Translate

sábado, 25 de abril de 2020

R E F L E X Õ E S   P R E C I O S A S
Na Natureza Selvagem (Into the Wild) | Um Estudo para a Vida - YouTube

Não se prenda à ideias do tipo “devo me desapegar” ou “não devo me afligir”. Apenas saiba que sua Essência, seu verdadeiro self, pode tranquilamente cuidar de tudo. Confie completamente em sua natureza original. Trabalhe essa confiança até que ela se torne tão natural como respirar, e então você saberá o que significa viver uma vida realmente plena!

A solução de qualquer problema que surja, por mais grave que seja, nunca vem de você. A natureza original fez surgir tudo, inclusive você. Logo, por que tanta ansiedade a respeito das coisas? O melhor a fazer é confiar tudo a ela.

Meu corpo não sou eu, minha consciência não sou eu e minha vontade não sou eu. Não há nada a ser alcançado. A natureza búdica é nossa vida eterna, fundamental, é o alicerce que sustenta o universo inteiro. Ela engloba todos os fenômenos visíveis e invisíveis e está dentro de cada ser humano. Por isso cada um de nós possui a habilidade inata de lidar com todas as coisas, as visíveis e invisíveis.

Nunca me contentei em se ficar apenas com o que havia percebido. Segui sempre em frente, sem apegar-me a nenhuma experiência ou conceito. À noite parava de andar e dormia onde quer que estivesse, geralmente em um campo ou nas montanhas. Molhada do orvalho da manhã,  recebia a madrugada quando chegava o início de cada dia. Enquanto a luz se espalhava pelo país,  vagava por onde meus pés me levavassem. Se tivesse sorte encontraria algumas frutas silvestres, mas o mais comum é que passasse fome. Tudo o que tinha para vestir era um fino conjunto de roupas de verão. No inverno  passava as noites frias em santuários vazios nas montanhas - quando era possível. Se tivesse sorte encontrava um palheiro, que  achava a cama mais maravilhosa possível. Meus pés congelavam pelo frio e a pele inchada rachava, mas mesmo a dor não me desanimava. Jamais tentei encontrar algum professor em particular.

Todos os seres e coisas eram meus professores. Animais selvagens, pássaros, uma moita de capim e até mesmo uma pedra sob meus pés eram todos meus professores, e eles me davam ensinamentos incomparáveis. Eu compreendi a verdade a partir das pequenas coisas, mais do que através dos textos budistas ou sentada em meditação. Acima de tudo, confiava no meu professor supremo, a Natureza Búdica, que me conduziu ao meu eu interior. E os seres sencientes, cegos com seus olhos abertos, rindo quando felizes e chorando quando tristes, foram também meus professores. Se não fosse eles, como eu teria compreendido a verdade de que o Buda e todos os seres são inseparáveis?

Observe o correr da água. Se encontra buracos no caminho, ela os enche e segue fluindo. Quando tropeça com rochas ou colinas, ela os rodeia e segue seu caminho. Assim deve ser a prática para encontrar seu verdadeiro eu. Onde quer que você esteja, seja num supermercado ou em um Centro Zen, seja na quietude de sua casa ou em seu local de trabalho, você deve ter a firme convicção de que sua Essência cuidará de tudo. É essa confiança inabalável e completamente estabelecida em sua natureza original. E ela é maravilhosa! É o tesouro que você utiliza para fazer tudo o que quiser. Você sempre possuiu esse tesouro, mas viveu até hoje sem saber disso e assim várias coisas deram errado e todo o tipo de pensamentos distorcidos surgiram.

Não seja mais enganado dessa maneira. Aprenda a controlar suas reações e a confiar incondicionalmente à sua Essência tudo aquilo que o confrontar. Ao invés de usar seu intelecto fazendo planos detalhados a fim de alcançar algum objetivo, confie em sua Essência. Ela é a fonte de toda verdade e é totalmente capaz de cuidar de tudo aquilo que for confiado a ela. Ao agir assim, seus olhos se abrem para a infinita habilidade que reside em si próprio. Você sente então, naturalmente, uma profunda gratidão por sua Essência.

Enquanto estiver sendo controlado pelas consciências cármicas, você não conseguirá avançar. Não importa o quão longe vá, elas ainda irão assombrá-lo como demônios. Mesmo depois de ter deixado essa vida e ter renascido, seus atos e pensamentos ainda continuarão no mesmo nível no qual estavam em sua vida passada. Portanto, vocês devem elevar esse nível e a maneira de fazê-lo é confiar tudo, seja o que for, à sua essência. Tenha fé de que tudo está sendo feito por ela, confie integralmente, e liberte-se.

Tudo o que você vê, ouve, faz, encontra – tudo isso está constantemente fluindo. Nada disso permanece, nada é imutável. Tudo já fluiu. Quando reconhecer isso, você nunca mais será aprisionado, não mais sentirá ansiedade ou medo. Se estiver disposto a abandonar tudo aquilo pelo qual as pessoas lutam para ter, e compreender plenamente a essência daquilo a que chamamos eu, verá que existe em você a capacidade de entender e controlar tudo no mundo.

Quando você se torna completamente consciente de que é a sua Essência quem faz tudo, naturalmente passa a entregar a ela tudo que surgir. Mesmo que pareça que você não esta fazendo nada a respeito, sua Essência está agindo muito poderosamente.

Sabedoria é saber que o eu não existe. Sabedoria é saber que a matéria e o corpo físico são meras imagens de um sonho, são como gotas d’água agitadas pelas marés e pelos ventos. Ignorância nada mais é que insistir na existência do eu individual e esquecer que a matéria e o corpo físico desaparecerão. Abandone o eu e milhões de sofrimentos e dúvidas desaparecerão. 

Agarrar-se ideia de que você e os outros são seres diferentes, a ponto de não conseguir nem mesmo imaginar que tudo é um, é o principal obstáculo no caminho para o Buda. A princípio valorizar o eu pode parecer útil, mas essa é na verdade a origem de todos os problemas. Agarrar-se a ideia de eu nos priva de participar do reino de Buda e nos impede de experimentar os incríveis benefícios desse reino. Até que conheçamos completamente a realidade da não-dualidade, não haverá paz para nós. Por isso, como praticante, você não deve encarar nada dualisticamente mas sim entregar tudo que surgir à sua Essência de maneira profunda e sincera.

Para mim um ponto fundamental é: aqueles que querem algo mais da vida não devem se deixar arrastar pelas coisas que acontecem a elas. Em vez disso, devem aceitar e absorver por inteiro tudo que enfrentam. Compreender intelectualmente o que estou dizendo não é a verdadeira compreensão. Em vez disso, tenha uma fé firme em sua Essência e entregue absolutamente tudo a ela.

Não importa o que você enfrente, sua prática deve ser sempre a de entregar tudo à Essência, pois o que você confiar a ela será modificado e trazido de volta ao mundo de uma outra forma. Sua compreensão e sua prática devem refletir-se em ações. Só assim você será capaz de lidar com todos os problemas de sua família, da Terra e do Universo.

Prática espiritual significa ter a certeza de que há um grande tesouro dentro de si próprio – e encontrá-lo. Descobrir esse tesouro em si é a coisa mais valiosa do mundo. Se você coloca isso em prática, pode viver de maneira leve, sempre nova, com a mente ampla como o céu e sempre permeada de compaixão. O que seria melhor do que isso?

Portanto, entregue confiantemente tudo à Essência, e ela agirá harmoniosamente no mundo exterior. Ela protegerá você, removendo os espinhos de seu caminho e lhe dará meios para resolver qualquer dificuldade que surgir, permitindo assim que você se mova livremente.

Quando você entrega tudo à Essência e permanece focado nela em tudo que fizer, isso se chama “o aroma do samadhi”. A esta altura, aquilo que sustenta a mente estará profundamente enraizado, e você seguirá inabalável em qualquer circunstância.

Encare a tudo que enfrentar como algo que foi criado por você, de maneira que o obstáculo seja entregue a sua Essência e depois retorne como algo novo. A Essência tem o poder de mover o mundo material para uma nova direção. Mas quando você apenas cospe suas opiniões e lamentos, essa conexão não se realiza.

Por isso, todos aqueles determinados a realizar a Essência refreiam suas línguas e mantém-se quietos. Entregam tudo a seu íntimo e confiam na Essência. Agindo profundamente assim, os obstáculos são trabalhadas pela Essência e depois voltam ao mundo material de uma forma inteiramente nova.

Perguntaram-me certa vez:  Sunim, quando eu confio algo à minha Essência e as coisas caminham favoravelmente para a solução, há uma sensação de leveza e clareza. Mas quando demoram a se resolver, noto que essa sensação diminui. Respondi que é um sinal de que você não está acreditando integralmente em sua Essência. Se você acreditasse completamente nela, o céu poderia desabar e nem assim você se afligiria. Mesmo as questões sobre vida e morte não o afetariam, pois você saberia que sua Natureza Búdica cuida de tudo da melhor forma. “Acreditar integralmente em sua Essência” sugere um poder muito acima do que as palavras indicam. Há um poder profundo na água que encontra seu lugar, ainda que seu fluxo seja calmo e sereno.

Eu nunca pratiquei com a intenção de tornar-me um Buda ou alcançar a iluminação. Eu só queria saber quem sou, o que sou, e porque nasci. Quando enfim compreendi que meu corpo não sou eu, minha consciência não sou eu e minha vontade não sou eu ...

Muitas pessoas acreditam que, quando a mente se ilumina, é porque um determinado estágio foi alcançado. Contudo, o que é atingido é a compreensão de que não há nada a ser alcançado! Se alguém diz que obteve, ou alcançou, ou despertou para alguma coisa, então certamente não obteve, não alcançou e não despertou para nada.

Devemos encarar com destemor qualquer problema que surgir. Mesmo que esteja diante de espadas, espinhos ou campos cheios de pedras, não hesite diante de nenhum deles. Dê o máximo para seguir em frente e encarar tudo isso como sendo algo com o qual praticar. Do que você tem medo? Não importa se jovem ou velho, um dia você morrerá! Se conseguir abandonar o medo da morte, não haverá nada que não possa realizar. Nada mais o amedrontará. 

Sua vida, exatamente agora, não importa o que estiver acontecendo, deve ser toda ela meditação ativa. Por isso, aceite tudo o que surgir e entregue à Essência. 

Texto de Daehaeng Sunim

Nota do editor: sendo o texto acima uma coletânea de frases,  foi adicionado alguns enxertos para melhor facilitar sua leitura.

Mensagem recebida por email sem identificação da fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário