Translate

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

SOMENTE UMA PESSOA 
SEM ALEGRIA PRECISA 
DE ENTRETENIMENTO


Normalmente o que consideramos como alegria não é alegria; no máximo se trata de entretenimento, e é apenas uma maneira de evitar a si mesmo, de intoxicar a si mesmo, de mergulhar em algo para que você possa se esquecer de sua infelicidade, de sua preocupação, de sua angústia, de sua ansiedade.

Todos os tipos de entretenimento são considerados como sendo alegria, mas eles não são! Tudo o que vem de fora não é alegria, não pode ser; tudo o que depende de algo não é alegria, não pode ser. A alegria surge de sua própria essência; ela é absolutamente independente de qualquer circunstância externa. E ela não é uma fuga de si mesmo, mas realmente encontrar a si mesmo. A alegria surge apenas quando você chega em casa.

Assim, tudo o que é conhecido como alegria é apenas o contrário, o diametralmente oposto, e não alegria. Na verdade, por não ter alegria, você procura entretenimentos.

(...) Somente uma pessoa sem alegria precisa de entretenimento. Quanto mais o mundo ficar sem alegria, mais precisaremos de televisão, de cinema, de cidades enfeitadas e mil e uma coisas. Precisamos cada vez mais de bebidas alcoólicas, cada vez mais de novos tipos de droga, apenas para evitar a infelicidade na qual estamos, apenas para não encarar a angústia na qual estamos, apenas para, de alguma maneira, nos esquecermos de tudo. Mas, ao esquecer, nada é alcançado.

Alegria é entrar em seu próprio ser. No começo é difícil, árduo; no começo você terá de encarar a aflição. O caminho é enorme, porém, quanto mais você penetrar nele, maior será o pagamento, maior será a recompensa.

Quando você aprender a encarar a infelicidade, começará a ser alegre, pois, nesse próprio encarar, a felicidade começa a desaparecer e você começa a ficar cada vez mais integrado.

Um dia a infelicidade estará presente, e você a encarará — e, de repente, a quebra: você pode perceber a infelicidade separada de você e você separado dela. Você sempre esteve separado; ela era apenas uma ilusão, uma identificação que você teve. Agora você sabe que você não é isso; então há um acesso de alegria, uma explosão de alegria.
 


ALEGRIA É LUZ

Dê toda sua energia a alegria e o medo irá desaparecer. Ignore o medo, não dê qualquer atenção a ele, porque quanto mais atenção você der ao medo, por mais tempo ele irá prolongar-se. Jogue-se na direção de onde a alegria está surgindo e o medo irá desaparecer, assim como a escuridão desaparece quando você acende a luz. 

Alegria é luz. É o começo de uma grande peregrinação que termina ao encontrar Deus. Então prossiga - sem nenhum medo, porque a Existência sempre protege aqueles que confiam nela. Relaxe... entregue-se à Existência e permita a alegria lhe dominar. Deixe-a tornar-se suas asas para que você possa alcançar as estrelas. 

 Um coração jubiloso 
está muito próximo das estrelas.

É somente o triste e o sofredor e o miserável que estão indo para o inferno.Eles estão criando o inferno deles. O jubiloso e o cantante e o dançante e o celebrante estão criando o paraíso deles através de cada uma de suas canções, através de cada uma de suas danças.

Está em suas mãos criar um paraíso ou mergulhar na escuridão, no fogo do inferno. Esses não estão do lado de fora de vocês, ambos estão dentro de vocês. Isso tudo depende do que você escolhe ser. Escolha ser divino, escolha ser mais e mais um celebrante, escolha ser festivo, assim cada vez mais flores podem florescer em seu ser, e mais e mais fragrância pode tornar-se disponível para você.

E dessa maneira não irá apenas lhe ajudar, irá ajudar todo aquele com quem você tenha contato. Alegria é uma infecção como qualquer doença. Quando você vê algumas pessoas dançando, subitamente você sente que seus pés estão prontos. Você pode tentar controlá-los, porque o controle foi ensinado a você, seu corpo, porém, quer se juntar à dança. Sempre quando você tiver uma oportunidade de rir, ria; sempre quando você tiver uma oportunidade de dançar, dance; sempre quando você tiver uma oportunidade de cantar, cante – e um dia você descobrirá que você criou seu paraíso.
 
Não é que a pessoa vá para o paraíso; o paraíso não está em algum lugar no céu – é algo que a pessoa cria ao redor dela mesma.

Isso é um bom começo. Com todas as minhas bênçãos, vá mais fundo, apesar do medo. Não dê ouvidos as coisas negativas porque se você escutá-las elas podem envenená-lo, podem destruir a sua alegria – conserve-a pura, impoluta. E aqui estão pessoas que irão dançar com você, que irão celebrar porque você deu o primeiro passo em direção a Deus.

E deixe-me lembrá-lo que o primeiro passo é quase metade da jornada.
 
 
Osho
http://pensarcompulsivo.blogspot.com
https://www.osho.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário