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sábado, 24 de abril de 2021

 ENSINAMENTOS DE RAMANA MAHARSHI

Onde o ego não surge, ali somos Aquilo. Mas, como pode esta perfeita ausência do ego ser alcançada, se a mente não imergir em sua Fonte? E se o ego não se extinguir, como poderemos alcançar o Estado Natural, no qual somos Aquilo?

Auto-realização = Remoção da Ignorância. Aquieta-te e sabe que tu és Deus. Eu-sou o Eu-sou. O mundo das representações, das construções mentais, é o mundo daquilo que não é. Somos a própria Vida, o Ser Infinito, a Fonte de todas as coisas. Nada há para ser adquirido; há, apenas, ignorância a ser removida.

O que adianta conhecermos o que se passa fora de nós, se ficamos na ignorância do que se passa dentro de nós? Eu sou o Espírito que transcende o corpo. O corpo morre, mas o Espírito que o transcende não pode ser tocado pela morte. Isto significa que Eu sou o Espírito Imortal.

O Ser é o manifestador imanifestado. Quem lhe disse que ele está manifestado? Os seus olhos não se podem ver. Mas, coloque-se diante de um espelho, e eles poderão se enxergar. Acontece o mesmo com a criação. Veja a si mesmo primeiramente e, em seguida, você verá que não existe nada além do Ser Supremo.  

Que outro meio há senão puxar a mente de volta ao interior todas as vezes que ela vaguear ou voltar-se para fora? Quem Sou Eu?' significa tentar encontrar a fonte do Eu ou o Pensamento-eu. Tudo o que se precisa fazer é encontrar a Fonte do Eu e permanecer lá. O método é: fique em silêncio. 

A liberação, que é bem-aventurança, é natural a todos. A ignorância é uma ilusão da mente, uma falsa sensação. Apenas o ego é prisão e a sua própria natureza, livre do contágio do ego, é liberação. Não há engano maior do que acreditar que a liberação, que está sempre presente como a sua verdadeira natureza, será alcançada em um tempo futuro. Até mesmo o desejo pela liberação é fruto da ilusão. Portanto, permaneça em silêncio.    

O destino da alma é determinado segundo seu 'prarabdha-karma'. O que não deve acontecer não acontecerá, não importa o quanto você deseje. O que deve acontecer acontecerá, não importa tudo o que você faça para evitar. Quanto a isto, não resta dúvida. Portanto, o melhor caminho é permanecer em silêncio.     

Conheça-te a ti mesmo. Tudo além [e aquém] será conhecido por sua própria harmonia. Discerne entre o eterno, imutável, todo interpenetrante e infinito Atman e o sempre mutante, fenomênico e perecível universo do corpo. Inquira: 'Quem sou eu?'. Faz a mente calma. Liberta-te a ti mesmo de todos os pensamentos outros do que o simples pensamento do Ser ou Atman. Mergulha profundamente dentro do quarto fechado do teu Coração. Encontra-te no real e ilimitado Eu. Descansa Nele, pacificamente, para sempre, e te torna idêntico com o Ser Supremo. O vegetarianismo é absolutamente necessário.   

O mundo é infeliz por causa da sua ignorância do verdadeiro Ser. A verdadeira natureza humana é a felicidade. A felicidade é inata no verdadeiro Ser. A procura da felicidade pelo homem é uma procura inconsciente pelo verdadeiro Ser. O verdadeiro Ser é imperecível; portanto, quando alguém O encontra, encontra a felicidade, a qual não tem fim. No interior do Coração, o Ser Supremo Uno está sempre emitindo a emanação da autoconsciência: “Eu” ... “Eu”... Para realizá-lo, entre no seu Coração – através da busca interna ou do profundo mergulho ou controle da respiração – e permaneça no Ser do Ser. Somente o 'Eu' Supremo é.  Pensar outra coisa é se iludir. O objetivo mais elevado da experiência espiritual é a compreensão do Eu Superior. A meditação profunda é a linguagem eterna. O silêncio é a linguagem eterna. O buscador deve investigar a sua verdadeira natureza, que é sempre destituída de corpo, e deve permanecer nela.  

É evidente que, se o estado perfeito de 'Ahimsa' (consiste em não cometer violência contra outros seres) prevalecer, não poderá haver mais nenhuma guerra. Se um homem insulta seu próximo ou o injuria, o remédio não consiste em revidar ou resistir, mas, em permanecer tranquilo, simplesmente. Esta tranquilidade provocará a paz nele próprio e deixará quem o ofendeu pouco à vontade, até o momento em que este admita seu erro. Mahatma Gandhi se entregou completamente ao Ser Supremo e cumpre sua missão sem nenhum interesse pessoal. Ele não se preocupou com os resultados de suas atividades, e os aceitou como eles se apresentaram. Sua atitude deveria servir de exemplo a todos os que trabalham pela nação.   

Cuide primeiro de si mesmo e tudo o mais se seguirá naturalmente. Submeta-se, primeiramente, à Vontade Divina, e espere. Você perceberá que o ambiente que o cerca melhorará à medida que você se fortificar espiritualmente. Você não tem necessidade de se deter em todas as diferenças. A diversidade é a lei do mundo. Mas, uma corrente única une todas elas. O Ser é o mesmo em todos os homens. Ele não conhece nenhuma diferença. As diferenças são superficiais, exteriores, e provêm da mente pensante. Você deve apenas descobrir a Unidade Suprema através da meditação.  

Existem diferenças entre os diversos membros do seu corpo. Cada um deles cumpre sua função. Por que você quer suprimir as diferenças? Como você pode esperar reformar o mundo? Mesmo que se esforce intensamente para isto, não conseguirá. Por que você se preocupa tanto em fazer reformas? A conscientização do Ser provoca automaticamente a reforma social. Contente-se com sua própria reforma, e a reforma social cuidará dela mesma.  
 
A paz está sempre presente. Você deve apenas eliminar os obstáculos que a perturbam. Esta paz é o Ser Eterno. A paz é a ausência de perturbação. A perturbação é provocada pelo surgimento dos pensamentos no homem. Consequentemente, assegurar a paz significa estar livre de todo pensamento e permanecer em estado de pura consciência. Se um homem obtiver a paz suprema do Ser, esta se espalhará ao seu redor, sem nenhum esforço da parte dele. Quando o homem não encontra a paz nele mesmo, como pode sonhar em espalhá-la fora dele?

Eliminar a mente pensante e o ego profano através da constante meditação é uma boa prática para se viver a suprema paz. As pessoas têm a tendência de não compreender a verdade simples, a verdade de sua experiência de cada dia, sempre atual e eterna. Esta verdade é o Ser. Mas, as pessoas não querem ouvir falar disto. Preferem saber o que se passa no além, no paraíso imaginário, no inferno... Querem saber sobre a reencarnação. Preferem o mistério à verdade simples – mistério que as religiões utilizam para atrair os homens por vias tortuosas. Mas, é inútil ir por tais caminhos. É necessário se conscientizar do Ser. Por que, então, não se estabelecer imediatamente Nele?


O mundo é apenas uma projeção mental.
 
As pessoas conscientes da Verdade Suprema não ignoram que as guerras assolam o mundo, mas, não são afetadas por elas, assim como a tela do cinema não é perturbada por cenas de incêndio ou de inundação. Cuide de você e deixe o mundo cuidar de si mesmo. Se a auto conscientização é taxada de egoísmo, este egoísmo deve, então, englobar o mundo inteiro. Não há nisto nada de desprezível. O mundo é bom assim como está. Se aparentemente existem problemas é em virtude do modo errado como as pessoas se posicionam. O que se deve fazer é aniquilar o erro inicial, que é a mente pensante. Então, tudo ficará bem.

Descubra quem você é em essência, e chegarão ao fim todas as suas dúvidas. O Divino é a perfeição. Mas, você vê o mundo como imperfeito por causa de sua identificação incorreta. Sem a auto compreensão, a compreensão do mundo se torna sem significado. Mergulhe profundamente em você mesmo... e veja o mundo através dos olhos do Ser Supremo. Se você se dedicar sinceramente a prática da meditação e da devoção, seus sofrimentos acabarão.

É inútil desejar medir o Universo e estudar os diversos fenômenos, pois, os objetos são apenas criações mentais. Querer medi-los é comparável à tentativa de alguém que coloca o pé sobre sua própria sombra para bloqueá-la.

Aquele que deseja os bens deste mundo é semelhante ao sonhador que procura satisfazer em sonho seus desejos oníricos. No mundo do sonho, você encontra igualmente os desejos, os objetos desejados e a satisfação. A criação onírica preenche uma função tão importante para o sonhador quanto o mundo objetivo para o homem em estado de vigília. E, no entanto, o sonho não é considerado real.

A Consciência Pura, completamente desligada do Corpo Físico e transcendental à mente, é uma questão de experiência direta, pessoal ( toda experiência é direta, pessoal e intransferível. O mesmo não poderá viver a experiência do outro, e o outro não apre(e)nderá nada com a experiência do mesmo). O sábio conhece sua existência imaterial e eterna, assim como o leigo conhece a sua existência física. Mas, a experiência pode ser alcançada, quer se esteja consciente do corpo, quer não. Na existência imaterial da Consciência Pura, o Sábio [Iniciado] está além do tempo e do espaço, e nenhuma pergunta surge sobre a posição do Coração. Entretanto, desde que o Corpo Físico não pode subsistir à parte da Consciência, a percepção do Corpo é sempre sustentada pela Consciência Pura. O Corpo, pela sua natureza, é limitado e não nunca pode ser eterno como a Consciência Pura, que é ilimitada. O reflexo da consciência [objetiva] no Corpo é simplesmente uma espécie de mônada, reflexo-miniatura da Consciência Pura, com a que o Sábio realizou a sua identidade. Para ele, a consciência do Corpo é somente um raio refletido da Autoluminosa e Ilimitada Consciência – que é Ele próprio. É somente neste sentido que o Sábio está consciente da sua existência física. Desde que, durante a experiência imaterial do Coração como Consciência Pura, o Sábio não está apercebido do seu Corpo, aquela experiência absoluta é localizada por Ele dentro dos limites do Corpo Físico, como por uma espécie de recordação dos sentidos, deixada enquanto Ele esteve com a percepção do Corpo.
 
Dois dedos à direita do centro do peito, está localizado o Centro da Experiência Espiritual, de acordo com o testemunho dos Sábios. Este Coração–Centro Espiritual é completamente diferente do órgão muscular propulsor de sangue, conhecido pelo mesmo nome. O Coração–Centro Espiritual não é um órgão do Corpo Físico. Tudo o que se pode dizer deste Coração é que Ele é, em nós, a própria Essência do Ser. Aquele com o qual estamos perfeitamente identificados, quer estejamos acordados, dormindo ou sonhando, quer estejamos trabalhando ou imersos em 'Samadhi' (absorção no Ser). 'Samadhi' é o nosso estado real.

É perfeitamente irrelevante para o 'jnani' (sábio) ou para o 'ajnani' (ignorante) se o mundo é percebido ou não. O mundo é visto por ambos, mas, seus pontos de vista diferem. Deus é sempre a primeira pessoa – o Eu – sempre estabelecido antes do tu. Como você dá preferência às coisas do mundo, Deus parece haver passado para o segundo plano. Se você desiste de tudo e procura somente a Ele, Ele apenas permanecerá como o Eu-Eu – o Ser. A Força Espiritual da auto-realização é mais poderosa do que o uso de todos os poderes ocultos. Visto que não há ego no Sábio, não há "outros" para ele. Chega-se [assintoticamente] à Verdade conscientizando-se do fato fundamental de que todos somos eternos, e não simplesmente acreditando que o mundo é efêmero. 
 
Você pensa que é o Corpo Físico e por isto confunde a si mesmo com o nascimento e a morte dele. Mas, você não é o Corpo Físico e, por isto, não tem nascimento nem morte. Os obstáculos mentais estarão sempre presentes. A solução não é mudar de ambiente: se o único obstáculo é a mente, ela é que precisa ser silenciada, tanto na floresta quanto no ambiente do lar. Se você pode fazê-lo na floresta, por que não no lar? Além disto, por que mudar de ambiente? Seus esforços podem ser feitos mesmo agora, qualquer que seja o lugar onde você esteja.

Não permita que sua mente seja distraída pelas coisas objetivas e pelos pensamentos. Excetuando atender às tarefas que lhe foram adjudicadas na vida, o restante do seu tempo deve ser passado em 'atma nishta' [permanência no Eu]; não desperdice nem mesmo um segundo em desatenção ou letargia.

Para praticar Atma Vichara(Questionamento sobre a natureza real da personalidade-alma) todo dia é auspicioso e todo momento é bom – nenhuma disciplina é prescrita em absoluto. A qualquer hora e em qualquer lugar ela pode ser feita, sem que os outros notem que você a está realizando. Todos os outros sadhanas (prática diária espiritual) requerem objetos externos e ambiente adequado, mas para Atma Vichara não se requer nada externo a si mesmo. Voltar a mente para dentro é tudo o que é necessário. Enquanto a pessoa está ocupada com Atma Vichara, ela pode facilmente realizar outras atividades também. Além disto, sendo Atma Vichara um movimento puramente interno, a pessoa também não atrapalha outros que estão em volta, enquanto que em 'sadhanas', como 'puja' (ritual de adoração), os outros notam você. Só a perseverança unidirecionada é essencial na Atma Vichara, e isto é feito puramente no interior. Apenas sua atenção no Eu Interior é essencial.

Quanto mais você se torna humilde, melhor é para você, em tudo. Conservando a mente concentrada no interior, você pode viver em qualquer lugar e sob quaisquer circunstâncias. Considere o mundo como se fosse apenas um sonho. Não cause o menor problema ou a menor perturbação aos outros. Além disto, faça você mesmo todo seu trabalho. Atrações e aversões devem ser descartadas e evitadas. Seja fiel a si mesmo.


Oh, Senhor, obedeço ao Teu chamado.
Aqui estou eu, abandonando tudo.
Não Te peço nada; não perco nem lamento.
Pegue-me e me faça Teu. 


 
http://paxprofundis.org

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