Translate

quarta-feira, 1 de abril de 2020

O MISTÉRIO DO ÂNGULO RETO

Así nacieron probablemente las primeras estrellas del universo - VIX 

Passei longos anos discutindo
Os ignotos mistérios do além:
Deus, o Cristo, a alma, a vida eterna.
E, quanto mais discutia
Mais me emaranhava
Nesse caos inextrincável
Dos conceitos analíticos da mente,
Nesse círculo vicioso,
Nesse jogo com zeros multiformes
E multicores...
Ergui a respeitável altura
A minha torre de Babel,
Na esperança de que, um dia,
O seu vértice rompesse
As fronteiras do Infinito...
Mas, quanto mais se alteava
A minha torre mental
Mais se confundia a língua
Dos seus arquitetos...
Finalmente, desisti, desiludido
Da obra luciférica...
Convenci-me de que o mundo do espírito
Não é a soma dos fragmentos do intelecto,
Que todas as linhas horizontais da mente
Continuam a rastejar na horizontalidade
Deste mundo humano,
Ignaro da divina verticalidade da alma...
Não! O mundo espiritual não é a continuação
De algo já existente –
É um novo início,
Uma alvorada inédita,
Original e virgem,
De algo inexistente, –
É um novo Gênesis,
Um estupendo fiat-lux
Do Espírito Creador...
Convenci-me de que o mundo do espírito
Jaz numa outra dimensão,
De que a mente nada sabe...
Na zero-dimensão do Infinito,
Do Todo,
Do Absoluto,
Do Eterno...
* * *
Descobri o mistério do ângulo reto,
Da altíssima vertical
Erguida sobre as vastas horizontais...
Descobri que estas são necessárias –
Mas que nenhuma delas é suficiente...
Não! As análises do intelecto
Não perfazem a intuição do espírito...
Impus silêncio à mente,
Evoquei as potências do espírito...
Humilhei-me perante mim mesmo,
Implorei o auxílio do Além...
E das ignotas alturas desceu
Sobre as minhas horizontais humanas
A ignota vertical divina,
Formando ângulo reto com elas,
Retificando a minha vida...
Compreendi com a alma o que jamais
Entendera com a mente...
Compreendi que Deus não é Algo,
Nem Alguém,
Que se possa conhecer,
Inteligir, provar, demonstrar,
Mas que é o UM e o TODO
Que se pode viver,
Sentir,
Gozar,
E sofrer deliciosamente...
E assim, sofrido de mim mesmo,
E sofrido de Deus,
Nasceu em mim a grande segurança,
A tranquila certeza,
A profunda paz,
A imperturbável serenidade
Da Verdade Libertadora...
Deus não está no fim de um silogismo
Corretamente construído –
Deus está no fim de uma vida
Retamente vivida,
No princípio, no meio e no fim...
Deus é a grande VERTICAL
Que corta todas as horizontais
Da minha vida,
Formando ângulo reto –
Que tudo retifica...

Huberto Rohden -   A  Voz do Silêncio
Poemas de Auto-Realização para Iniciandos e Iniciados

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário