Translate

segunda-feira, 6 de abril de 2020

A  T  I  T  U  D  E     C  O  R  R  E  T  A

Frases de atitude #3 | ▷【 Baixar Imagens Grátis ©】 

Enquanto estivermos imersos na consciência do corpo, seremos como estranhos num país desconhecido. Nossa terra natal é a onipresença.

Eu sabia o que queria, muito antes de ingressar na ordem monástica da SRF. Eu não vim por honrarias, nem por prazeres, nem por favores. Eu vim em busca de Deus.

Algumas coisas me surpreenderam e até me desapontaram, mas eu continuei, passo a passo, até que um dia eu entendi completamente a relação Guru-discípulo. Eu entendi que se o Mestre não tivesse me disciplinado, mas ao contrário, houvesse me tratado com o que se chama de bondade, eu nunca teria me conhecido, nem teria conhecido as minhas necessidades espirituais.

Evite olhar a vida de modo negativo. Por que baixar o seu olhar para os esgotos quando há encanto por todos os lados? Pode-se sempre achar alguma falha, mesmo nas maiores obras de arte, da música e da literatura. Mas não é bem melhor gozar seu encanto e grandiosidade ? A vida tem um lado claro e outro escuro, pois o mundo da relatividade é composto de luz e sombras. Se você deixar que os seus pensamentos se ocupem com a maldade, você se tornará feio. Veja o bem em tudo e você absorverá a qualidade da beleza.

Eu nada espero dos outros; logo, suas ações não podem se opor aos meus desejos.

Quando disserem que você é bom, não relaxe, mas procure tornar-se melhor ainda. A sua evolução constante dará felicidade a você, para aqueles que estão a sua volta e a Deus.

Não se ocupe com os defeitos dos outros. Use o pó mágico da sabedoria para manter limpas e impecáveis as dependências da sua própria mente. Pelo seu exemplo, outras pessoas sentir-se-ão inspiradas a fazerem sua própria faxina.

Viva somente no presente e não no futuro. Faça hoje o melhor possível. Não se preocupe com o amanhã. - Paramahansa Yogananda numa homenagem póstuma à Irmã Gyanamata: "Nunca presenciei nem ouvi a Irmã Gyanamata criticar alguém; nunca ouvi uma palavra áspera de seus lábios. Os discípulos que tiveram a felicidade de conhecê-la, sentiram uma nova inspiração e todos disseram: Ela realmente é uma santa.
 
Meditando com Yogananda
http://www.grandefraternidadebranca.com.br 
 
 

Ação
 
Sem entender com compreensão o completo significado de ação, estar meramente interessado com uma forma particular de ação me parece muito destrutivo. Se estamos interessados apenas com uma parte e não com o todo, então toda ação é ação destrutiva. Mas se pudermos entender ação como uma coisa total, se pudermos sentir nosso caminho nela e captar sua significação então esse entendimento da ação total provocará a ação correta no particular. É como olhar uma árvore. A árvore não é apenas a folha, o galho, a flor, a fruta, o tronco ou a raiz. É uma coisa total. Sentir a beleza de uma árvore é estar consciente de sua totalidade – sua extraordinária forma, a profundidade de sua sombra, o tremular de suas folhas ao vento. A menos que tenhamos o sentimento da totalidade da árvore, apenas olhar para uma única folha terá muito pequeno significado. Mas se temos o sentimento de toda a árvore, então cada folha, cada galhinho tem significado, e somos sensíveis a ele. Afinal, ser sensível à beleza de alguma coisa é perceber sua totalidade. A mente que está pensando em termos de parte nunca pode perceber o todo. No todo a parte está contida, mas a parte nunca fará o todo, o total. Do mesmo modo, vamos ver se diligentemente e com humildade podemos examinar toda essa questão do que é ação. Por que a ação cria tanto conflito? Por que a ação gera um estado de contradição? E qual é a totalidade da ação? Se pudermos com sensibilidade e hesitação começar a compreender a natureza da ação total, então talvez sejamos capazes de chegar ao particular. Mas muito poucos de nós são sensíveis – sensíveis ao pôr do sol, sensíveis à criança na rua, sensíveis à beleza de um rosto, sensíveis a uma ideia, um ruído, a tudo na vida. Certamente só uma mente humilde, uma mente que não nega ou aceita - apenas tal mente é sensível ao todo. A mente não é sensível se não tem humildade; e sem humildade não há exploração, investigação, compreensão. Mas humildade não é uma coisa a ser cultivada. Virtude cultivada é um horror, não é mais virtude. Então, se pudermos, com esse natural sentimento de humildade no qual existe sensibilidade, examinar toda essa questão da ação, então talvez muita coisa será revelada de que não estamos cientes agora. Veja, a dificuldade com a maioria de nós é que queremos uma definição, uma conclusão, uma resposta, temos um fim em vista. Penso que tal atitude impede a investigação. E investigar a ação é necessário, certamente, porque todo viver é ação. A ação não é departamental, ou parcial; é uma coisa total. Ação é nossa relação com todas as coisas: as pessoas, a natureza, as ideias, as coisas. A vida não existe sem ação. Mesmo quando você se retira para um monastério, ou se torna "sannyasi", ou eremita no Himalaia, está ainda em ação pois está ainda em relação. E ação, certamente, não é uma questão de certo e errado. Só quando a ação é parcial e não total, é que existe certo e errado. 

J. Krishnamurti
http://legacy.jkrishnamurti.org/pt
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário