Translate

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O CAMINHO SECRETO 
(Trechos)

Não há ninguém, por mais abatido que esteja, mais abalado, mais vergado ao peso do infortúnio, das enfermidades, da pobreza e da desgraça, que não encontre uma saída para suas dificuldades, ou como último recurso, a força para suportá-las. E assim deve ser porque todos os homens estão DENTRO da Mente Universal, que trouxe este mundo à existência. Mente que é perenemente benévola, insondavelmente sábia e eternamente pacífica.


“Conhece-te a ti mesmo, não pretendas escutar Deus, o estudo que convém à humanidade é o homem.” (Pope)


Nossas pequenas personalidades estão totalmente absorvidas com a importância das nossas lutas e aspirações ou vitórias e derrotas. Somos escravos de nossos bens materiais e nos afligimos por causa deles. Não podemos evitar, pois somos humanos. Entretanto, a Esfinge, erguendo-se das areias do Egito e contemplando a raça dos homens mortais, sorri... sorri... e sorri!


A ciência descobriu como temperar metais, lançar bombas de meia tonelada sobre cidades vizinhas e mil outras coisas de menor relevância. Sabemos construir pontes gigantescas que atravessam rios volumosos, porém não sabemos dar um passo para resolver este simples problema: QUEM SOU EU?


Nenhum clamor de coração sincero é dado em vão e se nossa prece for como ela deve ser, o Deus do nosso próprio coração nos responderá.


Que é esse 'algo mais' no homem, que o faz defender esplêndidos ideais e conceber nobres pensamentos? Que presença espiritual dentro de seu coração o instiga a afastar-se da existência banal, puramente terrena, e travar uma luta constante entre o anjo e a besta que habitam em seu corpo?


Na natureza, a soberania pertence às forças silenciosas. A lua não faz o menor ruído e, apesar disso, arrasta milhões de toneladas de água do mar no vaivém obediente a seu comando; não ouvimos o sol se levantar, nem as estrelas se ocultarem. A terra gira em torno do sol em silêncio, e assim as plantas crescem.


A vida nos ensina silenciosamente, enquanto os homens instruem em voz alta.


Como tudo que tem valor, os resultados da meditação se adquirem com muita lentidão, trabalho e dificuldade.


Quer dediquemos cinco minutos ou mais a esta prática inspiradora (a prática de 'quem sou eu?'), ela nunca falha em produzir resultados notáveis de longo alcance. Não vale aplicar diariamente de quinze a trinta minutos para conseguir equilíbrio mental e a consciência do domínio interior?

 
Dirija-se a cada dia para o mesmo local, ocupe a mesma cadeira ou cama. Sente ereto e não se recline em nenhum encosto. Escolha a hora do dia em que ninguém o perturbe, quando tudo esteja quieto em volta, quando os órgãos digestivos estejam em repouso. Se for possível, adorne com flores e incenso o aposento. Coloque nas paredes quadros belos e sugestivos. Que esse recinto se converta num santuário que nos ajude a permanecer por algum tempo entre as coisas divinas. Reserve esse cômodo só para seu uso pessoal, um lugar onde se possa meditar, orar e estudar as coisas do Espírito.


O Eu não é o corpo nem a mente, pois o corpo e a mente se transformam, mas a consciência do 'eu' subsiste do berço ao túmulo, inalterável.


Com a meditação, o aspirante começará a expressar qualidades que são naturais ao Eu Superior: nobre visão, perfeita justiça e tratamento do próximo como a si mesmo.


O 'eu' se esqueceu totalmente de seu berço natal, que é o Eu Superior. Caiu na posição irônica de um ser que não só perdeu toda recordação de seu Pai, mas praticamente nega toda possibilidade da própria existência do Pai. O Eu Superior é a fonte oculta da vida do 'eu', cuja força o mantém, cuja energia vital ele necessita para viver, pensar e sentir. O Eu Superior é o Deus interno do homem.


O homem em si é um Universo em miniatura. Seu Eu Superior constitui o Sol e seu eu pessoal desempenha o papel de Lua. Assim como a lua empresta sua luz do sol, assim sua personalidade empresta do Eu Superior a vitalidade e seus poderes de pensar e sentir.


Uma vez que tenhais vos colocado nas mãos do Eu Superior, vossa vida começará a fluir serena e docemente, mesmo que exteriormente rujam as tormentas. Quando a divindade interna empunha as rédeas, sereis seguramente conduzido, pois ele é mais sábio que vós.


Pouco a pouco, vossos esforços diários abrirão um novo canal ao longo das sinuosas circunvoluções de vosso cérebro, o que vos facilitará a aproximação da esfera sob a influência do Eu Superior.


Cabe ao estudante cultivar o hábito de recorrer imediatamente ao Eu Superior interno, quando em conflito com as circunstâncias que o envolvam. Se o fizer fielmente, dele se apossará uma maravilhosa sensação de paz e segurança, e sua mente passará sem fricções através da ocorrência.


Todos os que se entregam ao Eu Superior recebem sua ajuda protetora.


A clamorosa necessidade do mundo não é a mudança de cabeça, e sim mudança de coração. Entre nós não faltam ideias, mas falta boa vontade. O sentimento de boa vontade será a melhor segurança da paz universal.


Angústias sociais, dificuldades econômicas, caos político, são todos consequências físicas da falta de espiritualidade no mundo.

 
 
Paul Brunton
 
 
 
 
 
 
Todos os grandes 'irmãos maiores', através de seus relatos e estimulantes conselhos nos convidam ao silêncio e a entrega, então, façamos isso para o nosso próprio bem, para que possa fluir um clima de paz e harmonia em nosso interior, apesar do torvelinho que se passa cá fora. Como afirma esse instrutor: "A clamorosa necessidade do mundo não é a mudança de cabeça, e sim mudança de coração". A mente nos ajuda com os problemas do mundo, porém o coração é a ponte para o Divino. KyraKally

Nenhum comentário:

Postar um comentário