Translate

sábado, 1 de setembro de 2018

COMPREENDENDO O EGO


Citações de Osho sobre o ego II


O Ego Não Quer Ser o Todo

Então eu não estou ensinando você a ser bom. Não estou ensinando você a ser mau. Eu estou ensinando você apenas a ser inteiro. Ser inteiro é ser saudável e ser saudável é ser sagrado.
 
Mas o ego não quer ser inteiro, pois se você é o todo ele não poderá existir. O ego existe apenas na divisão. Quando você está lutando consigo mesmo o ego existe. O ego sempre existe através do conflito... O conflito é seu alimento, sua nutrição. Assim se você está inteiro, o ego não poderá existir. Você pode olhar isto. Você pode ir e olhar os criminosos, - Você pode ir e olhar seus santos – eles tem seu ego – o ego do bom e o ego do mau. Mas se você puder encontrar um homem que não tenha ego, ele não será nem um pecador, nem um santo, ele vai ser muito simples. Ele não vai reclamar de nada bom ou ruim... ele não vai reivindicar nada.
 
O ego é criado pela quebra... Quando você está lutando, o ego entra. quando você não está lutando, o ego não pode entrar. Ego é uma tensão. Se você quer o ego, então divida-se tanto quanto possível. Torne-se duas pessoas. É isto que acontecendo com muitas pessoas, isto é o que aconteceu com toda a humanidade. Todos tornaram-se duas pessoas – uma voz diz – faça isto – a outra voz diz – não faça isto – então o ego surge.. O ego surge com a fricção, e o ego é muito intoxicante, torna você inconsciente. Este é todo o mecanismo.

 
Você Não Pode Abandonar o Ego.
 
Eu sou isso e aquilo, não é nada mais do que um outro nome para o ego. Agora você terá problemas. Se o ego está convencido de que a única maneira é deixar cair o ego, então quem vai deixar cair quem? E como? Será como puxar você mesmo pelos próprios cadarços. Você vai achar bobagem. Veja cada palavra que você usa – eu sou isso ou aquilo – nada mais é do que o ego.
 
A segunda coisa – ninguém jamais foi capaz de abandonar o ego, porque o ego não é uma realidade que você possa deixar – qualquer coisa para ser descartada, precisa ser real, substancial. O ego é apenas uma noção, uma ideia. Você não pode abandoná-lo, você pode apenas entendê-lo. Você pode abandonar sua sombra? Você pode correr tão rápido quanto queira, mas sua sombra vai correr na mesma velocidade.
 
Você não pode abandonar o ego. Uma vez que você comece a tentar abandoná-lo, você entrará numa grande confusão – você se tornará cada vez mais preocupado e intrigado – e esta não é a única maneira de livrar-se do ego. A única maneira de libertar-se do ego é olhar para ele.


A Natureza Sempre é Bonita, o Ego é Sempre Feio
 
Então quando você faz algo, olhe, esteja alerta. E se isto conduzi-lo à miséria, então saberá bem que era o ego. Então, da próxima vez, esteja alerta, não dê ouvidos a essa voz. Se for a natureza, irá conduzi-lo a um estado de bem-estar da mente. A natureza sempre é bonita. O ego sempre feio. Não há outro caminho, apenas de tentativa e erro. Eu não posso dar-lhe um critério para que você possa julgar tudo, não. A vida é sutil e complexa e todos os critérios são deficientes. Você terá que fazer seus próprios esforços para julgar. Então sempre que você fizer alguma coisa, ouça sua voz interna. Tome nota de onde ela lhe conduz. Caso o conduza à miséria foi, com certeza, proveniente do ego.
 
Se o seu amor o leva ao sofrimento, à miséria interior, foi a partir do ego. Se o seu amor conduz você a uma grande bênção e bem-aventurança, provém da natureza. Se a sua amizade, até a sua meditação o conduzir ao sofrimento, à miséria, foi procedente do ego. Se viesse da natureza tudo estaria adequado, tudo seria harmonioso. A natureza é maravilhosa, a natureza é linda, mas você precisa trabalhar nisso.

 
Antes Que Você Possa Perder Seu Ego, Você Precisa Alcançá-lo
 
Pergunta: Osho, Eu sinto que por meio do desenvolvimento de uma atitude de resistência às dificuldades, eu tornei-me muito resignado com a vida. Sinto essa resignação como um peso empurrando-me contra o meu esforço para tornar-me mais vivo na meditação. Será que isto significa que eu teria suprimido o meu ego e que deveria encontrá-lo antes de realmente perdê-lo?

Este é um dos maiores problemas. Isto parecerá muito paradoxal, mas é verdade – antes que você possa perder seu ego, Você deve alcançá-lo. Apenas uma fruta madura cai no chão. Maturidade é tudo. Um ego imaturo não pode ser derrubado, destruído. E se você lutar com um ego imaturo, para destruí-lo, dissolve-lo, todo o seu esforço será um fracasso. Ao invés de destruí-lo você achará que ele está mais reforçado, de novas e sutis maneiras.
 
Isto é algo fundamental a ser entendido – o ego deve chegar ao pico, deve ser forte, ele deve ter atingido uma integridade – só então você pode dissolvê-lo. Um ego fraco não pode ser dissolvido e isto torna-se um problema.
 
No Oriente todas as religiões pregam a ausência do ego. Então, no Oriente todos são contra o ego, desde o início. Em função dessa atitude contrária, “O Ego nunca se torna forte, nunca chega ao ponto de integração, de onde possa ser derrubado. Nunca está maduro. Assim, no Oriente é muito difícil dissolver o Ego, quase impossível.
 
No Ocidente, toda a tradição ocidental de Religião e Psicologia propõe, prega, convence as pessoas a ter egos fortes – porque a menos que você tenha um ego forte, como poderá sobreviver? A vida é uma luta, se você não tiver ego poderá ser destruído. Então quem resistirá? Quem lutará? Quem competirá? E a vida é uma contínua competição. A Psicologia Ocidental diz- atingido o ego, seja forte nele.
 
Mas no Ocidente é muito fácil dissolver o ego. Assim, sempre que um buscador Ocidental atinge um entendimento de que o ego é o problema, ele pode facilmente dissolvê-lo, mais facilmente do que qualquer buscador do Oriente.
 
Este é o paradoxo – no Ocidente o ego é ensinado, no Oriente a ausência do ego é ensinada. Mas no Ocidente é fácil dissolver o ego, no Oriente é muito difícil.
 
Esta será uma tarefa difícil para você, primeiro atingir e, em seguida, perder – porque você só pode perder o que já possui, se você não possui, como pode perder?

 
Com o Ego o Amor é Impossível
 
Quando você está com raiva, na paixão, violento, agressivo, você sente um ego cristalizado dentro de você. Sempre que você está amando, na compaixão a cristalização não está lá. É por isto que não conseguimos amar, porque com o ego, o amor é impossível. É por isto que continuamos a falar tanto sobre o amor e nunca estamos amando.
 
E tudo o que chamamos de amor é, mais ou menos sexo, não é amor, porque você não pode perder seu ego, e o amor não pode existir a menos que o ego desapareça. Amor, meditação, divindade, todos exigem uma coisa – o ego não deve estar lá – É por isto que Jesus está certo ao dizer que Deus é amor, pois ambos fenômenos acontecem apenas quando o ego não está presente.


A Sociedade Precisa de Você Como um Ego
 
A criança nasce com a consciência, mas não com o ego. A criança desenvolve o ego. Conforme ela se torna mais e mais social e relacionada, o ego desenvolve-se. Este ego está apenas na sua periferia, onde Você se relaciona com os outros. – apenas no limite do seu ser, e a consciência é o centro. A criança nasce com a consciência mas não está consciente. Ela é a consciência mas não está consciente de si mesma. A primeira conscientização da criança surge com seu ego. Ela toma conhecimento do seu eu, não da sua consciência. Na realidade ela se torna consciente primeiro do tu, do outro. A criança torna-se consciente de sua mãe. Então, reflexivamente ela se torna consciente de si mesmo. Primeiro ela se torna ciente dos objetos ao seu redor. Então, pouco a pouco ela começa a sentir que é separada. Este sentimento de separação dá-lhe a sensação do ego, e porque a criança primeiro toma consciência do ego, o ego torna-se a cobertura do ser.
 
Então o ego vai crescendo, porque a sociedade precisa de você como um ego, não como uma consciência. A consciência é irrelevante para a sociedade, sua periferia é significativa. E existem muitos problemas. O ego pode ser ensinado, o ego pode ser dócil e o ego pode se forçado a ser obediente. O ego pode ser feito para ajustar-se, mas não a consciência. A consciência não pode ser ensinada, a consciência não pode ser forçada. A consciência é intrinsecamente rebelde. Ela não pode ser feita como uma parte da sociedade.
 
 
Você é Único
 
Todos nós, mesmo um rato, tem seu ego. Todo o mundo mesmo um homem religioso, tem seu ego. Mesmo enquanto declara “ Eu sou apenas o pó embaixo de seus pés” você está agregando ego.
 
O ego e a sociedade devem ser descartados, então você encontrará a individualidade correspondente... um sentimento de exclusividade. Sim, você é único. Todos os demais são únicos. Neste mundo apenas pessoas únicas existem, assim a comparação é estúpida, porque apenas você é como você mesmo. Não há ninguém como você. Então como comparar?
 
 
O Ego é Exploração
 
Existem apenas dois estados de consciência – o estado do ego e o estado do amor. O estado do ego é limitado, na forma de semente, um estado atômico – o amor é todo compaixão, o amor é divino. O centro do ego é o eu, o ego existe por si mesmo. O néctar do amor é o universo. O amor existe para todos.
 
O ego é exploração, o amor é serviço. E o serviço que flui do amor, livremente e espontaneamente é não-violência.


 https://www.osho.com/pt
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário