Translate

segunda-feira, 19 de abril de 2021

 AUTOCONHECIMENTO

 
Auto-conhecimento verdadeiro só é dado ao homem
Quando ele desenvolve interesse afetuoso por outros;
Conhecimento verdadeiro do mundo o homem só alcança
Quando procura conhecer seu próprio ser.
Ser do seu ser
Eu quero inflamar todo ser humano
A partir do espírito do Universo,
Para que se torne chama
E desabroche fogoso
O ser do seu ser. -
Os outros, eles querem
Tomar da água do Universo,
Que apaga as chamas
E paralisa aguado,
Todo ser no seu interior. -
Oh alegria, quando o fogo humano
Também lá crepita, onde repousa! -
Oh amargura, se a força humana
É acorrentada lá, onde quer ser dinâmica
Ser do seu ser
Eu quero inflamar todo ser humano
A partir do espírito do Universo,
Para que se torne chama
E desabroche fogoso
O ser do seu ser. -
Os outros, eles querem
Tomar da água do Universo,
Que apaga as chamas
E paralisa aguado,
Todo ser no seu interior. -
Oh alegria, quando o fogo humano
Também lá crepita, onde repousa! -
Oh amargura, se a força humana
É acorrentada lá, onde quer ser dinâmica
 
Rudolf Steiner
http://osgrandeshomensdahitoria.blogspot.com 
 
 
Você só é responsável pelo seu autoconhecimento

Você tem de ser um investigador. E a sua única responsabilidade deve ser conhecer a si mesmo.

Ensinaram-lhe tantas responsabilidades menos essa! Disseram-lhe que você devia prestar conta aos seus pais, à sua mulher, ao seu marido, aos seus filhos, à nação, à igreja, à humanidade, à Deus. A lista é praticamente interminável. Mas a responsabilidade mais importante não está nessa lista.

Eu gostaria de queimar essa lista toda! Você não tem de prestar contas a nação nenhuma, a igreja nenhuma, a Deus nenhum. Você só é responsável por uma coisa: o seu autoconhecimento. E o maior milagre é que, se você cumprir com essa responsabilidade, conseguirá cumprir com muitas outras sem fazer nenhum esforço.

No momento em que você encontra o seu próprio ser, uma revolução acontece na maneira como você vê as coisas. Toda a sua visão de vida passa por uma mudança radical. Você começa a se dar conta de novas responsabilidades - não como se fossem algo que tem de ser feito, mas algo que se faz por prazer.

Você nunca mais fará nada por dever, por se sentir responsável, porque isso é algo que esperam de você. Você fará tudo pela felicidade que isso lhe dá, por um sentimento de amor e compaixão. Não é uma questão de dever, é uma questão de compartilhar. Você sente tanto amor e tanta felicidade que gostaria de compartilhar.

Por isso eu só ensino uma responsabilidade, que é para consigo mesmo. Todo o resto virá naturalmente sem nenhum esforço da sua parte. E, quando as coisas acontecem sem que seja preciso fazer esforço, elas se revestem de uma grande beleza.

Osho, em "O Livro da Sua Vida"
http://conscienciaearesposta.blogspot.com 
 
 
O autoconhecimento é o início da sabedoria

O autoconhecimento é o início da sabedoria. O autoconhecimento é cultivado através da busca individual de si mesmo. Não estou colocando o indivíduo em oposição à massa. Eles não são antitéticos. Você, o indivíduo, é a massa, o resultado da massa. Em nós, como você descobrirá se entrar nisso profundamente, estão os muitos e o particular. É como uma correnteza que está constantemente fluindo, deixando pequenos rodamoinhos e esses rodamoinhos chamamos de individualidade mas eles são resultado deste constante fluxo de água. Seus pensamentos-sentimentos, aquelas atividades mentais e emocionais, não são o resultado do passado, do que chamamos muitos? Você não tem pensamentos-sentimentos semelhantes ao seu vizinho? Assim, quando falo do indivíduo, não o estou colocando em oposição à massa. Ao contrário, quero remover este antagonismo. Este antagonismo entre a massa e você, o indivíduo, cria confusão e conflito, crueldade e miséria. Mas se podemos compreender como o indivíduo, você, é parte do todo, não só misticamente mas realmente, então podemos nos libertar feliz e espontaneamente da maior parte de nosso desejo de competir, ter sucesso, enganar, oprimir, ser cruel, ou virar um seguidor ou um líder. Então consideraremos o problema da existência de modo totalmente diferente. E é importante compreender isto profundamente. Enquanto nos considerarmos como indivíduos separados do todo, competindo, obstruindo, em oposição, sacrificando os muitos pelo particular ou o particular pelos muitos, todos aqueles problemas que surgem deste antagonismo conflitante não terão solução feliz e duradoura; porque eles são resultado deste pensar-sentir errado.
 
Krishnamurti
http://w.jkrishnamurti.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário