua realidade. Servimo-Lo, servindo à humanidade. Amamo-Lo, amando nossos irmãos. Deus não é potentado espiritual que, sentado em seu trono nos céus, dispensa justiça aos pobres mortais. Ele está em teu coração, no coração de todos. Quanto mais puro o coração, melhor O conhecerás. Ele nos guia através da luz de nossa consciência.

És o dono de tua própria sorte. Teu destino está em tuas próprias mãos. Trabalha pela tua salvação, diligente e assiduamente, mediante teu constante esforço próprio. Procura, e encontrarás a Verdade. Investiga e compreenderás. Pratica e experimentarás. Medita e realizarás. Leva uma vida divina e encontrarás paz e felicidade.

Que a tua vida seja um contínuo processo do Yoga. Eficiência em ação é Yoga, Servir sem apego escravizador é Yoga. Servir altruisticamente é Yoga. Devoção pura é Yoga. Iluminação é Yoga. Consciência cósmica é Yoga. Tudo na vida é Yoga!!!
 
Mestre Sri Swami Sivananda - “Perfeição pelo Yoga”
https://casadocontentamento.wordpress.com

 

"... A verdade significa autenticidade, ser verdadeiro, não ser falso, não usar máscaras. Tudo o que é a sua verdadeira face, mostre-a a todo custo. Lembre-se, não significa que você tem que desmascarar outros. Se eles estão felizes com suas mentiras é para eles decidirem. Não vá e desmascare qualquer um, porque esta é a forma como as pessoas pensam. Elas pensam que têm que ser verdadeiras - autênticas; isso significa que elas têm que desnudar todo mundo."Porque você está escondendo o seu corpo? não são necessárias essas roupas. "Não. Por favor, lembre-se, seja verdadeiro para si mesmo. Você não precisa reformar outra pessoa no mundo. Se você pode crescer sozinho, isso é o suficiente. Não seja um reformador e não tente ensinar aos outros e não tente mudar os outros. Se você mudar, essa é uma realização mais que suficiente. Ser autêntico significa manter-se verdadeiro ao seu próprio ser..."

Osho -  https://www.osho.com

 

"Quando você fala de um caminho para a verdade, isto implica que a verdade, esta realidade viva, não está no presente, mas em algum lugar na distância, algum lugar no futuro. Agora para mim, verdade é realização, e para a realização não pode haver caminho. Assim parece, ao menos para mim, que a primeira ilusão em que você fica preso é este desejo de segurança, este desejo de certeza, esta busca de um caminho, um meio, um modo de viver através do qual você pode alcançar a meta desejada, que é a verdade. Sua convicção que a verdade existe apenas num futuro distante implica imitação. Quando você pergunta o que é verdade, está realmente pedindo que lhe digam o caminho que leva à verdade. Então você quer saber que sistema seguir, que modelo, que disciplina, para ajudá-lo no caminho da verdade. Mas para mim não existe caminho para a verdade; a verdade não é para ser compreendida através de nenhum sistema, através de nenhum caminho. Um caminho implica uma meta, um fim estático, e, portanto, um condicionamento da mente e do coração para esse fim, o que necessariamente demanda disciplina, controle, ganância. Esta disciplina, este controle, se torna um fardo; ele lhe rouba a liberdade e condiciona sua ação na vida diária. Inquirir pela verdade implica uma meta, um fim estático que você está buscando. E você estar buscando uma meta mostra que sua mente está à procura de segurança, certeza. Para alcançar esta certeza, a mente deseja um caminho, um sistema, um método que ela possa seguir, e essa segurança você pensa encontrar condicionando a mente e o coração pela autodisciplina, autocontrole, supressão. Mas a verdade é uma realidade que não pode ser compreendida seguindo algum caminho. A verdade não é um condicionamento, um molde da mente e do coração, mas uma constante realização, uma realização em ação. Que você pergunte pela verdade implica que você acredita num caminho para a verdade, e esta é a primeira ilusão em que você está preso.

Krishnamurti -  http://legacy.jkrishnamurti.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário