Translate

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

HÁ UM MEIO PARA SUPERAR A MENTE ?
Pergunta Paul Brunton

Responde Ramana Maharshi: Não existe uma entidade chamada mente. Por causa do aparecimento dos pensamentos conjecturamos que deve haver alguma coisa da qual eles tenham começado. Essa coisa denominamos a "Mente". Quando sondamos para ver o que é aquilo, não encontramos nada igual a isso. Após ela ter desvanecido, encontraremos a paz eterna. As faculdades de raciocínio ou  de discernimento são meros nomes. Sejam o ego, a mente ou o intelecto, é tudo igual. De quem é a mente? De quem é o intelecto? Do ego. O ego é real? Não. Confundimos o ego e o chamamos de intelecto ou mente.

Paul Brunton: Como fazer parar a mente?

Ramana: Quer um ladrão pegar um ladrão? Quer a mente encontrar a si própria? A mente não pode buscar a mente. Você andava ignorando o que é Real e guardou na mente aquilo que é irreal, inclusive procurando saber o que ela é. Existia a mente enquanto você dormia? Não. Não existia. Agora ela está aqui. Por isso é impermanente. Pode a mente ser encontrada por você? A mente não é você. Por ter pensado ser a mente, por isso me pergunta de que modo examiná-la. Se ela estivesse aí agora, poderia ser examinada. Mas ela não está. Compreenda esta verdade através da busca. A busca da irrealidade é inútil. Portanto, vá procurar a Realidade, ou seja, o SER. Esse é o meio para superar a mente. Existe só uma cosia Real. As outras são meras aparências.  Diversidade não é a Natureza d'Aquela. Estamos lendo as letras impressas no papel, contudo, ignoramos qual é a substância (background) dele. O mesmo se dá com você, que absorve as manifestações da mente e não toma conhecimento do fundo (background) delas. De quem é a culpa? 

A essência da mente é apenas conhecimento, ou a conscientização. Quando o ego, seja por que meio for, dominar a mente, ela funcionará como razoamento, pensamento abstrato ou faculdade sensorial. A Mente Cósmica, não sendo limitada ao ego e não tendo nada separado dela, permanece pura Consciência. É isso que a Bíblia entende por "EU SOU O QUE SOU". 
 
 
 Ramana Maharshi

 
 
 
 
Suponho que  Ramana Maharshi quis dizer que nós costumamos personalizar tudo com que entramos em contato, criamos um substantivo para isso e aquilo e pronto: iniciou o condicionamento. Um estudo minucioso é feito por mentes racionais para conceituar e definir tudo em nossa volta. Esse é o mundo em que vivemos: totalmente falso, porque assim o moldamos e existimos de acordo com esses padrões. Quando o homem desperta, a primeira atitude que toma é destruir todo esse condicionamento, todos esses substantivos... Ele precisa morrer para nascer de novo, um ser novo. Então, silenciosamente esse processo se inicia. As palavras de Jesus foram bem claras: "Aquele que tem olhos de ver que veja, aqueles que tem ouvidos de ouvir que ouça". Essas palavras, entretanto, somente podem ser compreendidas pelo 'homem novo'. KyraKally



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário