Translate

sábado, 21 de novembro de 2015

A GRAÇA COMO MANIFESTAÇÃO
 DO EU SUPERIOR

A Graça é a manifestação do Eu Superior. A atuação do poder da Graça é misteriosa. Nosso dever é preparar as condições adequadas, a atmosfera conveniente dentro da qual o Eu Superior pode conceder sua revelação.

A Graça é sempre experimentada como uma manifestação interior à região do coração. Ela surge do interior do aspirante com tal força e se apossa de tal forma de seus sentimentos e pensamentos, que ele não apenas percebe ser inútil qualquer resistência, como também não sente nenhuma inclinação a resistir, pois sua consciência está como que sob o efeito de um encantamento.

Tudo começa com a sensação de que algo se está derretendo dentro do coração. A seguir, acontece uma revolução de todos os primitivos pontos de vista acerca da vida, durante a qual o orgulho, o preconceito, as ideias arraigadas, os desejos e as aversões são todos atirados a um canto e desaparecem por algum tempo.

Esta experiência poderá repetir-se constantemente ou não voltar a acontecer por muito tempo. Se se der a primeira hipótese, então o aspirante é um homem de sorte e o progresso de sua iluminação será rápido. A Graça poderá baixar tão apenas por cinco minutos, como poderá também persistir por cinco horas.

Há indícios que pressagiam a vinda da Graça. O principal dentre eles é um forte desejo de luz espiritual que mais e mais toma conta do coração, que atormenta o homem com frequência e que faz o resto parecer insatisfatório. A vida comum parece tornar-se insípida, estúpida, oca, mecânica e opressiva.

Outro indício é o ato de chorar, seja em virtude da ausência dessa luz espiritual, seja em virtude de alguma palavra, acontecimento, pessoa ou retrato que recorde a existência do Eu Superior. Tal pranto nem sempre será visível e exterior; poderá ocorrer silenciosamente no fundo do coração.

Quando, porém, as lágrimas fizerem sua aparição, não deveremos resistir-lhes, mas ceder à sua pungente emoção. Essas lágrimas trazem consigo uma misteriosa influência que tende a dissolver as duras incrustações construídas pelo ego que barram a entrada da Graça. Somente aquele que sabe como chorar pelo Mais Alto e como abster-se de chorar pelos desenganos mundanos está apto a conhecer a Verdade.

Outros sintomas poderão manifestar-se; o aspirante poderá ter um sonho profético, o qual será capaz de traduzir intuitivamente como uma mensagem de seu Eu Superior. Tal sonho será extraordinariamente vívido e inesquecível. Além disso, poderá ocorrer alguma modificação nas circunstâncias de sua vida, ou uma crise nos negócios, indicando que é chegada a hora de mudar-se para novas vizinhanças, portadoras de novas influências.
 
 
Paul Brunton

Nenhum comentário:

Postar um comentário